Maratona

Tênis Para Maratonas e Longa Distância

Quer saber qual é o melhor tênis para correr uma maratona (42 km) ou meia maratona (21 km)? Separamos as melhores marcas para você que tem objetivo de correr sua primeira maratona, ou saber quais são os melhores tênis para maratona atualmente no Brasil.

Correr longas distâncias requer muito de você e seu tênis. Ele deve prover amortecimento para diversas condições de pavimentos, ser responsivo, resistente, e principalmente, leve e respirável para tornar esse árduo desafio o mais suportável possível.

O tênis errado irá tornar seu sonho em correr a maratona um pesadelo, comprometendo seu tempo, objetivos e causando lesões.

Corredores de maratonas, meias-maratonas e treinos longos precisam de um tênis que previna problemas comuns que ocorrem ao usar tênis errados por muito tempo.

Por exemplo; irritação por desgaste, fascite plantar, bolhas, calos e escoriações.

Os melhores tênis para correr maratonas são duráveis, confortáveis, e principalmente leves e respiráveis.

Pensando nisso, passamos um bom tempo lendo e pesquisando com atletas amadores e profissionais, desde maratonistas a triatletas, sobre quais são seus tênis favoritos para as provas.

Hoje há muitas opções de tênis para maratonistas das melhores marcas como Nike, Saucony, New Balance, Brooks, Olympikus, Reebok, Adidas, Hoka One, etc.

Lembrando que para correr uma maratona deve-se ter treinamento adequado para tal. Os tênis listados são os melhores para lhe ajudar a chegar na linha de chegada, ainda precisará de estamina, determinação e foco.

Qual o melhor tênis para maratona e meia maratonas?

Nike VaporFly NEXT% 2
Nike VaporFly NEXT% 2

Quer saber qual é o melhor tênis profissional para correr maratonas feminino e masculino? O tênis preferido dos maratonistas é o Nike ZoomX VaporFly Next% 2 (e AlphaFly).

Achou caro? Então recomendamos o New Balance Fuelcell TC o tênis com placa com o melhor custo-benefício e experiência de corrida espetacular.

Quer um tênis com placa, mas o TC ainda está além do seu orçamento? Recomendamos o Fila Racer Carbon e Olympikus Corre Grafeno como opções mais baratas.

Não quer saber de placa de carbono, mas sim conforto, amortecimento e responsividade? O Asics Novablast 3 é o tênis coringa para seu treino diário de longão, maratonas e meia maratonas!

Quer saber qual o melhor tênis para maratona feminino?

É o New Balance 1080, por acomodar bem os pés e necessidades ortopédicas das mulheres, como suporte, estabilidade e conforto.

Qual o melhor tênis para maratona masculino?

Escolhemos o Nike Zoom Fly, com generosa espuma Air Zoom que suporta o maior peso masculino enquanto entrega excelente retorno de energia.

Ranking com os melhores tênis para maratona e meia maratonas atualmente (2022 e 2023):

Selecionamos os seguintes como os melhores tênis para maratonas e treinos de longões à venda no Brasil.

  1. Nike ZoomX Vaporfly Next% 2
  2. New Balance Fuelcell TC
  3. Asics Novablast 3
  4. New Balance 1080v12
  5. Fila Racer Carbon
  6. Nike Zoom Fly
  7. Olympikus Corre Grafeno
  8. Adidas Ultra Boost 22
  9. Brooks Ghost
  10. Asics Gel Nimbus 24
  11. Brooks Adrenaline GTS
  12. Nike Air Zoom Pegasus 39

Como escolher um tênis para maratona e meia maratonas:

Não importa se é sua vigésima ou se vai correr sua primeira maratona, escolher um tênis para longa distância é essencial para conseguir terminar sua maratona inteiro(a).

Com a dieta em dia e treino específicos para correr uma maratona, o tênis lhe ajudará a manter um ritmo (pace) adequado para economizar suas energias e não te atrapalhar.

