Está em busca do melhor tênis para caminhada com conforto e leveza? Está no lugar certo! Separamos os tênis mais confortáveis para longas caminhadas das melhores marcas.

Seja para dar uma volta no parque, caminhar pelo bem da sua saúde, usar num trabalho que exige muitos passos diariamente ou horas em pé, aqui você com certeza encontrará todas as informações e tênis que agradará seu gosto (e seu bolso!).

Todos querem um tênis que seja bom para vários usos, aqui encontrará tênis que são bons principalmente para caminhar. Mas alguns são bons tanto para caminhadas quanto corridas, academia, uso casual e trabalho.

Confira também:

Como escolhemos os melhores tênis para fazer caminhada?

Há centenas de marcas de tênis para escolher para andar por aí e manter a saúde em dia. Porém, precisamos apenas de um ou dois pares, não é mesmo? Além de financeiramente inviável, haja tempo para experimentar todos os tênis.

Como avaliamos diversos tênis esportivos e temos opiniões de especialistas e consumidores, podemos citar quais são os tênis mais elogiados para caminhar. Dessa forma, mencionamos aqui os calçados mais vendidos e elogiados para fazer caminhada.

Consideramos os principais critérios na hora de compilar essa lista, conforto, leveza, respirabilidade, suporte, flexibilidade, amortecimento, durabilidade e custo-benefício. Todos são pontos importantíssimos na hora da escolha.

No quesito design, marcas favoritas, cores e gosto em geral, não podemos decidir por você, não é mesmo? Por isso, ao gostar de um modelo, recomendamos que veja as opções de cores clicando nos botões com sua loja preferida.

Como escolher o seu?

Ao escolher um tênis para caminhar, primeiramente você deve considerar a estabilidade, flexibilidade e conforto. Esse é um conjunto de características do calçado que somados darão um norte para sua decisão.

Faz parte do conforto o cabedal, peso, tamanho da forma, amortecimento. No quesito estabilidade deverá notar a estrutura do tênis, solado e entressola. A flexibilidade é como o próprio nome diz, o quão flexível é o tênis, ele dobra no ponto de flexão dos pés?

Ao caminhar seus pés movem naturalmente do calcanhar a ponta dos pés. Por isso, a ponta do tênis deverá ter flexão suficiente para não causar tendinites por esforço. Então confira se o tênis que você escolheu é flexível na biqueira (onde ficam os dedos).

O cabedal é outro ponto importante, visto que deverá acomodar seus pés sem causar desconfortos. Materiais elásticos como tecido em mesh, knit, são melhores que tênis com camurça, couro e outros materiais sintéticos fechados e menos flexíveis.

Na caminhada você não precisa de muito amortecimento, dependendo da altura do solado pode mais prejudicar do que ajudar.

Afinal, não é incomum tênis com entressolas muito altas apresentarem problemas de estabilidade (entorses acidentais) ou causar tropeços. Um drop abaixo de 8 mm é o ideal.

Leveza e respirabilidade é muito bem-vinda. Apesar de terem menos materiais (reduzindo o peso e conforto interno), caminhar com um tênis leve e respirável torna sua caminhada mais agradável, principalmente em dias quentes.

Esses são apenas os pontos principais que você deve saber antes de escolher um dos tênis para caminhar que sugerimos a seguir. Porém, você pode ignorar o que para você não faz diferença e escolher o modelo conforme sua necessidade e gosto.

Os 10 Melhores Tênis Para Caminhada em 2022 Feminino e Masculino

1. New Balance 1080

Tênis New Balance 1080v12 feminino roxo
New Balance 1080v12

O New Balance 1080v12 é um dos tênis mais elogiados por quem já teve o prazer de colocá-lo nos pés. Ele tem tudo que você precisa para caminhar nas nuvens, ao menos é essa sensação principal de quem já caminhou ou correu com ele.

Seu cabedal utiliza o tecido flexível knit, que lembra muito a sensação de calçar uma meia. Dessa forma, não incomoda ou aperta no peito dos pés, ainda oferecendo excelente espaço para os dedinhos mexerem no toebox, inclusive se tiver joanetes.

A entressola aparenta ser espessa e grossa, mas seus pés ficam alojados confortavelmente dentre essa maravilhosa espuma FreshFoam. Ela com a palmilha dão a sensação de estar caminhando nas nuvens, mas sem perder estabilidade.

