Qual o melhor tênis para idoso caminhar? Em nossa opinião os 3 melhores são o Mizuno Wave Creation, Adidas Ultraboost e Asics Gel-Kayano. Os 3 tênis com melhor custo-benefício (bom e barato) são o Skechers Ultra Flex, Asics Gel-Excite e Olympikus Ultraleve 175G.

Conforme envelhecemos, cuidar de nossos pés torna-se cada vez mais importante. Tênis confortáveis para idosos são cruciais para manter a saúde dos pés e mobilidade.

Com uma variedade de opções disponíveis, pode ser difícil encontrar o par perfeito que combine conforto, suporte, estabilidade e estilo.

Felizmente, marcas confiáveis como Nike, Adidas, Mizuno, Asics, Skechers, Hoka One One, Brooks, New Balance e Olympikus oferecem calcados variados que atendem as necessidades únicas de conforto de idosos.

Nesse guia iremos explorar as características que fazem os tênis serem confortáveis para idosos e idosas, com foco em particular nos tênis para caminhada.

Esteja você caminhando pelo parque ou cuidando dos seus deveres em casa, encontrará aqui o melhor tênis para te deixar confortável, ativo e seguro.

Os 10 melhores tênis para idoso caminhar:

Ao longo dos anos desenvolvemos condições que comprometem o conforto ao caminhar, como joanete, dedos dos pés em garra, artrose, metatarsalgia (neuroma de Morton), fascite plantar, etc. Estes são apenas alguns dos problemas comuns nos pés de idosos.

Sugerimos calçados que acomodam ou remediam esses problemas para tornar o uso de calçados fechados para caminhar a mais prazerosa e confortável possível.

1. Mizuno Wave Creation 24

Mizuno Wave Creation 24
Mizuno Wave Creation 24

O Mizuno Wave Creation 24 é o tênis esportivo que escolhemos como a melhor opção para idosos. Sua entressola tem espuma equilibrada (Mizuno Enerzy), que aliada com a tecnologia Infinity Wave no calcanhar garante suporte, estabilidade e conforto para idosos.

Além disso, sua forma mais ampla é generosa no espaço para os pés, com espuma interna revestida por tecido macio e gentil a pele mais fina dos pés mais sensíveis dos idosos.

A palmilha é macia e oferece bom suporte ao arco dos pés, com altura do salto ideal para não sobrecarregar a fáscia, calcâneo e dedos dos pés.

O sistema de amarração apesar de ser em cadarços, basta dar laço duplo para não desamarrar. Deixando a amarração mais folgada, sem apertar tanto nos pés, é possível calçar o tênis sem precisar desamarrar.

Na sola a borracha tem padrões que contribuem na aderência, oferecendo mais segurança contra escorregões e evitando acidentes.

2. Adidas Ultraboost

Adidas Ultraboost 23
Adidas Ultraboost 23

O Adidas Ultraboost oferece absorção de impacto responsivo por conta da entressola com tecnologia Boost. Esse amortecimento para idosos é ideal, visto que proporciona conforto e estabilidade.

No cabedal o tecido PrimeKnit é flexível e respirável, abraçando os pés como uma meia. Tem ajuste por meio de cadarços, o que para alguns pode ser um ponto negativo.

Oferece bom suporte ao arco dos pés, adequado para pisadas neutras e supinadas. A base larga oferece estabilidade para caminhar, enquanto a borracha Continental no solado tem ótima tração e aderência.

Recomendamos o Ultraboost se quer um tênis leve e respirável com ótimo suporte e estabilidade para caminhar com conforto.

3. Asics Gel-Kayano 29

Asics Gel Kayano 29
Asics Gel Kayano 29

O Asics Gel-Kayano 29 é uma excelente opção para idosos que precisam de um tênis com suporte e controle de movimento (estabilidade).

Ele preenche todas as características de um tênis ideal para idosos, com tecnologias de amortecimento, estabilidade, suporte e materiais duráveis de excelente qualidade.

Seu cabedal em mesh duplo tem preenchimento de espuma revestido de tecido macio. Além de acomodar pés de anatomias diferentes, não os deixam esquentar por conta da boa respirabilidade.

