melhores tenis femininos para corrida

Melhores Tênis Para Corrida Femininos

Encontrar o melhor tênis feminino para correr pode ser tarefa difícil, especialmente se você não sabe o que procurar. Ao contrário do que muitos pensam, tênis de corrida para mulheres são diferentes dos desenhados para homens, e você entenderá agora o que muda.

Houve uma época que as diferenças eram apenas estéticas, isso mudou apenas com a introdução de novas tecnologias, já no século XX. Tênis running foram os que mais sofreram alterações, mesmo à primeira vista parecendo que muda somente o tamanho.

No final desse artigo você encontrará mais informações sobre as principais diferenças nos tênis femininos quando comparados aos masculinos. Por hora, saiba que consideramos essas diferenças para escolher estes como os melhores tênis running feminino.

Independente se quer um tênis para corrida e caminhada, seja na rua ou na esteira. Estes modelos que escolhemos são ideais para ambas atividades, independentemente do terreno. Há opções para quem busca o melhor das melhores marcas, como alternativas mais acessíveis, oferecendo excelente custo benefício (bom e barato).

Melhores Tênis Feminino Para Corrida

Em nossa opinião, estes são os melhores tênis para corrida e caminhada femininos em 2020! Alguns modelos são de 2019, mas a lista será atualizada sempre que houver lançamentos que valem a pena a troca.

1. Nike Air Zoom Pegasus 36

nike pegasus 36
Nike Pegasus 36

O Nike Air Zoom Pegasus é referência em tênis performance, é uma escolha que dificilmente irá se arrepender. Oferece um amortecimento responsivo, com cabedal respirável que torna a corrida bem prazerosa para os seus pés.

Escolhemos esse modelo para o primeiro lugar pelo custo benefício oferecido por ele. Mesmo com preço recomendado de R$ 549, tem ótima durabilidade e conforto. É adequado para quem precisa de amortecimento por conta de problemas ósseos (joelho, coluna) e de ligamentos.

Ver Ofertas

2. adidas UltraBoost

adidas ultra boost 19
Adidas Ultra Boost 19

O adidas Ultra Boost é um modelo premium que não é para todas as mulheres. Além de um excelente tênis para correr e caminhar, é bonito e uma ótima opção para uso casual. Apresenta amortecimento responsivo Boost, sendo extremamente confortável e durável.

Escolhemos o Ultra Boost como melhor tênis da adidas para corrida feminino devido a sua leveza, encalce personalizado, versatilidade e durabilidade. É possível encontrar em diversas opções de cores, e graças ao cabedal em Knit, abraça os pés como uma meia e não esquenta.

Ver Ofertas

3. New Balance FuelCell

New Balance FuelCell
New Balance FuelCell

Os tênis da linha FuelCell da New Balance são excelentes modelos para corrida de rua. Apresentam uma tecnologia que os tornam extremamente leves nos pés, sem perder o amortecimento e responsividade tão necessários durante as corridas.

Escolhemos ele justamente por isso, leveza e absorção de impacto, além de custar relativamente pouco pelo que entrega. Seu cabedal e construção favorecem a flexibilidade, dessa forma, você poderá correr por mais tempo sem sentir desconforto.

Ver Ofertas

4. Asics Gel Shogun

Asics Gel Shogun
Asics Gel Shogun

O Asics Gel Shogun entra na lista como um tênis bom e barato para corrida, oferecendo bom amortecimento e construção. É a opção ideal para quem está iniciando nas corridas, ou quer um tênis polivalente para academia, corrida e caminhada gastando pouco.

Seu preço aliado a qualidade de construção e tecnologia de amortecimento o torna uma ótima escolha visando custo/benefício. Com ele você poderá correr na rua, esteira, treinar musculação na academia com todo conforto e segurança.

Ver Ofertas

5. adidas Astrarun

adidas astrarun
adidas Astrarun

O adidas Astrarun é lançamento da marca para o ano de 2020, e apresenta um design minimalista com espuma Boost. Se gostou do Ultra Boost, mas não quer desembolsar tanto em um tênis, o AstraRun torna-se a opção ideal visando custo benefício.

