tênis com drop baixo

Os 7 Melhores Tênis com Drop Baixo

Conheça nesse artigo os melhores tênis com drop baixo para corrida em 2020 no Brasil. Apesar da queda de popularidade dos tênis minimalistas, ainda há algumas fabricantes produzindo e vendendo tênis com drop entre 0 e 6mm.

No Brasil, algumas marcas abandonaram os modelos minimalistas devido ao baixo número de vendas. Hoje é dificílimo encontrar modelos com drop baixo de marcas como Hoka One, 361º e Brooks.

Pensando em ajudar ao máximo os leitores de nosso blog, decidimos procurar quais são os melhores tênis com drop de 0mm, 4mm e 6mm ainda à venda no Brasil.

Atualmente, apenas a Saucony (voltou!!!), New Balance e Nike estão oficialmente vendendo diferentes tênis minimalistas no país, por isso há mais calçados da marca na lista.

Saucony Kinvara 10 – 4mm

Saucony Kinvara 10
Saucony Kinvara 10

Os tênis Saucony são conhecidos por terem drop baixo, em sua maioria por volta de 4 mm. Dos vendidos no Brasil, o Kinvara 10 é o com melhor custo benefício em 2020.

O modelo utiliza entressola com tecnologia EVERUN, oferecendo absorção de impacto, mas ainda não perdendo a sensação de sentir a rua/estrada sob seus pés.

Comparado a outros tênis, as tecnologias da Saucony fazem com que a temperatura do pavimento não seja transferido para o interior do tênis. Seu cabedal em mesh tecnológico com tramas bem abertas permite ótimo fluxo de ar no interior.

Dessa forma, você poderá correr com mais conforto, sem esquentar ou pés (hotspots). Corredores com pés largos irão amar a marca, pois ela tem a forma mais larga e flexível para a movimentação natural dos dedos.

Quem gosta de tênis com drop baixo, e corre com um Saucony, dificilmente irá voltar a usar as marcas tradicionais. Experimente e realmente se surpreenda!

New Balance FuelCell Propel – 6mm

new balance fuelcell propel
New Balance FuelCell Propel feminino

O New Balance FuelCell Propel tem como principal característica a propulsão durante sua corrida. Com 6mm de drop, ele oferece ótima experiência para corredores que querem experimentar uma corrida mais livre, mas não está pronto(a) para correr com um tênis mais plano.

Seu sistema de amortecimento responsivo é bastante elogiado pelos corredores, promovendo desempenho solido e divertido ao longo de toda corrida. O modelo é leve, com tecido respirável e tem boa durabilidade.

No começo pode parecer apertado em quem tem pés largos, mas após laceamento terá bom nível de conforto (forma padrão). Todavia, alguns corredores reclamam da sobreposição na região do toebox (dedos), que pode causar desconforto.

New Balance Fresh Foam More – 4mm

New Balance Fresh Foam More
New Balance Fresh Foam More Masculino

O New Balance Fresh Foam More oferece experiencia similar ao Hoka One Clifton, com exceção de não apertar seus dedos nas laterais. Apesar de parecer ter entressola grossa, seus pés mergulham dentro do tênis, oferecendo excelente amortecimento.

Alguns podem dizer que vai contra o princípio da experiência de “correr descalço”, mas para muitos corredores, esse é o tênis de 4mm ideal para provas mais longas e maratonas. Principalmente se você for um corredor mais pesado, já que o Fresh Foam é mais firme que o FuelCell.

É um tênis que proporciona ritmos mais rápidos, não obstante, seu conforto é tão elogiado. É um modelo leve, bem mais flexível que outros da New Balance, o que torna sua corrida uma experiência de “correr nas nuvens”.

Saucony Freedom ISO 2 – 4mm

saucony freedom iso 2
Saucony Freedom ISO 2

O Saucony Freedom ISO 2 é um dos tênis minimalistas mais confortáveis atualmente. Infelizmente o modelo deixou de ser vendido por aqui, mas ainda é possível encontrar alguns modelos em oferta em numerações menos populares.

Com drop de 4mm e excelente responsividade, o modelo se destaca pelo conforto e leveza. É bastante usado por corredores de longas distâncias e maratonas, e muitos citam que conseguem correr até o final da prova sem sentir qualquer desconforto ou peso.

A tecnologia do cabedal ISOFit é o motivo de tamanho conforto, oferecendo encalce personalizado (justo) e seguro. A entressola EVERUN combina retorno de energia com absorção de impacto.