Na entressola a absorção de impacto fica por conta da espuma FFBlast+ com Asics Gel. Além disso, a tecnologia 3D Space Construction sob o calcanhar dá maior estabilidade, controle e sensação de maciez para idosos com esporão de calcâneo.

A placa de estabilidade LITERUSS reduz o risco de lesões e torções, além de suavizar a marcha de quem tem pés chatos ou pisada pronada.

A palmilha ORTHOLITE X-55 além de macia e oferecer suporte ao arco dos pés, é antimicróbica, evitando odores causados pela proliferação bacteriana.

Recomendamos o Asics Gel-Kayano 29 para idosos com pisada pronada que precisam do máximo de suporte, estabilidade e conforto. Só não fica na primeira posição por ser um tênis de estabilidade para pronadores.

4. Skechers Ultra Flex

Skechers Ultra Flex

O calçado Slip-in Skechers Ultra Flex é outra excelente opção para idosos. Apresenta excelente custo-benefício e calce fácil, ideal para quem problemas motores ou dificuldades para abaixar a cabeça.

Em formato sapatilha, esse calçado tem o calçar facilitado, bastando apenas enfiar o pé e sair andando. O material do cabedal em tecido tem boa respirabilidade, enquanto é internamente acolchoado e confortável.

Utiliza uma palmilha com tecnologia de espuma memory foam (viscoelástica moldada), que adapta com maciez ao arco dos pés de quem calça, sem comprometer o suporte.

Por conta do salto mais discreto, tem excelente estabilidade e contribui para aliviar a tensão nos dedos, fáscia e calcanhares.

O cabedal em tecido que lembra tricô é respirável e mantém os pés secos e frescos. Porém, é mais justo, principalmente nas laterais. Sendo assim, adequado para pés normais, sem problemas anatômicos.

No solado há borracha com tecnologia antiderrapante que garante maior segurança durante suas caminhadas ou uso no dia a dia.

Caso gostou e tem pés largos, com joanetes ou outros problemas, recomendamos que confira o Skechers Go Walk Max, com forma maior (mais espaçoso), todavia, não é antiderrapante como o Ultra Flex.

5. Hoka Bondi 8

Hoka One One Bondi 8
Hoka One One Bondi 8

O Hoka One One Bondi 8 pode ser uma ótima opção para idosos procurando amortecimento excepcional, conforto e suporte. Além disso, tem forma mais larga, que acomoda confortavelmente pés de idosos com problemas ortopédicos.

Ele oferece o máximo de amortecimento, com entressola grossa e tecnologia Meta-Rocker, que promove uma marcha eficiente e suave. Essa abundância de espuma ajuda a diminuir o impacto nas articulações e garante melhor conforto ao caminhar.

O cabedal tem espaço na frente para os dedos moverem livremente, não afunila, nem aperta quem tem joanete ou pés inchados. É feito de tecido respirável que promovem bom fluxo de ar e mantém os pés secos e frescos.

Apesar de aparentar ser robusto e pesado, tem construção em materiais leves. Sendo mais fácil para idosos calcarem e movimentarem sem sentir o peso do calçado nos pés.

Dá suporte e estabilidade para caminhar com segurança nos mais variados terrenos, com base larga que garante uma marcha estável. Isso o torna ideal para idosos que requerem suporte adicional.

No solado a borracha antiderrapante tem boa aderência e evita escorregões e acidentes. Além disso, é durável, sendo um tênis que durará bastante tempo por ser um investimento alto. Sem dúvidas, um dos melhores tênis da Hoka One One.

6. Nike Air Zoom Vomero 16

Nike Air Zoom Vomero 16
Nike Air Zoom Vomero 16

O Nike Air Zoom Vomero 16 é ideal para idosos em busca de suporte, conforto e estabilidade. Escolhemos esse modelo por sua versatilidade e robustez, é um tênis durável e protege bem os pés, além de espaçoso internamente.

Seu amortecimento Air Zoom oferece um caminhar confortável e equilibrado entre conforto e estabilidade. A espuma macia e responsiva oferece boa absorção de impacto, mesmo ao caminhar por longas distâncias.

Com o cabedal em mesh respirável, solado em borracha de qualidade, o Vomero 16 além de manter os pés frescos e secos ainda tem tração confiável em diferentes superfícies e condições climáticas.