Ele figura entre os melhores tênis femininos para correr justamente por oferecer leveza, responsividade e amortecimento pela metade do preço do Ultra Boost. Tendo a mesma tecnologia de amortecimento, você pode esperar conforto, estabilidade e durabilidade, e um investimento seguro e confortável.

Ver Ofertas

6. Nike Revolution 5

Nike Revolution 5
Nike Revolution 5

O Nike Revolution 5 é um dos tênis mais vendidos da Nike no Brasil, principalmente para quem busca modelos mais em conta. Apesar do preço baixo, ele oferece excelente qualidade de construção e espuma que amortece e prove responsividade para suas corridas de rua ou pista.

Devido ao excelente custo benefício e durabilidade, está em nossa lista dos melhores. Se você gostou do design, gosta dos tênis Nike e quer pagar no máximo R$ 250 em um tênis, recomendamos esse modelo versátil e flexível (além de corridas é bom para caminhar e treinar na academia).

Ver Ofertas

7. Asics Gel Excite 6

asics excite 6
Asics Gel Excite 6

O Asics Gel Excite 6 é um tênis feminino bom e barato para corridas na esteira ou rua. Apresenta a tecnologia (GEL) na entressola em zonas estratégicas e de maior impacto (calcanhar e plantar), com excelente durabilidade e conforto interno.

É outro modelo que entra em nossa lista devido a oferecer muito por um preço justo. Seu cabedal respirável permite boa entrada de ar, e a espuma interna não esquenta ou aperta os pés.

É o tênis ideal para mulheres iniciantes nas corridas, pois caso não se adapte, poderá usá-lo para caminhar ou uso casual diário (confortável).

Ver Ofertas

8. Mizuno Wave Ultima

Mizuno Wave Ultima 8
Mizuno Wave Ultima

O Mizuno Wave Ultima apresenta o melhor custo benefício da Mizuno em tênis com a placa amortecedora Wave. Seus tênis são conhecidos por oferecerem excelente suporte, estabilidade e conforto durante as corridas, e este não é diferente.

Escolhemos o modelo para representar a marca devido a ser a melhor compra para a brasileira iniciante nas corridas. A marca Mizuno é sinônimo de qualidade e durabilidade.

Esse tênis oferecerá, além disso, conforto para suas corridas em esteira ou na rua, independente da quilometragem.

Ver Ofertas

9. Olympikus Pride 2

Olympikus Pride 2
Olympikus Pride 2

A Olympikus fabrica vários tênis adequados para corredores como informamos na avaliação da marca. Todavia, se houvéssemos que indicar um para compra, seria sem dúvidas o Olympikus Pride 2.

Ele é um dos tênis para maratona mais baratos existentes no Brasil, com excelente custo benefício levando em consideração a performance. Tem bom nível de amortecimento, responsividade e é confortável e durável. Se quer um tênis feminino da Olympikus para corridas e maratonas, o Pride 2 é a escolha certa!

Ver Ofertas

10. Nike Downshifter 9

nike downshifter 9
Nike Downshifter 9

O Nike Downshifter 9 é um tênis running criado especialmente para mercados emergentes, como o Brasil. Ele oferece bom nível de amortecimento responsivo, conforto e respirabilidade, tendo bom espaço interno (não aperta) e várias opções de cores.

Figura em nossa lista por ser versátil, ideal para corridas longas (leve e respirável), caminhadas, uso diário e casual (estiloso). Não é à-toa que é tão vendido e elogiado, pelo preço baixíssimo cobrado, é o tênis mais barato feminino para correr que recomendamos a compra.

Qualquer outro custando menos que este e que seja para corrida (a menos que seja promoção), pode não oferecer tanto conforto quanto amortecimento.

Ver Ofertas

Diferenças nos tênis femininos para corrida

De acordo com o site Livestrong, referência em esportes, há diferenças notáveis nos tênis para corrida feminino quando comparados com os modelos masculinos, e não são apenas as cores e marketing.

Anatomicamente foi observado que mulheres tem os pés mais largos na região dos dedos (antepé) e calcanhar mais estreito. Além disso, mulheres tem a pélvis mais larga que os homens devido a sua capacidade de carregar uma vida em seu ventre, isso altera toda a dinâmica de caminhar e consequentemente, correr.