Na hora de escolher considere os principais pontos de um bom tênis para maratonas:

Amortecimento e entressola

entressola do tênis
Espuma da entressola

A tecnologia de amortecimento está presente na entressola, geralmente usam espumas EVA e outros componentes como Gel ou placa de carbono.

Numa maratona o que você mais precisa é amortecimento e retorno de energia. Proteger suas articulações e economizar energia são fundamentais.

Caso seja sua primeira maratona, é bom optar por espumas balanceadas, que absorva os impactos, mas tenha responsividade.

Atletas profissionais ou experientes, optarão por retorno de energia e leveza, já que poderão assim correr mais rápido e quebrar recordes pessoais.

Dessa forma, recomendamos que se for atleta amador e seja sua primeira maratona, escolha conforto.

Caso queira melhorar seu tempo e até quebrar recordes pessoais, optar por tênis leves e velozes será melhor.

Cabedal e conforto

cabedal de um tênis Nike
Cabedal em mesh tecnológico

Corridas de longa distância como maratonas demandam conforto para que você consiga completá-la sem sentir dores ou desconfortos nos pés, músculos e articulações.

Cabedal com muito material pode ser confortável, mas depois dos 30km sentirá que está correndo com correntes nos pés (e elas estão pegando fogo).

Por isso, como seu objetivo é correr uma maratona (ou meia maratona), optar por materiais leves e respiráveis é essencial.

O melhor material para cabedal são os mesh tecnológicos translúcidos e knit. Estes com tramas abertas para respirabilidade e fibras resistentes que mantém os pés seguros no lugar.

Materiais como knit (e.g. Flyknit e PrimeKnit) são outras opções agradáveis, desde que não haja muito preenchimento interno de espuma.

Evite cabedais em materiais fechados como tecidos com outros materiais fusionados ou costurados. Já que comprometem a ventilação e conforto interno.

Numeração e tamanho da forma

Mulher amarrando tênis branco nos pés
Ajuste nos pés

Em corridas de longa distância os pés tendem a inchar, causando muito desconforto que poderá até fazer com que você desista de terminar a prova.

Não é suficiente comprar um número maior ao habitual, visto que cada fabricante tem forma em tamanhos diferentes.

O ideal é experimentar o calçado, e o melhor horário para experimentar o tênis é à noite (ou de tardezinha).

Afinal, no final do dia nossos pés estão naturalmente mais inchados pelas nossas atividades diárias. Assim, terá uma melhor ideia de como seus pés estarão na etapa final da prova.

Recomendamos que opte por lojas com troca facilitada como Netshoes, Centauro, World Tennis, Nike etc.

Peso

Eliud com Nike VaporFly nos pés
Nike VaporFly é um exemplo de tênis leve

Um tênis para longas distâncias deve ser leve, o peso exato depende do que você prefere (conforto ou desempenho).

Recomendamos tênis entre 150 e 300g, os confortáveis são mais pesados, enquanto tênis leves são mais responsivos e rápidos.

Drop

Drop altura do tênis
Drop

O drop é a altura da entressola entre o retropé (calcanhares) e antepé (ponta dos pés).

Caso seja como a maioria dos corredores, você deve aterrissar com calcanhar. Nesse caso, opte por drop acima de 8 mm até 14 mm.

Corredores que aterrissam com mediopé e antepé terão melhor desempenho com tênis com drop mínimo, de 2 a 6 mm.

Solado e durabilidade

solado do Asics Nimbus
Solado do Nimbus

O solado revestido por borracha é importante para sua segurança e durabilidade do calçado.

Entretanto, os tênis de desempenho como os usados em maratonas são minimalistas. Ou seja, tem menos borracha no solado para diminuir o peso.

Para piorar a durabilidade, as espumas usadas são mais frágeis, desgastando rapidamente com o contato direto no solo.