Ele tem a forma mais larga que a versão anterior (ISO1). Não se sabe se seu sucessor (Saucony Freedom ISO 3) será vendido por aqui, mas enquanto isso, o ISO 2 é mais que suficiente. Aos que buscam uma sensação de corrida minimalista, mas não renuncia suporte e responsividade, o ISO é ideal.

Nike Free Run 5.0 – 6mm

nike free run 5.0
Nike Free Run 5.0 masculino

A linha Free da Nike é voltada para a leveza e sensação de liberdade, mas o Nike Free Run 5.0 é ideal para minimalistas. Criado para oferecer o máximo de flexibilidade, esse calçado tem apenas 6 mm de drop.

O objetivo foi oferecer algo parecido com a experiência de correr descalço, e conseguiram isso de forma magistral. Obviamente não é a mesma sensação, mas é perfeito para correr livre, leve e solto. Adicionando um certo grau de amortecimento, proteção e suporte.

Sua forma é mais estreita, e o cabedal bastante justo, apertando principalmente no mediopé. Devido a isso, consideramos o mesmo inadequado para iniciantes ou pessoas com pés largos. Comprar 2 números acima é recomendado nesses casos (se realmente quiser arriscar).

Ao contrário do New Balance e Saucony, você dificilmente conseguirá correr longas distâncias com ele, pois não oferece bom suporte. Todavia, é uma ótima escolha de tênis Nike com drop baixo para corridas curtas (até 10 km), treinos diários ou de velocidade.

Concluindo, o Nike Free Run 5.0 é atualmente o melhor tênis minimalista da marca à venda no Brasil. Infelizmente não é para todos, mas aos que gostam de tênis justo, seu cabedal e entressola são bastante flexíveis. Resultando em grande liberdade para movimentação natural dos pés.

New Balance Fresh Foam Vongo v4 – 4mm

New Balance Fresh Foam Vongo v4
New Balance Fresh Foam Vongo v4 masculino

O tênis New Balance Fresh Foam Vongo v4 é a escolha ideal para corredores minimalistas que precisam de um tênis de estabilidade. Robusto e com a elogiada tecnologia amortecedora Fresh Foam, oferece transições fluídas, com ótima absorção de impacto e propulsão.

Nos pés, a sensação é de conforto e encalce personalizado, seu cabedal é bem flexível, alojando até pés largos e/ou com joanetes. Seu amortecimento equilibrado auxilia no combate a dores nas costas e joelhos, mas o calcanhar não fica muito seguro em pisadas neutras.

Com 4 mm de drop, é a altura perfeita para a maioria dos corredores que preferem drop baixo. Devido a sua estrutura e nível de conforto, pode ser o tênis ideal para quem quer experimentar tênis de performance mais planos.

Seu preço de lançamento (R$ 799) é um dos pontos negativos, afastando muitos corredores. Todavia, o Vongo V4 tem se mostrado um tênis bastante robusto e durável, justificando o preço no conforto e durabilidade.

Em resumo, o New Balance Fresh Foam Vongo v4 é o tênis com drop baixo que recomendamos para pisada pronada. Está disponível de forma oficial no Brasil, com numerações masculino e feminino, e várias opções de cores.

Altra Escalante Racer 19 – 0mm

altra escalante 19
Altra Escalante Racer 19

A Altra é especialista na fabricação de tênis de performance e minimalistas. O modelo mais elogiado é o Altra Escalante Racer 19, que não é vendido no Brasil. Na verdade, ainda não são vendidos de forma oficial no país, mas não poderíamos deixá-lo de fora da lista.

Se você é sério sobre ter um tênis com drop baixo e vai muito para os Estados Unidos, na sua próxima viagem não esqueça de comprar (ou experimentar) esse modelo. O Escalante Racer é o mais escasso da linha, e o mais caro também.

O motivo é simples, ele utiliza materiais leves e tem estrutura flexível, a combinação perfeita para máximo desempenho e confiabilidade. Todavia, não é um tênis que oferece muita absorção de impacto ou suporte, seu foco são treinos de velocidade e provas.

Em resumo, esse tênis é para pessoas que querem uma experiência de correr descalço, é basicamente reto (0 mm de drop). O encalce é o que se espera da numeração (americana), requere que você experimente para não errar no tamanho.

Perguntas comuns sobre o drop do tênis:

O que é heel-to-toe drop?

De forma resumida, o drop do tênis se refere a diferença em milímetros entre a altura da entressola de um tênis do calcanhar a ponta dos pés. Por exemplo, num tênis com 8mm de drop (comum), o calcanhar ficará 8 mm mais alto que a região dos dedos.