Então antes de pensar que todos os tênis para corrida são todos iguais, saiba que vão além de “encolha a numeração e ofereça cores femininas”. Mesmo apresentando a mesma nomenclatura de modelo para ambos os gêneros, os tênis femininos apresentam as seguintes mudanças quando comparados aos modelos masculinos:

Largura

Como dito anteriormente, a principal mudança é os tênis femininos terem largura diferente dos modelos masculinos. Os tênis running para mulheres feitos para acomodar os pés anatomicamente mais largos na frente e estreitos na região do calcanhar.

Peso

Devido ao corpo feminino ter em média (15%) menos massa muscular que o masculino por conta do estrogênio, há menor necessidade de absorção de impacto. Com isso, os tênis são criados com materiais mais leves e mais macios que os masculinos.

Além disso, os sulcos no solado são mais profundos nos modelos femininos, isso ajuda na flexibilidade na hora das passadas, principalmente na região da entressola. O resultado disso é uma passada mais natural e confortável.

Ângulo Q

Em resumo, esse ângulo é incidente ao quadríceps com a patela do joelho. Lhe interessa, pois, tem relação direta ao quadril e as lesões consequentes de usar tênis inadequados, principalmente modelos sem suporte adequado.

Por conta do quadril mais largo que dos homens, mulheres apresentam ângulos mais largos, causando tendência a pronação. Esta refere, no que lhe concerne, ao movimento do pé da parte interna e planta dos pés com o calcanhar.

Em ambos os casos de pronação (excessiva/valgo e supinação/varo) há perda na eficiência de absorção de impacto, transferindo a maior parte do peso do seu corpo para áreas que não deveriam receber todo esse peso. O resultado ao longo do tempo é a possibilidade de surgir lesões sérias e dores crônicas.

Isso é resolvido nos tênis femininos adicionando suporte extra, que designers e desenvolvedores das grandes marcas consideram na hora de projetar o modelo específico para o público feminino.

Encalce personalizado

Com tantas variáveis, as fabricantes estão cada vez mais trabalhando para oferecer um encalce quase que personalizado para cada formato de pé. Sabendo que é muito difícil acomodar a todas as necessidades, eles investem em tecnologia de amortecimento adaptável.

Mesmo assim, a Sociedade Ortopédica de Pés e Tornozelos Americana (AOFAS) sugere que mulheres com pés maiores ou mais largos que a forma dos femininos usem tênis masculinos (e vice-versa). Pois, para eles, as diferenças anatômicas podem ser compensadas ao escolher um modelo que calce seus pés perfeitamente.

Comentários finais:

Esperamos que tenha encontrado um bom tênis feminino para correr em 2020, há diversos guias e avaliações de tênis em nosso site. Não deixe de conferir os melhores tênis para corrida (das melhores marcas).

Nesse guia, demos preferência em colocar os tênis com melhor custo benefício, já que os modelos topos de linha dificilmente justificam seu preço por aqui.

Dessa forma, indiferentemente de qual modelo dos 10 acima escolher, fará uma ótima compra e estará pronta para correr, seja na rua, esteira ou pista.

Tênis bons para correr são um pouco mais caros devido a todo cuidado e tecnologias incluídas para resguardar sua saúde. Então nada de comprar tênis de R$ 100 para correr na rua, ok?

E claro, se está começando a correr agora, comece caminhando por 30 minutos até adquirir preparo físico para começar a “trotar”. Depois, concilie caminhada e corrida, trotando por alguns minutos e caminhando os outros equivalentes. Quando estiver com melhor resistência muscular e aeróbica, aí sim deverá começar a correr por mais tempo.

É importantíssimo que você “saiba correr”, é por isso que muitas pessoas se lesionam e botam a culpa no tênis, quando nem o melhor dos tênis pode salvar-te de uma lesão causada por baixa resistência/preparo muscular.

Em caso de dúvidas, consulte com um profissional; educador físico, fisioterapeuta ou médico para que ele formule um plano de corrida adequado para seu nível de atividade.

Nossas matérias têm apenas fins informativos, e não substituem uma consulta com profissionais adequados.

Agradecemos a sua leitura, compartilhe com quem possa estar precisando dessa informação e curta nossa página no Facebook para novidades!