Veja qual o melhor tênis para quem tem joanete (Hallux Valgus ou Sastre) e faça suas atividades sem dores!

Somente quem sofre com joanetes (bunions) conhece a dor. Fazer corrida, caminhada ou até mesmo andar normalmente quando está inflamada torna-se um sacrifício. Mas é possível fazer essas atividades de impacto mesmo com a condição…

Existem tratamentos e órteses que ajudam a amenizar o problema. Porém, a única maneira de se livrar dos joanetes é através de cirurgia com um médico ortopedista. Em alguns casos mais leves, fisioterapia e tratamento com órteses e acessórios fisioterapêuticos.

O que é?

É uma deformidade óssea causada por um desvio lateral nos metatarsos dos pés. Quando aparece no dedão (1º dedo do pé) chama-se halux valgo, e quando é no dedinho (5º dedo) chama-se sastre (ou de alfaiate).

joanete
Fonte: Imagens da internet

Nos casos em que a joanete é hereditária, a cirurgia pode não resolver o problema. Pois, elas podem surgir novamente com o tempo.

Para esses, usar um protetor ou separador de dedos de silicone de qualidade pode ser uma boa maneira para conseguir fazer atividades físicas, e calçar sapatos. Mas não são todos os calcados que oferecem espaço o suficiente para alojar essa protuberância.

Pensando nessas pessoas, procuramos os melhores calçados masculinos e femininos para quem tem joanetes. Seja seu objetivo fazer corrida, caminhada, ou para usar durante o dia (em casa ou no trabalho).

Como escolher um tênis bom para joanete?

Um tênis para joanetes deve ter bastante espaço na região dos dedos, por isso, calçados performance não são recomendados. Para mulheres existem sapatilha que são confortáveis o bastante para amenizar o desconforto e dor.

Os calçados para quem tem joanete que mencionamos abaixo são esportivos. No caso de sapatos sociais, o melhor é utilizar palmilhas de silicone, protetores ou separador de dedos. Já que a maioria dos calçados sociais são feitos de materiais mais rígidos.

Adquira uma órtese de qualidade (como a Hallux Dinamic Orthopauher) e a utilize quando estiver sentindo dores e para prevenir que o caso piore. Alguns gels e pomadas para joanete também ajudam a aliviar a inflamação e reduzir a dor na maioria dos casos.

Melhores Tênis para Joanetes

nike free rn flyknit 2017
O Nike FlyKnit é uma das melhores opções para quem sofre com halux valgo. Único contra é o preço, em torno de R$ 549

Os tênis recomendados para quem sofre com joanetes são os seguintes, sem ordem de preferência:

  • Nike Free RN FlyKnit
  • Skechers GoWalk
  • New Balance 1080
  • Mizuno Wave ProRunner 20
  • Nike Zoom Vomero 14
  • Skechers Go Run
  • Brooks Adrenaline GTS
  • Hoka Clifton 4
  • Asics GT 2000

Esses são alguns dos calçados que irão permitir que você faça exercícios mesmo com joanetes. Porque sim, você pode fazer caminhada, jogar futebol e até correr tendo joanetes.

É uma condição que atinge milhares de brasileiros. Alguns, nem foram diagnosticados com ela, e vivem de acordo com o que a dor permite.

Nike Free RN Flyknit

nike free RN 2018
Na foto Nike Free RN 2018 FlyKnit Masculino

O tênis Nike Free RN Flyknit é bom para joanetes justamente por conta de seu cabedal em tecido elástico que adapta aos pés. Além disso, a ausência de uma estrutura rígida nas laterais ajuda no conforto.

Seu ponto negativo fica por conta do preço, em torno de R$ 549,90. Infelizmente a maioria dos calçados mais confortáveis para correr com joanetes estão nessa faixa de preço.

Skechers GoWalk

skechers go walk feminino
Tênis Skechers GoWalk Feminino

O tênis e slip-on Skechers GoWalk é um dos melhores calçados para caminhada e uso diário para quem fica muito tempo em pé e sofre com joanetes. Sua forma é mais larga que outras marcas, permitindo alívio e menos pressão na região da joanete.

Além disso, oferece excelente nível de conforto devido a palmilha adaptável. É uma opção a ser considerada para quem busca um calçado discreto e confortável.

New Balance 1080v9

new balance 1080
New Balance 1080v9

O tênis New Balance 1080v9 é outra opção para quem deseja correr e tem joanetes. A marca tem forma mais larga, apresentando um produto mais confortável e espaço internamente, livre para movimentar os dedos.

Todavia, sofre da falta de disponibilidade no mercado brasileiro. É um modelo difícil de encontrar em lojas online, e quase impossível de encontrar em lojas. Então caso tenha gostado do modelo, recomendamos que clique no botão abaixo e compre antes que esgote a sua numeração.

Mizuno Wave ProRunner

Mizuno Wave ProRunner
Na foto: Mizuno Wave ProRunner Masculino

A Mizuno apresenta modelos com excelente conforto pois não entrou ainda na onda dos tênis performance mais estreitos. Devido ao material mesh adaptável e forma larga da Mizuno, o Wave ProRunner é outra opção para aliviar as dores da joanete.