Como nem tudo é perfeito, é um tênis caro por ser importado e com materiais premium. Felizmente, entra em promoção algumas vezes e caso encontre com um bom desconto e caiba no seu orçamento, poderá ser o tênis que mais usará na sua vida.

2. Asics Gel Nimbus

Asics Gel Nimbus 24
Asics Gel Nimbus 24

O Asics Gel Nimbus é um dos tênis mais vendidos no Brasil devido a seu conforto e versatilidade. Apesar do preço salgado, é um tênis coringa, que você poderá usar para fazer longas caminhadas, corridas, uso casual e para ficar em pé por horas no trabalho sem desconfortos.

Além disso, é um tênis robusto, com durabilidade que excede as expectativas de tênis mais baratos. Por isso, enquanto uns trocam de tênis 3x por ano, quem compra o Nimbus troca anualmente ou até a cada 2 anos. Então ele se paga com a durabilidade.

Seu cabedal utiliza mesh tecnológico com tramas abertas que ajudam a manter os pés frescos. Ainda assim, devido ao ótimo preenchimento de espuma interno, ele esquenta um pouco em dias quentes, mas nada desagradável ao ponto de querer tirá-lo dos pés.

Na entressola há várias tecnologias de amortecimento e estabilidade, garantindo não apenas maciez a cada passo, como suporte e segurança para sua caminhada.

É o tênis que recomendamos para pessoas com sobrepeso, obesas ou com problemas de coluna que querem caminhar com conforto e precisam do máximo de amortecimento. Por conta de sua construção, materiais de qualidade e tecnologias de absorção de impacto, é o tênis ideal para caminhadas longas.

3. Nike Revolution 6

Nike Revolution 6
Nike Revolution 6

Sucesso de vendas no Brasil, o Nike Revolution é um tênis com desenho moderno e com o mesmo conforto e confiabilidade da marca alemã. Com tramas abertas e excelente conforto, a nova versão do Nike Revolution é a preferida de muitos.

Além de ser bom para caminhada e uso casual, é também um bom tênis para corridas leves e curtas. E não apenas isso, caso treine musculação ou dança na academia, ele aceitará esses desafios com maestria.

É atualmente o tênis mais vendido da Nike devido a sua versatilidade e custo benefício. Da lista, não é o mais confortável em questão de amortecimento macio, mas é o com melhor custo benefício para caminhar.

Clique no botão acima para ver mais modelos, cores, ofertas e numerações disponíveis. O mesmo pode ser encontrado também na loja virtual da Centauro, caso tenha esgotado na Netshoes. Houve poucas mudanças entre o Nike Revolution 5 e o 6, então compre o que estiver mais acessível no momento.

4. Adidas Ultra Boost

adidas Ultra Boost Preto
Adidas Ultra Boost 22 LEP

O Adidas Ultra Boost tem algumas características que o tornam o melhor tênis de caminhada para pisada neutra. Sua sola mais ampla permite que os pés movam de forma natural, sem tantas limitações como em tênis de estabilidade.

Seu cabedal utiliza o macio knit respirável, que calça os pés como uma meia e ainda é respirável. Infelizmente é mais justo nos pés, apertando um pouco quem tem pés mais largos, com joanetes ou pés com arcos altos.

A entressola com tecnologia de absorção de impacto BOOST é outro diferencial, com maciez no ponto certo. O resultando é uma caminhada com segurança e conforto, além de suporte para quem passa várias horas em pé no trabalho ou em casa.

5. Nike AirZoom WinFlo 8

Nike Winflo 8
Nike Winflo 8

O sistema de amortecimento Air Zoom no WinFlo é o principal motivo que nos levou a escolhê-lo como o melhor tênis para caminhar até R$ 350. Pois, por conter o sistema AirZoom no calcanhar, faz com que você consiga andar por longas distâncias sem sentir desconfortos.

Outro ponto positivo está no fato de utilizar uma espuma macia, porém, estável. Isso faz com que ele sirva para pessoas com dores nas solas dos pés (como fascite plantar, esporão de calcâneo, etc.) dores de coluna e joelhos.