A Nike é a marca favorita dos brasileiros e não é por menos, esse calçado é uma ótima opção para idosos em busca de conforto para exercitar ou uso casual. Há várias opções de cores disponíveis, e na numeração padrão já acomoda com conforto a maioria dos pés.

7. Brooks Glycerin

Brooks Glycerin 20
Brooks Glycerin 20

O Brooks Glycerin foi projetado para oferecer conforto e estabilidade excepcionais. Por isso, foi escolhido para representar a marca no nosso guia de tênis confortáveis para idosos. Sendo um dos melhores da Brooks Running.

Com cabedal em tecido respirável não esquenta nos pés. Por isso, esse tênis é ideal para atividades esportivas como caminhadas, academia e até mesmo para usar o dia todo com conforto.

O que gostamos nesse modelo é que oferece uma entressola macia na medida certa, enquanto ainda oferece ótimo suporte aos arcos dos pés. Caso tenha problemas com dores na sola dos pés causadas por esporão de calcâneo ou fascite plantar, é uma opção a considerar.

Na região do colarinho e na lingueta é bem acolchoado, sendo gentil a pele mais sensível dos idosos. Há bastante espaço no cabedal, acomodando pés inchados pela diabete no final do dia.

A palmilha em EVA molda ao formato da sola dos pés, o que torna uma opção interessante para os diversos formatos de arcos de pés. Não causa pontos de pressão na sola dos pés, evitando calos e escoriações.

Na numeração padrão já calça bem, embora possa levar alguns dias para a espuma adaptar a sua pisada. Ainda assim, é um tênis que vale a pena considerar tamanho o conforto, estabilidade e segurança oferecida para idosos em geral.

8. Asics Gel Excite 8

asics gel excite 8 masculino

O Asics Gel-Excite 8 é o mais barato da lista, enquanto mantém um bom nível de conforto, estabilidade e segurança. Caso esteja em busca de um tênis bom e barato para idoso caminhar, esse é a sua opção.

Utiliza na entressola EVA de melhor qualidade, tecnologia chamada de AmpliFoam. Ela tende a ser mais firme, porém, macia o suficiente para não sobrecarregar as articulações. Além disso, o preenchimento Asics Gel em locais estratégicos auxilia na absorção de impacto.

O cabedal em tecido mesh respirável mantém os pés frescos, enquanto há internamente boa quantidade de espuma. Entretanto, não é revestida com tecido dos mais macios, recomendamos usar meias confortáveis, pois com fricção constante, pode causar escoriações.

Na sola há borracha suficiente para evitar acidentes como escorregões, mas recomendamos cautela em pisos lisos e molhados. Visto que com o tempo essa borracha desgasta com maior facilidade, deixando o tênis um pouco escorregadio em pisos encerados e molhados.

Apesar dos contras que mencionamos, ainda é uma ótima opção, visto que em pisos secos ele tem excelente tração e aderência. Além disso, o conforto e espaço interno do cabedal aliado ao ótimo amortecimento, o tornam um excelente custo-benefício.

9. New Balance 880 v12

New Balance 880 v12 preto

O New Balance 880 v12 é um tênis fora do radar que surpreende pelo conforto. Ele oferece tudo que idosos precisam num calçado confortável, cabedal em mesh tipo tricô respirável, amortecimento macio e estável, solado emborrachado com ótima aderência.

Internamente é generosamente acolchoado e revestido com tecido macio, que não põe pressão nos pés. Dessa forma, evita escoriações, calos e bolhas.

O sistema de amarração apesar de usar cadarços, é confiável e fácil de ajustar. A palmilha interna dá ótimo suporte ao arco dos pés, contribuindo para melhor conforto para uso durante o dia todo.

Na numeração já terá sensação de encalce com o máximo de conforto. Caso tenha pés largos, joanetes ou diabete, pode valer a pena pegar um número maior para ter ainda mais espaço no cabedal.

O sistema de amortecimento Fresh Foam X é o mesmo utilizado no 1080v12, o melhor da New Balance, absorve os impactos da marcha enquanto ainda promove sensação de maciez, conforto e estabilidade de excelente qualidade.