Por isso, recomendamos que confira a quantidade de borracha no solado, para que haja ao menos na parte frontal e calcanhares, zonas de maior contato com o solo durante a corrida.

Muitas vezes corremos em dias chuvosos ou terrenos molhados, e a borracha evita que você escorregue, principalmente ao fazer curvas.

Afinal, nunca se sabe quando participará de provas debaixo de chuva, como já ocorreu na São Silvestre e maratonas de Londres, Tokio, Berlim, etc.

Pisada e jeito de correr

pisada pronada supinada e neutra
Confira seu tipo de pisada

Já conhece seu tipo de pisada? Ela é normal (neutra), supinada ou pronada? Além dessas informações, é bom saber seu jeito de correr.

Quando você corre, qual parte dos pés toca primeiro no chão? É o retropé (calcanhar), mediopé (o pé inteiro) ou corre na ponta dos pés (antepé)?

Muitos corredores de maratonas terão ótimo desempenho e conforto com tênis para pisada neutra, mas conhecer o ponto de impacto da sua passada pode ajudar a evitar lesões.

Se a primeira parte a tocar no solo ao correr é o calcanhar, opte por tênis com mais amortecimento nessa região. Geralmente abaulados e com drop maior (acima de 8 mm).

Caso seja o mediopé, todo o pé entra em contato com o solo simultaneamente. Assim, é melhor um tênis com mais amortecimento por toda entressola.

Corredores que voam, correm na ponta dos pés, se beneficiando (E MUITO!) de tênis mais responsivos, como os com placa de carbono.

Tênis com ou sem placa de carbono para correr maratonas?

tênis com placa de carbono
Tênis com placa de carbono

Tênis com placa de carbono são excelentes para maratonas, pois tendem a ajudar no desempenho do atleta. É uma ferramenta útil, mas não correrá por você, então treine e alimente adequadamente.

Já os tênis sem placa de carbono são melhores para iniciantes que querem correr sua primeira maratona. Além de mais baratos, não requere mudança no seu jeito de correr.

Afinal, não vale a pena comprar uma Ferrari (tênis com placa) se só agora passou na prova de direção.

Em resumo, tênis com placa de carbono são melhores para corredores experientes que aproveitarão o ganho de desempenho e velocidade. Enquanto, sem placa é melhor para correr maratona com conforto e maior durabilidade.

Já criamos um artigo completo com tudo sobre tênis com placa de carbono, inclusive os melhores modelos, perguntas frequentes e respostas. Caso queira se aprofundar e saber mais sobre tênis com placa, recomendamos a leitura.

Nike ZoomX Vaporfly NEXT%

Nike Air Zoom Vaporfly Next% 2
Nike Air Zoom Vaporfly Next% 2

O Nike ZoomX Vaporfly NEXT%2 é o melhor tênis em nossa opinião para maratonistas amadores e profissionais.

Essa versão está melhor que as anteriores, apresentando melhor durabilidade, conforto e retorno de energia.

Correr longas distâncias como maratonas não é fácil, por isso, a entressola ZoomX com placa de carbono do NEXT%2 o tornará sua corrida menos cansativa.

A sensação de corrida é a melhor possível, com aterrissagens macias e alta impulsão no toe-off. Resultando em mais velocidade e menor gasto energético ao aterrissar com antepé.

Outro benefício desse modelo é o cabedal minimalista, mas projetado para oferecer o máximo de respirabilidade e conforto.

Recomendamos o Nike ZoomX Vaporfly NEXT%2 se está em busca do melhor tênis para longa distância (maratonas) atualmente.

É um tênis caro, mas com treino e dieta apropriados não terá que se preocupar com o tênis atrapalhando sua prova. Na verdade, mal o sentirá nos pés.