Se quer um bom tênis para obeso caminhar, ele suportará com maestria o peso corporal. Aliviando o peso adicional nas juntas e promovendo melhor conforto.

Com novo cabedal em tecido resistente e altamente respirável, poderá usar o dia todo sem esquentar os pés ou transpirar. Sua construção interna impede a proliferação bacteriana, evitando também o mau cheiro.

É construído com materiais de qualidade e tem excelente durabilidade. Principalmente se você seguir as instruções de limpeza e cuidados informados na caixa.

Devido a tudo isso, escolhemos o Nike WinFlo como o melhor tênis para caminhadas. Podendo ser utilizado em corridas curtas, caminhadas longas e uso diário (trabalho, faculdade, etc). Caso queira saber mais, confira nossa avaliação do Nike Winflo 8.

6. ASICS Gel KAYANO

Asics Gel Kayano 28
Asics Gel Kayano 28

A linha da Asics Gel Kayano com amplo amortecimento adiciona um pouco de peso ao tênis, porém, não prejudica a performance.

Seu cabedal é um misto de tecido mesh e couro sintético. Ele oferece refrigeração adequada para manter seus pés sempre frescos durante a caminhada.

A palmilha é de espuma moldável, o que torna o ASICS Gel Kayano 28 uma ótima opção para tênis de uso diário, principalmente se você passa muitas horas em pé.

Quanto a durabilidade, ele também não deixa a desejar. A tecnologia AHAR promove não somente longa duração ao solado de borracha, mas também segurança e ótima aderência.

O amortecimento é calibrado, dando liberdade para o movimento natural dos pés. Seu sistema de gel absorve grande parte dos impactos, oferecendo uma transição suave a cada passo.

Seus pontos negativos ficam por conta de seu peso, e suas camadas firmes. Além de claro, o preço alto, todavia, é um tênis muito confortável e durável, que durará vários anos com o devido cuidado.

7. Asics Gel Shogun

Asics Shogun 3
Asics Gel Shogun 3

Para os fãs da marca japonesa, apresentamos o Asics Shogun. É um calçado bom para caminhada, pois oferece boa absorção de impactos em gel na região do calcanhar, tem tecido respirável e preço acessível.

Quanto a durabilidade e confiabilidade não há o que falar. A Asics capricha no acabamento de seus produtos, o que os tornam bastante duráveis mesmo sendo tênis de entrada. O que torna o Shogun um excelente custo benefício.

8. ASICS GT-1000

asics gt 1000 9
Asics GT 1000 v9

Temos outra opção da Asics nesse ranking, e o motivo é o mesmo, conforto e estabilidade. Esse tênis é mais leve, sem perder o bom amortecimento. É tênis com o melhor custo benefício da Asics para caminhar.

O Asics GT-1000 está ganhando momentum quando o assunto é conforto e eficácia para quem o calça. É um tênis para pisada pronada que oferece amortecimento responsivo, que adapta ao seu estilo. Tem um desenho único que atrai olhares de aprovação.

O cabedal usa tecidos (mesh) de alta qualidade e promove uma cobertura segura e confortável.

Seu revestimento interno contém propriedades antimicrobianas e alta respirabilidade, aumentando o conforto e mantendo seus pés sempre frescos, sem umidade.

A tecnologia empregada nesse modelo faz toda a diferença na sua caminhada. O I.G.S, segue os movimentos naturais dos seus pés, o que resulta num caminhar mais leve, natural e livre de dores.

Seu solado é uma fusão dos materiais GEL e EVA, que não somente provê excelente amortecimento, como também alta durabilidade e aderência.

Trata-se de um tênis com ótimo custo benefício. Embora suas opções cores sejam vívidas, pode ser também usado no dia-a-dia.

9. Asics Gel Nagoya

Asics Gel Nagoya 3
Na foto: Asics Gel Nagoya 3 feminino, mas há mais opções de cores.

O Asics Gel Nagoya foi uma grande surpresa em nossos testes. Seu custo benefício é excelente, pois apresenta ótima construção e conforto.

Utiliza em sua entressola espuma EVA com Asics GEL injetado nas áreas onde há maior impacto. Dessa forma, oferece ótimo nível de amortecimento para suas caminhadas e até corridas.