No solado a borracha é macia, flexível e silenciosa, mas, além disso, oferece melhor absorção em diferentes terrenos e condições climáticas. Recomendo o New Balance 880 para idosos em busca de um tênis confortável, com tecnologias e qualidade premium.

10. Olympikus Ultraleve 175G

Olympikus Ultraleve 175G

Não poderia ficar de fora de nossa lista uma opção da Olympikus, escolhemos o Ultraleve 175g. Como o nome indica, é um calçado ultra leve com espuma EVA de ótima qualidade que absorve os impactos e promove sensação de conforto ao caminhar.

O cabedal com tecnologia Hypersox, é respirável e elástico, adaptando ao formato dos pés. Além disso, o ajuste é automático, dispensando o sistema de amarração de cadarços para um calce fácil e seguro.

A entressola ELEVA+ oferece equilíbrio entre maciez e estabilidade, com a palmilha oferecendo suporte para o arco dos pés.

Na sola há borracha com padrões que auxiliam na tração e aderência para evitar acidentes como escorregões. Além disso, contribui para maior durabilidade do calçado.

Selecionamos esse calçado para idosos em busca de um tênis confortável, bom, barato e leve para usar no dia a dia. Seu cabedal expansivo adapta as mudanças anatômicas que ocorrem ao longo do dia, abrigando o inchaço natural dos pés no final do dia.

Como escolher um tênis confortável para idosos:

Tênis confortável para idoso com fechamento em velcro

Ao longo dos anos nossos pés passam por mudanças que podem levar a diversas condições dos pés, como artrite, joanete, dedos em martelo e fascite plantar.

Tênis confortáveis para idosos devem endereçar esses problemas enquanto oferece suporte, estabilidade e amortecimento. Vamos explorar as principais características que você deve olhar:

Calçados ortopédicos:

Calçados ortopédicos são projetados para oferecer suporte localizado e aliviar problemas comuns nos pés.

São fabricados com funcionalidades que promovem o alinhamento ideal e reduzem desconfortos.

Suporte ao arco dos pés é imprescindível em tênis ortopédicos, pois ajudam a distribuir o peso de forma igual e reduz a tensão no arco dos pés.

Adicionalmente, espuma na palmilha e entressola oferecem absorção de impacto, minimizando a carga nos pés e articulações.

Os modelos de tênis que mencionamos neste guia, apesar de não serem ortopédicos, são construídos com tecnologias equivalentes que amenizam os problemas encontrados por idosos.

Facilidade ao calçar:

Sistema calce fácil no Olympikus Ultraleve 177g

Para idosos com mobilidade limitada ou dificuldades motoras, é importante considerar a facilidade para calçar.

Calçados com fechamento por elástico ou velcro podem ser convenientes por sua facilidade e simplicidade no ajuste.

As fitas ajustáveis permitem que o calçado seja amarrado ou solto com facilidade, acomodando inclusive pés inchados ou mudanças anatômicas.

De forma similar, tênis com cadarços elásticos ou calce fácil (na foto) eliminam a necessidade de amarrar os sapatos, oferecendo uma experiência mais agradável.

Usaflex, Skechers, Fila e Olympikus são algumas das marcas que oferecem calçados para idosos fáceis de calçar, como sandálias ortopédicas de calce fácil com elásticos e sem cadarços.

Aderência e estabilidade:

Sola do tênis Skechers Go Walk 6

Evitar quedas é essencial para idosos, escolher um tênis com ótima aderência e tração para evitar escorregões e quedas é crucial.

Na foto pode ver em laranja no formato de círculos no tênis Skechers Go Walk 6, que oferecem excelente tração em pisos molhados.

Solados emborrachados oferecem melhor tração e adere a diferentes superfícies, inclusive molhadas, reduzindo o risco de acidentes.

Procure tênis com borracha durável ou materiais antiderrapantes no solado. Adicionalmente, um drop menor no calcanhar contribui para maior estabilidade, ajudando a manter o equilíbrio e reduzindo a tensão nos pés.

Marcas como Hoka One One, Skechers e Brooks são conhecidas por oferecerem opções de tênis para idosos caminhar com propriedades antiderrapantes. Maximizando a segurança sem comprometer o conforto.