Prós:

  • Leve
  • Respirável
  • Responsivo
  • Perfeito para velocidade

Contras:

  • Caro
  • Durabilidade
  • Forma estreita

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 8 mm
  • Peso: 195g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Estreita

New Balance FuelCell TC

New Balance Fuelcell TC roxo e branco feminino
New Balance FuelCell TC

O New Balance FuelCell TC é o tênis com placa de carbono que surpreende no amortecimento e responsividade.

Principalmente se gostou do que leu sobre o NEXT%2. Tem uma sensação de corrida similar a ele, mas com a vantagem de ser mais durável e barato.

Seu cabedal adapta aos pés com bom espaço para os dedos na numeração padrão, não esquenta mesmo em dias quentes. Amarre com um nó duplo, pois tende a desamarrar.

A entressola FuelCell com placa de carbono é macia e responsiva, permitindo que use tanto em treinos diários de velocidade quanto nas provas de meia maratonas e maratonas.

Ao tocar o calcanhar no chão, o formato abaulado com 10 mm de drop guia sua passada. Com a placa de carbono dando o impulso final para melhorar seu ritmo e velocidade.

É um tênis veloz e responsivo, mas sem abdicar do conforto da macia espuma FuelCell. Mais adequado para tempo runs (ritmo) e longa distância, principalmente para maratonas.

Pode ser usado por corredores com pisada neutra, pronada ou supinada, de preferência se aterrissa com o calcanhar.

Apesar de seguro e estável nas curvas, a aderência é ruim em pisos molhados, tenha atenção em dias chuvosos.

Recomendamos o New Balance FuelCell TC por ser tênis com placa de ótimo custo-benefício, digno de ser usado na sua próxima meia/maratona.

Prós:

  • Versátil
  • Custo-benefício por ter placa
  • Cabedal confortável e respirável
  • Amortecimento com responsividade
  • Estabilidade
  • Durabilidade

Contras:

  • Cadarço que desamarra
  • Escorrega em pisos molhados

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 10 mm
  • Peso: 263g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Padrão

Asics Novablast

Asics Novablast 3 roxo feminino
Asics Novablast 3 feminino

O Asics Novablast 3 é considerado por muitos, o tênis mais macio e confortável da Asics para longas distâncias.

Se quer correr uma maratona (e meia maratonas) no seu ritmo, sem preocupar com recorde pessoal, apenas terminar inteiro(a), esse é o tênis.

A entressola FFBlast+ continua sendo a mais macia dos tênis mencionados nessa lista com excelente retorno de energia.

Seu cabedal com mesh tecnológica calça os pés com segurança e conforto, as tramas abertas evitam que os pés esquentem mesmo em dias quentes.

Versatilidade é seu trunfo e poderá usá-lo não só para maratonas, mas treinos diários, corridas 5 e 10K com total conforto.

Outro motivo para escolher esse modelo é sua durabilidade, já que tênis com placa de carbono rápidos como o NEXT%2 tendem a perder sua forma rapidamente.

Recomendamos o Asics Novablast 3 se quer conforto, responsividade, durabilidade e versatilidade. É um tênis coringa que pode ser usado desde maratonas a uso diário.

Prós:

  • Versatilidade
  • Excelente retorno de energia
  • Amortecimento supremo
  • Seguro nos pés e nas curvas
  • Leve
  • Durável

Contras:

  • Preço elevado
  • Disponibilidade

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 8 mm
  • Peso: 252g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Padrão

Fila Racer Carbon

Fila Racer Carbon preto
Fila Racer Carbon

O Fila Racer Carbon é um tênis com placa de carbono com 6 mm de drop para quem quer desempenho. É o tênis com placa com melhor custo-benefício para correr maratonas.

A qualidade entregue pelo preço surpreende, sem dúvidas uma ótima opção para você que quer correr sua maratona mais rápida.

Seu cabedal é minimalista, com textura leve e respirabilidade que manterá seus pés frescos mesmo em dias quentes.

Internamente há apenas o estofamento necessário para dar suporte e conforto aos pés, mantendo-os fixos no lugar, sem sensação que vai sair dos pés.