Seu cabedal em tecido mesh com tramas abertas é respirável, e não aperta nos pés. Sobreposições em material sintético ajudam a dar mais segurança e estabilidade, além de contribuir para maior durabilidade.

Com forma em tamanho padrão, pode comprar na sua numeração normal. A menos que tenha pés mais largos ou prefira que o tênis fique mais solto nos pés. Isso é útil caso trabalhe ou fique muito tempo em pé.

O ponto negativo em nossa opinião fica na palmilha que é um pouco áspera e esquenta ao longo do tempo. Felizmente é removível, e caso tenha fascite, pode usar uma palmilha em gel.

Recomendamos o Asics Gel Nagoya para caminhadas, uso casual, corridas e treinos na academia. Além de bonito, é confortável e resistente, vale a pena considerar caso queira economizar e comprar em oferta.

10. Adidas Duramo

adidas Duramo SL
adidas Duramo SL

O adidas Duramo é um dos melhores custo benefício da Adidas. Mas quando se tem irmãos maiores como o Ultraboost e o Supernova, fica difícil ser notado.

Com conforto em mente, esse tênis tem construção leve. Seu cabedal é feito de uma mistura de mesh e material têxtil, que varia de acordo com a cor escolhida.

Bastante comum nos Estados Unidos como um tênis casual, para o dia a dia. Ele foi inspirado em atletas modernos, que querem estar sempre prontos para um novo desafio. Por isso, é uma boa opção para outras atividades além da caminhada, como academia, jogging e uso cotidiano.

É recomendado inclusive para pessoas com sobrepeso ou obesos. Já que é difícil encontrar um tênis que dê amortecimento para pessoas acima dos 140kg.

Se você preza pelo conforto, o CF Duramo é uma opção a se considerar na hora da compra. Não apenas te fará querer caminhar (devido a seu conforto extremo), como também irá ser uma opção para usar no trabalho ou passeios.

Melhor tênis para idoso caminhar

O tênis ideal para idoso caminhar deve oferecer o máximo de conforto e não pode apertar os pés. Afinal, a pele está mais sensível e a possibilidade de causar escoriações, bolhas e calos são maiores.

Além disso, amortecimento suave é fundamental e não deve ser desconsiderado. Visto que as articulações tendem a perder grande parte do “amortecimento natural” oferecido pelas cartilagens articulares e lubrificação dos líquidos sinoviais.

Os tênis que recomendamos para idoso fazer caminhadas dessa lista são os seguintes:

  1. Mizuno Wave Sky
  2. Asics Kayano
  3. Nike WinFlo
  4. Asics GT1000
  5. New Balance 1080

Confira outras opções de tênis caso sofra com problemas de coluna, artrose e dores no joelho, joanetes, esporão ou dor na sola do pé.

Tênis para caminhada de promoção

Confira nossa pagina de ofertas e descontos, onde irá encontrar cupons de lojas conceituadas e confiáveis.

Ou, caso esteja com pressa e deseja ver quais tênis de caminhada estão de promoção, visite-os diretamente já com nosso desconto incluso: Netshoes, Centauro e Zattini.

Então, qual a melhor marca? É a que adaptar melhor a estrutura óssea do seu pé, oferecendo estabilidade, conforto e segurança. As opções seguintes atendem todos esses pré-requisitos!

5 Tênis mais confortáveis para caminhadas longas:

Estes são alguns dos tênis confortáveis para caminhadas longas. Há modelos feminino e masculino de cada um, portanto, recomendamos que clique no tênis abaixo para ver mais cores e numerações disponíveis.

  1. Mizuno Wave Sky
  2. Asics Gel Kayano
  3. New Balance 1080
  4. Asics Gel Nimbus
  5. Nike Zoom Vomero

Caso vá fazer trilhas/trekking, confira os melhores tênis para trilhas e trekking em nossa outra matéria.

Qual a diferença entre o tênis para caminhada e corrida?

A principal diferença entre o tênis para caminhada e de corrida, é que os para correr são mais firmes, enquanto para caminhar mais macios e flexíveis. A entressola dos tênis para corrida são mais altas, para as necessidades de amortecimento maiores da corrida.

Posso usar o mesmo tênis de caminhar para correr?