Respirabilidade e conforto:

Respirabilidade de um cabedal em knit

O conforto nos pés é aumentado com fluxo de ar e controle de umidade apropriados. Tênis confeccionados com materiais respiráveis como mesh ou knit (tricô), permitem maior ventilação e evitam suor e odor.

Além disso, construção leve agrega ao conforto de modo geral, reduzindo a fadiga pelo uso prolongado do calçado.

Procure por tênis com tecnologias antimicrobiano e com tecido respirável no cabedal que mantém os pés secos e frescos.

Nike, Asics, Adidas entre outras marcas oferecem calçados leves e respiráveis, com tecnologias como a palmilha Ortholite, pensadas em oferecer conforto superior para idosos.

Conclusão, quais os tênis mais confortáveis para idoso?

Considerando os critérios mencionados anteriormente, podemos dizer que os tênis mais confortáveis para idoso nessa lista para uso diário são: Mizuno Wave Creation, Brooks Glycerin, New Balance 880, Olympikus Ultraleve 175g, Hoka Bondi 8, Nike Vomero, Asics Gel-Excite, Skechers Ultra Flex e Go Walk.

Enquanto para uso em atividades esportivas os melhores são: Mizuno Wave Creation, Nike Vomero, Adidas Ultraboost, Brooks Glycerin, New Balance 880 e Hoka Bondi 8.

O que faz um tênis ideal para idoso fazer caminhada?

Idosos caminhando pelo parque

Caminhada é um excelente exercício para a população geriátrica, melhora a saúde cardiovascular, força muscular e sensação de bem-estar.

Para aproveitar os benefícios da caminhada, é importante investir num par de tênis confortáveis, pensando especialmente nas necessidades dos idosos.

Considere as principais características quando for escolher um tênis para idoso caminhar:

Leveza:

Calçados para idosos fazer caminhada devem ser leves para reduzir o esforço nas pernas e nos pés, permitindo movimento sem forçar.

Materiais leves e construídos com tecnologias inovadoras tornam esses tênis uma escolha confortável para caminhadas mais longas.

Nike, Adidas, Skechers, New Balance e Mizuno oferecem uma ampla variedade de tênis leves para caminhada com suporte e amortecimento avançado.

Absorção de impacto e amortecimento:

Caminhar envolve impacto repetitivo sobre os pés e articulações. Busque por calçados para caminhar que ofereçam maior absorção de impacto na região dos calcanhares.

Isso ajudará a reduzir o impacto nas articulações principais, como joelhos, quadril e região lombar da coluna. Não apenas isso, melhorando a sensação de conforto ao caminhar.

A maioria das marcas oferece tênis com amortecimento ideal para absorver impactos de forma equilibrada. Visto que espumas muito macias podem aumentar a pressão na região anterior dos pés, piorando quadros como a metatarsalgia.

Incorporar palmilhas em gel pode melhorar o conforto e aumentar a estabilidade da marcha, reduzindo a pressão nas áreas de maior esforço durante a caminhada e melhorando quadros onde há dores na sola dos pés.

Flexibilidade e amplitude de movimento:

Tênis para caminhar devem oferecer flexibilidade e suporte ao movimento natural dos pés de idosos durante a marcha.

Calçados com solados flexíveis e suporte apropriados ao arco dos pés permitem uma amplitude de movimento suave e confortável. Reduzindo assim, o risco de desconforto ou tensão nos ligamentos.

Mizuno, New Balance, Skechers, Hoka One One e Brooks são algumas marcas conhecidas em oferecer calçados que combinam flexibilidade com suporte e estabilidade excepcionais.

Tração e aderência (antiderrapante):

Estabilidade e tração são características essenciais num tênis para idoso caminhar, especialmente para enfrentar diferentes terrenos e superfícies.

Procure por calçados com sola em borracha de qualidade e padrões projetados especialmente para aderir melhor a pisos secos ou molhados.

Marcas como Asics, Nike, Adidas e New Balance são conhecidas por incorporar em seus calçados borrachas duráveis e com padrões multidirecionais para melhorar a tração e estabilidade, oferecendo segurança a cada passo.

Considerações adicionais:

Em adição as principais características mencionadas acima, há algumas considerações adicionais que podem melhorar a experiência dos idosos durante a caminhada.