A entressola é firme, mas confortável, equilibrada entre amortecimento e retorno de energia. A placa de carbono dentre a entressola é ágil, perfeita para impulsionar sua passada.

Recomendamos o Fila Racer Carbon se quer experienciar correr uma maratona mais rápido e sem gastar muito, o desempenho da placa no Carbon impressionam.

Prós:

  • Custo-benefício
  • Respirabilidade
  • Desempenho
  • Leve
  • Responsividade

Contras:

  • Durabilidade

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 6 mm
  • Peso: 206g
  • Pisada: Neutra
  • Forma: Padrão

Olympikus Corre Grafeno

Olympikus Corre Grafeno Cinza e Branco
Olympikus Corre Grafeno

O Olympikus Corre Grafeno foi escolhido como o melhor da Olympikus para correr maratonas e o mais barato com placa de carbono.

Entrega desempenho, conforto e leveza para seus treinos e provas.

A placa de grafeno é mais flexível que a de carbono, sendo mais amigável para corredores iniciantes em busca do máximo de retorno de energia, mas sem renunciar o amortecimento.

Essa combinação da espuma ELEVA com placa de grafeno fez desse tênis um dos melhores da Olympikus para longa distância.

O cabedal é outro ponto positivo, utiliza um material leve, aerado para maior respirabilidade. Com forma larga, acomoda corredores com pés largos e joanetes com todo conforto.

A sensação de corrida é de impulsão a cada passada, graças a seu desenho abaulado que te joga para frente, estimulando correr mais rápido.

É o tênis que recomendamos caso nunca tenha corrido com tênis com placa, pois ele tem o melhor dos dois mundos, retorno de energia e amortecimento.

Prós:

  • Barato por ter placa
  • Confortável
  • Durabilidade
  • Cabedal espaçoso para pés largos
  • Flexível

Contras:

  • Poucas opções de cores

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 6 mm
  • Peso: 272g
  • Pisada: Neutra
  • Forma: Larga

Nike Air Zoom Pegasus

Nike Air Zoom Pegasus 39
Nike Air Zoom Pegasus 39

O Nike Air Zoom Pegasus e versátil e oferece ótimo desempenho, é leve e responsivo, oferecendo amortecimento firme para que você possa correr mais rápido por mais tempo.

Escolhemos esse modelo como um bom tênis para maratonas devido a essas características fundamentais para maratonistas. Além disso, seu cabedal permite movimento natural dos pés, sem esquentar ou restringir a movimentação natural dos dedos.

Conforto é o motivo que levará você a comprar esse modelo, seu cabedal é altamente respirável, permitindo que você corra até nos dias mais quentes. O contraforte está mais alto, protegendo o tendão de Aquiles durante essas corridas mais longas e maratonas.

Prós:

  • Leve
  • Tecido altamente respirável
  • Amortecimento responsivo
  • Durável
  • Flexível

Contras:

  • Preço elevado
  • Forma estreita
  • Disponibilidade numérica

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 10 mm
  • Peso: 260g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Estreita

Adidas Ultra Boost

adidas Ultra Boost Preto
adidas Ultra Boost

O segundo lugar fica com a nova versão do Adidas Ultra Boost, um tênis que tem como principal diferencial a entressola Boost. Em uma maratona, esse tênis pode ser um grande aliado aos que buscam o máximo de conforto e responsividade.

Por conta do cabedal em tecido Knit, ele ajusta aos pés para encalce personalizado (menos para quem tem peito dos pés altos), e o sistema de amarração é justo sem machucar ou limitar os movimentos.

Devido ao tecido, não oferece grande durabilidade, e requere cuidados para não rasgar, principalmente com atrito constante.

O sistema Boost de amortecimento responsivo é um dos mais duráveis do mercado, permitindo que você corre muitas maratonas sem perder a eficiência.