Depende. Um tênis para corrida pode ser bom para caminhar, mas um para caminhada pode não ser bom para correr. Elaborando, alguns tênis oferecem amortecimento adequado para caminhar, mas na corrida é insuficiente.

Podemos citar, por exemplo, o Olympikus Ultraleve, um tênis leve, confortável e excelente para caminhada, mas que não é bom para correr.

Ao caminhar, você sempre terá um pé no chão dando suporte ao peso do corpo, enquanto durante a corrida haverá momentos que ambos estão no ar, e, ao tocar o solo, o amortecedor do tênis pode ser insuficiente para suportar a carga de até 3x seu peso corporal.

Por exemplo; se você pesa 80 kg e está caminhando, uma das pernas sustentará seus 80 kg a cada passo. Entretanto, ao correr, a cada passada uma das pernas receberá uma carga equivalente entre 200 até 240 kg (2.5/3 x 80 kg).

Qual o tênis mais confortável do mundo para caminhar?

O tênis mais confortável do mundo para caminhar é aquele que você ache o melhor tênis do mundo. Há diversos modelos e marcas que agradam uns, mas não outros, experimente os principais da nossa lista em uma loja física e descubra qual é o seu favorito.

Porém, como temos que dar uma resposta, em nossa opinião, esse tênis seria o New Balance 1080. Um tênis que além de excelente para corrida, surpreende bastante no conforto ao caminhar, leve, macio e respirável.

Posso fazer caminhada com qualquer tênis?

Caminhada é uma atividade muito acessível e não exige muito do seu tênis. Então, é possível que você possa fazer caminhada com qualquer tênis que dê suporte, flexibilidade e estabilidade para você andar com segurança e conforto.

Posso fazer caminhada com tênis All Star?

O tênis Chuck Taylor Converse All-Star são bons para uso casual e andar pequenas distâncias. Não é ideal caminhar por muito tempo com eles, visto que não há suporte e amortecimento.

Ao praticar caminhadas diariamente com All Star, a longo prazo você pode desenvolver fascite plantar. Uma condição causada pela inflamação da fáscia, um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.

Posso caminhar com tênis Vans?

Os tênis Vans são um pouco mais confortáveis e oferecem melhor suporte que o Converse All Star. Segundo a fabricante, você poderá usar teu Vans todos os dias, inclusive para caminhadas.

Todavia, recomendamos que utilize um tênis adequado para caminhadas, visto que esses são para uso casual e não esportivo. Há várias opções de tênis para andar com conforto e até mais baratos que os Vans.

Posso caminhar com sapatilha?

As sapatilhas anatômicas e ortopédicas como as mencionadas aqui você pode caminhar sem problemas. Porém, as sapatilhas casuais que não oferecem conforto ou suporte não devem ser usadas para fazer longas caminhadas.

Dá para fazer caminhada de chinelo?

Ao fazer caminhada com chinelos, você forçará (mesmo que sem notar) tendões do dedão para segurá-los. Isso fará com que ao final da caminhada (ou do dia) você sinta dor nos dedos ou até mesmo na planta dos pés (fáscia).

Além de causar tendinite e fascite plantar pela falta de suporte, ainda pesa contra a falta de amortecimento e proteção aos pés. Por isso, não é aconselhável fazer caminhada por mais de 15 minutos de chinelo.

Posso fazer caminhada com rasteirinha?

Não é recomendado fazer caminhadas por mais de 15 minutos com sandália rasteirinha. Pois, devido à ausência de suporte aos pés e amortecimento, aumenta as chances de lesão na fáscia plantar e tendões a longo prazo.

É comum em mulheres que usam rasteirinha sentirem dores nos pés ao caminhar por longos períodos usando rasteirinha. Já que naturalmente forçará os tendões durante a caminhada, principalmente as rasteirinhas de dedo.

Como saber se o tênis é bom para caminhada?

Ao colocar o tênis nos pés, você deverá sentir que há espaço suficiente no cabedal para mover seus dedos no toebox (biqueira). Não deve apertar as laterais dos seus pés, nem o peito dos pés. Além disso, o tecido deverá ser leve e com boa respirabilidade.

Na entressola, parte responsável pelo amortecimento, a espuma deverá ser macia, mas não instável. Deverá sentir que os pés estão acolchoados pela palmilha e entressola, mas ainda estáveis para não forçar os tendões.