Como acontece com outros modelos da Mizuno, tem o preço mais alto que a média. Porém, é um calçado durável e confortável, podendo ser utilizado até para sair e trabalhar.

Nike Vomero 14

nike vomero 14 masculino
Nike Vomero 14 Masculino

O Nike Vomero 14 entra na lista como sendo um tênis robusto de estabilidade e suporte aos pés. Ele adapta um pouco melhor aos pés largos ou joanetes, mas ainda assim é uma opção que deve levar em consideração mudar a amarração.

Seus trunfos são o custo benefício, durabilidade e amortecimento exemplares, sendo um dos melhores tênis da Nike para quem tem joanetes e ainda quer correr.

Brooks Adrenaline GTS

gts18
Na foto: Brooks Adrenaline GTS 18

O Brooks Adrenaline GTS é o tênis mais ergonômico que fora criado esses últimos anos. Por isso, ele não é só recomendado por ortopedistas e fisioterapeutas americanos, como adorado pelos corredores que o usam.

Devido a forma mais larga da Brooks, oferece maior espaço na região dos dedos, não forçando a fábrica contra a joanete. Dessa forma, você terá maior conforto seja para correr, caminhar ou uso diário.

Hoka Clifton 4

Hoka One One Clifton 4
Na foto: Hoka One One Clifton 4 Masculino

O Hoka Clifton 4 apesar de seu desenho flamboyant, é um tênis com excelente amortecimento e conforto para pessoas com pés largos ou chatos. Por isso, é bastante usado por corredores com joanetes, já que oferece ótimo espaço para os dedos.

Caso não se importe em ter tênis que chamem atenção, é uma opção confortável e com o melhor amortecimento de todos os citados aqui. Sua espuma é menos densa, dessa forma oferece maciez sem igual.

Asics GT 2000

gt 2000 v7
Lançado em 2019, o Asics GT2000 V7 está ainda mais confortável e com excelente suporte ao arco dos pés.

O Asics GT 2000 é um dos tênis mais vendidos da Asics no mundo. Já no Brasil o título fica com o Nimbus, o querido da marca. Está na lista devido a sua forma mais larga na parte frontal, dando espaço para os dedos moverem.

Dependendo do grau de joanetes, recomendamos que compre um numero acima do habitual. Seu sistema de amarração é bastante eficaz e seguro, mantendo os pés firmes dentro do tênis mesmo quando há certa folga.

Feminino:

Um tênis adequado feminino para joanete (caminhada, e até corrida dependendo do grau) é o Free RN FlyKnit da Nike (veja detalhes e menor preço aqui). Por usar tecido bastante macio, elástico, e não conter costuras, ele tem amplo espaço na região dos dedos (não aperta a hálux valgo ou sastre). Habilitando seu uso com ou sem meias e protetores de silicone.

tenis joanete feminino nike
Melhor tênis para mulheres que tem joanete e querem fazer atividades físicas normais.

Uma opção barata para quem não quer gastar muito em um calçado ortopédico para joanete, são as sapatilhas gowalk da skechers (confira o menor preço aqui) ou com usaflex. Elas custam metade do preço de sapatos ortopédicos, são bonitas e bastante confortáveis. Pode usa-las para fazer caminhada ou trabalhar em pé sem problemas, mas não são servem para usar em corridas.

Masculino:

Assim como indicamos para mulheres, o Nike Free RN FlyKnit (mais detalhes) é ótimo para homens que sofrem com joanete. Também é elogiado por médicos ortopedistas para quem tem problemas de pisada “torta”, joelhos, fascite plantar, esporão de galo, etc. E devido a sua aparência casual, também pode ser usado no dia a dia (trabalho e em passeios).

Um modelo mais barato é o GoWalk, embora não sirva para corrida. Caso seu objetivo é um tênis de corrida que não irá incomodar seu joanete, opte pelos modelos Nike (Free RN FlyKnit ou Vomero), Skechers GoRun, Mizuno Wave ProRunner.

Vale a pena gastar um pouco mais e ter um produto de qualidade e que oferecerá alívio a sua dor. Você pode também acessar nossa seção de ofertas e promoções e usar cupons para economizar na sua compra.

Nossa opinião:

proteção de silicone
Proteção de silicone para ajustar o dedo para a posição normal e dar alivio.

O que você não pode continuar fazendo é utilizar calçados apertados ou que comprimam os pés, salto alto, e não cuidar. Essa condição tende a piorar caso não faça tratamento adequado. Por isso, caso suspeite de ter (ou já teve diagnóstico) comece o tratamento o quanto antes.

O procedimento cirúrgico só é recomendado em casos de extrema necessidade! Calçados adequados, órteses, palmilhas e acessórios para joanete já são suficientes para aliviar o problema na maioria dos casos.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a escolher o tênis ideal para seus joanetes, e que você possa retomar a sua rotina sem dores. Lembre-se de visitar os produtos que mencionamos aqui e escolha o melhor para você.

A menos que tenhamos dito o contrário, todos eles servem para caminhada, uso no dia-a-dia, corrida e para ir malhar na academia.

Tem joanetes e usa outro calçado que não mencionamos aqui? Deixe nos comentários sua opinião e o modelo e ajude outras pessoas!

Esse artigo te ajudou? Dê sua nota: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,83 de 5)