O que não ocorre com tênis com espumas mais macias, como no caso do Nike VaporFly e Fly, que com 3 meses de uso já mostram sinais de desgaste (sulcos).

Quem compra o Adidas Ultra Boost para correr longões e maratonas quer, acima de tudo, conforto, estabilidade e flexibilidade. Porém, há um alto preço a se pagar por tudo isso, o tornando um tênis de nicho apenas para mais afluentes ou quer investir num dos melhores tênis para maratonas da Adidas.

Prós:

  • Amortecimento responsivo
  • Flexibilidade
  • Conforto e encalce
  • Durabilidade do sistema Boost
  • Estabilidade e tração

Contras:

  • Cabedal em tecido exige cuidados
  • Aperta o peito dos pés em quem tem arco dos pés alto
  • Preço elevado

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 10 mm
  • Peso: 330g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Padrão

Nike Zoom Fly

Nike ZoomX Fly 5 verde
Nike ZoomX Fly 5

O Nike Zoom Fly é ideal para quem busca o máximo de responsividade e respirabilidade para correr maratonas e longões. É um dos mais vendidos e usado por maratonistas que não adaptaram a placa de carbono.

A entressola do Zoom Fly é maior para oferecer o máximo de amortecimento e retorno de energia (propulsão). Com isso, ele oferece desempenho e flexibilidade para suas corridas.

Dessa forma, é o tênis ideal esteja você em busca de amortecimento ou responsividade para suas corridas.

Não é um tênis fácil de encontrar em numerações populares, já que é bem procurado, seu preço é alto, mas vale o investimento pelo desempenho proporcionado.

Prós:

  • Amortecimento responsivo
  • Leve
  • Cabedal respirável e confortável
  • Proteção e alívio de pressão ao tendão de Aquiles

Contras:

  • Preço Elevado
  • Rugas na entressola (estético)
  • Disponibilidade (difícil encontrar em numerações populares)

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 8 mm
  • Peso: 280g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Estreita

New Balance Fresh Foam 1080

New Balance 1080v12
New Balance 1080v12

O New Balance Fresh Foam 1080 é ideal para quem busca um tênis leve e de alta performance para velocidade. Com ele, poderá aumentar o seu pace e atingir melhores tempos do que com tênis mais complexos e pesados.

Graças ao cabedal em tecido elástico mesh, é ideal para quem tem pés mais largos ou gostam de ter mais espaço, moldando aos diferentes formatos de pés. Com isso oferece uma forma mais larga que outros tênis performance, com o mesmo nível de suporte e estabilidade.

Versátil, o NB 1080 é ótimo não apenas para quem quer correr maratonas, mas seu conforto e suporte o torna excelente para treinos de recuperação e velocidade. Devido à espuma adaptativa, tanto mulheres quanto homens terão a mesma sensação de conforto e estabilidade, independentemente do peso.

Recomendamos o New Balance Fresh Foam para maratonistas amadores e profissionais que buscam um tênis leve, firme e responsivo para seus treinos e provas.

Com ótima durabilidade, ele apresenta custo benefício sólido para quem quer correr sua primeira maratona, ou fazer rodízio com outros tênis de maratona.

Prós:

  • Custo benefício
  • Conforto e versatilidade
  • Cabedal adaptativo e respirável
  • Forma mais larga que concorrentes de tênis performance
  • Amortecimento firme sem ser muito rígido, e responsivo
  • Bem construído e durável
  • Nova camada macia abaixo dos pés
  • Mais espaço na parte frontal (antepé/dedos)

Contras:

  • Não adequado para pés largos
  • Preço elevado
  • Disponibilidade
  • Poucas opções de cores

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 8 mm
  • Peso: 295g
  • Pisada: Neutra/Supinada/Pronada
  • Forma: Padrão

Brooks Ghost

Brooks Ghost 14
Brooks Ghost 14

O tênis Ghost 12, assim como Hyperion, faz parte da linha performance da Brooks, patrocinadora oficial da tradicional maratona de Boston.