O colarinho onde ficam os tornozelos deverá ter tecido e acolchoamento macio, para não irritar o tendão de Aquiles. Os calcanhares devem ficar alojados de forma segura no contraforte, sem passar sensação de que está ‘saindo dos pés’.

Qual o melhor tênis para caminhadas longas?

Se você quer andar longas distâncias, o melhor deverá ter ótima absorção de impacto (amortecedor), cabedal respirável para não esquentar seus pés e palmilha que dê suporte ao arco dos seus pés.

Além disso, recomendamos que você escolha um tênis que não fique justo nos pés. Já que o pé tende a inchar quando ficamos muito tempo em pé, principalmente caminhando. Escolhendo um tênis justo, poderá sentir desconforto e até surgir bolhas/calos no final do dia.

Recomendamos o Nike Zoom Vomero, Asics Gel Nimbus, Mizuno Wave Sky, New Balance 1080 e Adidas Ultra Boost. Todos preenchem os requisitos que mencionamos importantes anteriormente.

Qual o tênis mais leve para caminhada?

Consideramos um tênis leve para caminhar aqueles que pesam menos de 210g. Nessa lista recomendamos como tênis leve e confortável para caminhar o Olympikus Ultraleve, pesando menos de 200g e com preço acessível a todos.

Qual a vida útil de um tênis de caminhada?

Um tênis com sola toda em borracha de qualidade pode durar até 800 km, ou em torno de 6 meses com uso diário andando 5 km, 7 dias por semana.

Se você caminha em média 5 km por dia, todos os dias, 7 dias x 5 km = 35 km por semana, ou, 140 km por mês. Dividindo 800 km por 140 e arredondando para cima, temos 6 meses.

Dessa forma, um tênis de qualidade para caminhar deverá ser trocado a cada 6 meses por desgaste, seja na entressola ou solado. Faça o cálculo com sua rotina de treino, com a seguinte fórmula:

Quantos dias na semana você caminha (MULTIPLICADO) a distância média percorrida diariamente com o tênis (MULTIPLICADO) 4, depois divide 800 km pelo resultado. Outro exemplo:

  • 5 (dias na semana) x 5 km = 25 km por semana
  • 25 km x 4 (número de semanas no mês) = 100 km por mês
  • 800 km divididos por 100 km caminhados por mês (800/100) = 8 (meses)

É claro que não tem como quantificar exatamente quanto tempo durará, visto que há muitas variáveis, como ele rasgar ou descosturar antes do solado gastar. Porém, você terá uma noção de quanto em quanto tempo poderá trocar seu tênis por um novo par.

Qual o tamanho ideal?

O tamanho ideal é que ao calçar você sinta que o cabedal envolve os pés, sem apertar. Com espaço para os dedos moverem na ponta do tênis (sobrando de 0,5 a 1,5 cm). Por isso, recomendamos comprar 1 número maior ao seu tênis casual.

Qual meia usar para fazer caminhadas?

Recomendamos que você utilize uma meia fina de fibras naturais e cano médio. Dê preferência marcas como adidas, Nike, Lupo, Olympikus, Mizuno, Puma, etc. Elas têm materiais macios, respiráveis e melhor qualidade, sendo confortáveis e mais duráveis.

Meias soquete, sapatilha ou cano baixo pode não proteger o tendão de Aquiles. Isso aumenta as chances de surgirem bolhas e calos com a fricção constante do material do colarinho do tênis com o calcanhar/Aquiles.

Qual a melhor marca?

melhor marca de tênis para caminhada

As melhores marcas de tênis para caminhadas são Nike, adidas, Asics, Olympikus, Mizuno, New Balance, Brooks, Fila, On Running, etc. Todavia, o modelo do tênis é mais importante do que a marca.

Afinal, a questão que você deveria estar perguntando é, qual tênis para caminhar protege seus pés de bolhas, escoriações e é confortável para longas caminhadas?

Quando estiver procurando um bom tênis para caminhar, pouco importa a marca. Sim, existem marcas que são famosas e mais duráveis, mas não deve ser o único fator para escolher um tênis para uso diário.

Um tênis ideal para caminhar deve ser leve, resistente, prover boa absorção de impacto, além de um bom custo benefício.