Calçados com acolchoamento extra no colarinho (região dos tornozelos) e lingueta, oferecerá suporte e conforto extra ao redor dos tornozelos.

Isso reduzirá o risco de desconforto ou irritações, visto que a pele do idoso é mais sensível e sucessível a escoriações, vermelhidão e calos.

Detalhes reflexivos no tênis são importantes para a segurança de idosos que caminham ao ar livre, principalmente sob condições de luz desfavoráveis.

Conclusão, qual é o melhor tênis para idoso caminhar?

Considerando os critérios mencionados acima, os melhores tênis para idoso caminhar em nossa lista são o Mizuno Wave Creation, Adidas Ultraboost, Hoka Bondi 8, Brooks Glycerin e Asics Gel-Kayano. Eles preenchem a maioria das necessidades especiais que idosos precisam num calçado.

Conclusão e dicas finais:

Casal de idosos caminhando

Escolher o calçado confortável certo para pessoas idosas é essencial para manter a saúde dos pés, mobilidade e bem-estar.

Marcas como Nike, Adidas, New Balance, Skechers, Asics, Olympikus, Hoka One, Mizuno, Fila, oferecem várias opções de calçados adequados para as necessidades únicas da população geriátrica.

Quando procurar por um calçado confortável, considere as características discutidas nesse guia, incluindo suporte ortopédico, facilidade de calçar, sola antiderrapante, respirabilidade, leveza, amortecimento, tração, flexibilidade e considerações extras.

Priorizando essas características e explorando as opções disponíveis no Brasil de marcas com boa reputação, idosos encontrarão o tênis perfeito para acompanhá-los em suas tarefas diárias com conforto, suporte e segurança.

Lembre-se, calçados confortáveis não só fazem sua caminhada e atividades mais prazerosas como contribuem para manter a saúde dos pés em dia e evitar potenciais doenças e outros problemas.

Invista no calçado certo para mais conforto, estabilidade e confiança para aproveitar seus melhores anos com sua família.

Recapitulando…

Como escolher um tênis confortável para idoso fazer caminhada:

Quando for escolher o melhor tênis para idoso caminhar, considere se tem excelente amortecimento e suporte, solado emborrachado para evitar acidentes, cabedal flexível respirável e espaço para os dedos na frente do tênis (toe box).

Além disso, o sistema de amarração deve ser fácil de ajustar e confiável para não desamarrar durante a atividade.

Caso opte por tênis com cadarços por serem mais comuns, recomendamos dar dois laços para garantir que não desamarrem.

Se você tem pés chatos (planos) ou arcos altos (pés cavos), é importante escolher um tênis que dê suporte ao arco dos pés. Melhor se a palmilha for removível, pois, permitirá que use palmilhas ou acessórios ortopédicos.

Em resumo:

  • Saiba qual o propósito do calçado (caminhada, uso em casa, passeio, etc.)
  • Considere as condições dos seus pés (anatomia, doenças, etc.)
  • Experimente presencialmente ou lojas online com boas políticas de troca
  • Não economize, não precisa ser o mais caro, mas pegue o melhor que conseguir pagar
  • Se tem problemas motores, opte por modelos sem cadarços (Slip-On, velcro, etc.)

Outras sugestões de calçados para idoso

Há outros modelos e opções de sapatos para idoso que atendem necessidades únicas e preferências pessoais.

Por exemplo; sapatos largos para idosos com pés inchados, com problemas causados pela diabete, esporão, ortopédico, com velcro, antiderrapante, quentinho (fechado), mais fresco (sandália), etc.

Os calçados que mencionados servem tanto para idoso (masculino) quanto idosa (feminino). Atentamos a isso ao selecionar os tênis em nossa classificação.

Caso queira ver mais opções de sapatos para idoso confortáveis para qualquer ocasião (além de apenas para caminhadas), confira a lista de tênis ortopédicos para idosos recomendados na Amazon e Netshoes.

Não esqueça, caso ainda restem dúvidas sobre qual tênis comprar, peça ajuda a seu podólogo, ortopedista ou fisioterapeuta. Ele(a) terá mais detalhes sobre suas necessidades, anatomia e condições dos seus pés.

Imagens por Freepik, Unsplash.