Com isso, conseguiram criar um produto com excelente nível de amortecimento, responsividade e durabilidade para maratonistas de todos os níveis.

Ele figura na lista entre os 7 melhores tênis para correr maratona devido a sua responsividade e dinamismo. Com isso, oferece a corredores rápidos uma opção de melhorar ainda mais seu pace.

A entressola DNA de dupla densidade é a grande responsável por essa responsividade e durabilidade, oferecendo sensação de propulsão a cada passada, sem perder o conforto e estabilidade.

Estruturalmente, a bota interna feita com tecnologia 3D adapta bem aos pés, até mesmo os mais largos. Com isso, proporcionará a você uma corrida prazerosa e sem escoriações, calos ou bolhas.

Recomendamos o Brooks Ghost 12 para maratonistas e corredores de longa distância no lado mais pesado da balança.

Visto que sua estrutura é robusta, não é um dos mais leves, mas é o custo que se paga por amortecimento responsivo e adaptativo de qualidade. Caso não conheça a marca, confira nossa avaliação dos tênis Brooks.

Prós:

  • Extremamente confortável e espaçoso
  • Bota interna adaptativa com excelente encalce
  • Sistema de amarração seguro e eficaz
  • Forma mais larga, com mais espaço para o antepé e dedos
  • Entressola de dupla densidade DNA (amortecimento responsivo adaptativo)
  • Ótima opção para maratonistas mais pesados
  • Oferece corrida suave por mais tempo
  • Mais leve e respirável que as versões anteriores

Contras:

  • Preço elevado
  • Disponibilidade
  • Durabilidade

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 12 mm
  • Peso: 285g
  • Pisada: Neutra
  • Forma: Padrão

Asics Nimbus

Asics Gel Nimbus 24 Roxo e preto feminino
Asics Gel Nimbus 24

O Asics Nimbus é o carro chefe de tênis de performance da marca, e não poderia ficar de fora de nossa lista. Em sua nova versão, apresenta um ótimo desempenho para correr longões e maratonas, porém, não é ideal para quem busca leveza, já que pesa mais de 300g.

Seu diferencial é a durabilidade e amortecimento em gel que tende a agradar diversos tipos de corredores. Esse amortecimento macio proporcionado pela espuma FlyteFoam + Gel, oferece uma passada suave e com ótimo suporte aos pés.

O cabedal é outro diferencial, permite boa respirabilidade sem esfriar muito em climas frios ou chuvosos.

Porém, a forma é mais estreita na parte frontal, prejudicando o movimento natural dos dedos durante a passada. Nesse caso, recomenda-se comprar um número acima caso tenha pés mais largos.

Recomendamos o Asics Gel-Nimbus para corredores que pesam mais de 80 kg e precisam do máximo de amortecimento e responsividade.

Mesmo que para isso comprometa-se um pouco no peso, já que na numeração 40 ele pesa em torno de 320g. É durável e irá acompanhá-lo em várias maratonas, treinos e longões.

Prós:

  • Ótimo suporte e estabilidade
  • Amortecimento firme e responsivo
  • Excelente tração e durabilidade
  • Recomendado para corredores mais pesados
  • Tecido resistente e respirável
  • Várias opções de cores e numerações
  • Um dos 5 modelos mais vendidos no Brasil

Contras:

  • Preço elevado
  • Pesado
  • Estreito na parte frontal

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 10 mm
  • Peso: 290g
  • Pisada: Neutra/Supinada
  • Forma: Padrão

Brooks Adrenaline GTS

Brooks Adrenaline GTS na cor salmão
Na foto: Brooks Adrenaline GTS

O Brooks Adrenaline GTS entra na lista como um tênis de estabilidade, caso tenha pisada pronada e quer correr longas distâncias, esse é a opção ideal. O modelo conta com guias que mantém os seus pés em posição em caso de pronação.