Como um tênis é construído muda a forma como ele calça e se comporta aos seus pés. Pensando isso, você deve conhecer as partes básicas que fazem um bom tênis para caminhar.

Então, poderá separar ele por marcas e estilos que mais te agradam. Vejamos o que devemos considerar nesses tênis agora.

O que olhar na hora da compra?

Na hora de escolher um tênis confortável para caminhadas, é importante lembrar o que o conforto é o mais importante. Aqui estão algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o melhor.

  • Contraforte: Funciona como uma proteção para a região do tendão de Aquiles, mantendo os calcanhares firmes e seguros. É importante para reduzir o estresse no tendão e prevenir torções. Opte por conforto.
  • Colar: É a região onde fica seu tornozelo, deve ter o corte que permita que seu tornozelo não fique esfregando na espuma. Geralmente é acolchoada e ajuda na fixação dos pés. Opte por estabilidade.
  • Cabedal: Procure por tênis com tramas abertas, pois estes oferecem melhor ventilação e evitará que seus pés se aqueçam e transpirem durante a caminhada. Caso tenha joanetes, problemas com unhas encravadas, etc., escolha um com tecido macio e sem materiais sintéticos rígidos. Opte por modelos com cabedais respiráveis.
  • Palmilha: Geralmente um dos itens que são menosprezados, tem efeito direto no amortecimento de impacto e segurança. Uma palmilha de qualidade irá adicionar mais conforto e prevenir que seus pés escorreguem dentro do tênis durante a sua caminhada. Opte por palmilhas macias e com suporte ao arco dos pés.
  • Entressola: Pode ser em gel, espuma EVA ou AR, esses materiais ficam responsáveis por absorver a maioria do impacto. Alguns também tem tecnologias responsivas que facilitam a passada. Opte por amortecimento médio como os de Gel ou EVA (nem macio, nem duro demais).
  • Solado: Responsáveis pela tração e durabilidade da entressola. Um bom tênis tem ranhuras sendo feito com material de qualidade. Estes permitem que o calçado não escorregue em terrenos úmidos, e evita o desgaste prematuro da entressola. Opte por borracha macia, mesmo que sacrifique a durabilidade.
  • Caixa dos dedos: Lugar onde ficam os dedos, deve ser espaçoso o suficiente para você conseguir mexer os dedos. Mas não grande o suficiente que os deixam sem suporte. Opte por maior espaço na biqueira.

Importante: Nem todos os tênis tem amortecimento em gel, porém vários podem ter algum tipo de tecnologia anti-impacto e de estabilidade que o substitui.

Benefícios da Caminhada para Saúde

Diminua a gordura visceral, aumente os benefícios para sua saúde. Caminhar não é apenas a atividade mais comum, é atualmente a atividade mais recomendada para sedentários que querem iniciar um esporte.

Uma das partes mais difíceis é começar, por isso, comprar um bom tênis para caminhar pode ser o estímulo necessário para começar sua nova rotina saudável.

Pensando nisso, os tênis que recomendamos nesse guia tem como principal função oferecer amortecimento e conforto para você caminhar sem desanimar por conta de dores ou desconfortos.

Ao menos, 30 minutos diariamente já serão suficientes para você notar os seguintes benefícios da caminhada na sua vida e saúde.

  • Queima mais gordura que corrida,
  • Aumenta a produção de endorfinas,
  • Diminui as chances de glaucoma,
  • Aumenta a massa óssea,
  • Fortalece a musculatura das pernas,
  • Trabalha os músculos dos braços e ombros,
  • Ajuda no equilíbrio evitando quedas,
  • Aumenta a saúde cardíaca (melhora o ritmo dos batimentos e a circulação),
  • Diminui o colesterol ruim (LDL) e Diabetes
  • Beneficia a saúde cerebral (ajuda no combate a Alzheimer)
  • Ajuda no combate a ansiedade e depressão
  • Melhora a qualidade de sono
  • e muito mais!

Conclusão:

Não se esqueça de consultar com um médico de confiança caso esteja iniciando suas atividades agora. Comece devagar, hidrate-se bem, e alimente-se adequadamente.

E lembre-se, com um tênis confortável para caminhar, deve-se também usar roupas largas que permitam o corpo movimentar livremente. Esperamos que esse guia tenha lhe ajudado!