Por que existe essa diferença de altura entre o calcanhar e dedos (drop)?

No início, não havia diferenciação de altura nos tênis para corrida, sendo a maioria, planos. Isso apenas mudou quando a corrida se tornou uma prática popular, em torno de 1970.

Para tornar a corrida mais confortável para corredores iniciantes, começaram a desenvolver entressolas maiores. Isso contribuiu tanto para reduzir o estresse na musculatura da panturrilha, quanto no tendão de Aquiles.

Desde então, a maioria dos tênis para corridas atuais tem drop entre 8mm e 12mm, com alguns da categoria de amortecimento chegando a 16mm ou mais.

Após o movimento incitado pelo livro “Born to Run”, pessoas começaram a se interessar pela corrida minimalista, ou “barefoot running”.

Assim, fabricantes como Hoka One, Saucony, Merrell e Altra desenvolveram tênis minimalistas com 0mm a 4mm de drop para atender a nova demanda dos runners.

No Brasil, a moda não pegou tanto quanto no exterior, e algumas dessas marcas até tentaram vender tênis minimalistas por aqui, mas sumiram após alguns anos.

Hoje, dificilmente encontra-se tênis Hoka One ou Saucony, enquanto marcas como Merrell e Altra nem se aventuraram por aqui.

Atualmente somente a New Balance e Nike ainda oferecem modelos com drop baixo.

Drop faz diferença na corrida?

Drop não afeta diretamente a sua performance na corrida, apenas o conforto e risco de lesões (como verá mais abaixo) são influenciados por ele.

Um drop baixo ou alto não irá ajudar a correr melhor, a menos que seja sua preferência pessoal um ou outro. Há corredores que só correm com tênis minimalistas, enquanto outros preferem os com drop médio a alto.

Altura do tênis (drop) influencia na corrida e lesões?

Foi publicado um estudo com 553 corredores no The American Journal of Sports Medicine. Nele, testaram qual o efeito do drop (salto do tênis) na corrida, se influenciava na prevenção ou causa de lesões.

Alguns correram com tênis minimalistas, com drop baixo entre 0mm e 6mm, enquanto o restante usou modelos populares com drop de 10mm.

Ao longo de 6 meses os corredores reportavam aos pesquisadores suas corridas, frequência, distância, lesões e outros detalhes. No final, foi feito a conclusão com os dados de todos envolvidos, sem muita surpresa.

No começo, notaram que não havia correlação entre ocorrência de lesões em um grupo ou em outro. Em outras palavras, tanto os que corriam com tênis planos (0 drop), quanto os que corriam com salto mais alto tiveram o mesmo risco de lesões.

Todavia, quando compararam o grupo que corria com maior frequência com o que corria esporadicamente, notaram algo interessante.

Os corredores frequentes tiveram mais lesões usando tênis minimalistas, enquanto os que corriam ocasionalmente com tênis de baixo drop tiveram menos lesões.

Dito isso, podemos dizer que quanto maior o drop, maior o alívio na parte inferior das pernas, como pés, tornozelos, tendão de Aquiles, panturrilha, etc., entretanto, causam mais estresse em outras partes como canelas e quadril.

Sendo assim, se você sofre com dores ou tem problema de quadril e/, ou canelas, opte por modelos com drop mais baixos. Caso queira o melhor dos dois mundos, um de 6-8mm é suficiente para não sobrecarregar nenhuma parte.

Conclusão, vale a pena escolher tênis por drop?

No final do dia, o que mais importa não é o drop, e sim o conforto que o calçado te proporciona.

Ter conhecimento do drop do seu tênis é importante, visto que é um dos fatores que contribuem para o conforto (ou falta dele). Mas não deve basear sua decisão de compra somente nele.

Se atualmente você tem um tênis com drop muito elevado, mas está causando dores nas regiões informadas (canela e quadril), experimente um com drop mais baixo. Dessa forma, você poderá encontrar o nível exato que lhe dará mais prazer e conforto na sua corrida.

Todavia, escolher um tênis baseando somente no drop é para quem já conhece o drop ideal de seus tênis.

Iniciantes na corrida, corredores que não correm centenas de quilômetros por mês dificilmente notarão diferença com um drop mais baixo ou alto. Mas, provavelmente, perceberão no ato se o tênis é confortável ou não.

Esperamos que esse guia com os melhores tênis com drop baixo tenha lhe ajudado. Não deixe de conferir as recentes avaliações de tênis!

Referências:

Eu Atleta / Zappos (em inglês)