Sua entressola DNA proporciona amortecimento macio e responsivo, você terá o máximo de conforto durante sua corrida. Mais leve e macio que muitos concorrentes para pronadores (Asics Kayano), é um tênis de rodagem que evitará que suas pernas desistam no final das provas.

Outro benefício do modelo é a sua forma mais larga e cabedal jacquard, que promove um encalce personalizado e evita escoriações, bolhas e calos. Porém, seu tecido tende a acumular água durante corridas na chuva ou terrenos molhados.

A versatilidade de seu suporte ao mediopé permite que ele possa ser usado tanto por pronadores quanto quem tem pisada neutra. A sensação de correr com ele, é de leveza e alta absorção de impacto, mantendo o conforto e sensação de estar correndo em uma esteira, mesmo em terrenos acidentados.

Prós:

  • Excelente para pronadores e corredores pesados
  • Amortecimento firme e responsivo
  • Conforto (Leve e flexível)
  • Ótimo para quem tem arco dos pés altos (pés cavos)
  • Suporte e estabilidade
  • Custo benefício
  • Durabilidade

Contras:

  • Tecido tende a segurar água
  • Preço elevado fora de ofertas
  • Poucas opções de cores

Caraterísticas do tênis:

  • Drop: 12 mm
  • Peso: 285g
  • Pisada: Pronada
  • Forma: Padrão

Conclusão: Qual tênis escolher para maratonas e meia maratonas?

tenis para maratona
Confira como escolher qual o melhor tênis para maratona

Na hora de escolher o seu, fique atento a coisas como conforto, durabilidade e custo benefício.

Maratonas e treinos longos causam um grande desgaste físico e psicológico. Por isso, não se deve economizar na hora de escolher seu tênis, afinal, um tênis ruim pode dar calos, causar dores no joelho, coluna, canelite, fascite plantar, entre outros desconfortos.

Os maratonistas profissionais tendem a usar tênis com placa de carbono como o Nike ZoomX Next%, New Balance FuelCell TC, Adidas Adizero Adios Pro.

Estes são mais leves, proporcionam a quantia exata de amortecimento sem comprometer a desempenho em corridas longas como meia maratonas, a Corrida Internacional da São Silvestre e maratonas de 42 km.

Já os maratonistas de primeira viagem, que fizeram cirurgias e recuperaram de lesões, amadores ou “mais pesados” devem optar por calçados que oferecem o máximo de absorção de impacto, estabilidade e suporte.

Por exemplo; New Balance 1080, Nike Zoom Fly, Brooks Ghost e Adrenaline GTS, Asics Nimbus e Novablast, Adidas Ultra Boost são as que recomendamos para estes.

Durabilidade é outra coisa que você tem que considerar, porém, recomendamos trocar de par a cada 500-600 km em média (ou a cada 6 meses). No caso de tênis com placa de carbono, até 300 km.

Após essa quilometragem, a maioria dos tênis perde eficácia na absorção de impacto, o que pode atrapalhar seu desempenho e causar dores a longo prazo.

Os tênis apresentados aqui cumprem bem todos os pré-requisitos de um tênis bom para correr maratonas e longas distâncias.

Sendo assim, caso não queira dores de cabeça e olhar dezenas de modelos para decidir qual levar, compre alguns dos citados aqui que mais identifica com suas necessidades (pés largos, estabilidade, durabilidade, conforto, amortecimento, suporte, etc.).

Esperamos que esse guia com os melhores tênis para maratonas tenha lhe ajudado a escolher seu companheiro para a primeira e próximas maratonas.

Não deixe de conferir as ofertas especiais para leitores de nosso site clicando no botão “ver ofertas” abaixo de cada opção. Isso não só lhe ajudará a encontrar o menor preço, como nos ajuda a criar mais guias e testar mais tênis para você.

Agradecemos sua atenção e preferência, e tenha uma ótima maratona com altas doses de endorfina e realização pessoal!