Confira os melhores tênis para pés altos e largos (arco dos pés cavos), visando conforto e suporte

Um tênis adequado para quem tem pés cavos (arco dos pés altos) é essencial para ter conforto e segurança na sua atividade. Independente do seu esporte de escolha (corrida, academia, caminhada, etc.), ele deverá se adequar ao formato dos seus pés.

vapormax

Nike VaporMax

Ao contrário de que algumas pessoas pensam, não é deficiência. Os arcos dos pés têm formação durante a primeira década de vida da criança. Algumas ocorrências durante esse período podem atrapalhar a formação do arco dos pés. Sendo as mais comuns hereditariedade, traumas e lesões.

Pessoas com pés com arcos altos tem geralmente pisada supinada, precisam de um tênis que acomode tanto sua condição de pés cavus quanto a supinação (se for o caso). O uso de tênis inadequado poderá causar dores e aumentar o risco de lesões e condições como fascite plantar e metatarsalgias (lesão nos ossos que articulam os dedos dos pés).

Agora que você sabe que se trata de uma condição ortopédica relativamente rara. E entende o quão importante usar um tênis adequado, vamos a lista com os melhores tênis para pés altos de 2018. Nela levamos em consideração fatores como preço, suporte ao arco alto, flexibilidade do cabedal e conforto.

7 Melhores Tênis para Pés Cavos “Altos”

Nike Air VaporMax FlyKnit 2

Nike VaporMax FlyKnit 2

Foto: Nike.com / Clique para ver mais fotos, cores e numerações disponíveis.

O Nike Air VaporMax FlyKnit é ideal para homens e mulheres com arcos dos pés altos. Além de contar com amortecimento em bolsões de ar em toda extensão do calçado, seu cabedal com tecnologia FlyKnit se adapta aos pés, aumentando o conforto.

É um tênis para poucos devido ao preço elevado, sendo um dos mais caros da Nike a venda no país. Porém, se você fica em pé por grande parte do dia, e sente bastante dores (joelhos, planta do pé, etc.), vale a pena o investimento.

Além de confortável, é bastante durável, ao contrário de espumas em EVA (tecnologia comum de absorção de impacto), os bolsões de ar não perdem o amortecimento com o uso. Seu cabedal em tecido FlyKnit é resistente e flexível, evitando pressões nos pés e dores.

Recomendamos o VaporMax FlyKnit para quem quer investir no melhor e mais confortável. Você poderá ficar por horas com eles nos pés sem que eles esquentem, ou causem dores ou desconfortos.

 

Nike Air Pegasus 35

Nike Pegasus 35

Veja mais cores, fotos e ofertas

A linha Nike Air Pegasus é sucesso de vendas e a opção favorita de corredores amadores e profissionais. Se você quer um tênis para correr, essa é a melhor opção da lista.

Está na lista por conta de seu excelente amortecimento em toda entressola, o que é essencial para dar suporte e prevenir dores em pessoas com pés altos. Outro motivo para inclui-lo na lista é devido a seu cabedal ser flexível e respirável o suficiente para alojar a diferença de altura dos pés.

Além disso, tem solado resistente que agrega durabilidade e segurança necessária. Palmilhas removíveis permitem que você possa usar palmilhas ortopédicas. Confira nossa avaliação do Pegasus 35.

 

Nike Free RN FlyKnit 2018

free rn flyknit

Nike Free RN Flyknit é bom para corridas, dança, caminhada, uso diário e treino na academia. Clique para ver mais informações e ofertas.

O Free RN FlyKnit 2018 é ideal para quem tem pés cavos e quer um tênis para treinar na academia ou corridas curtas. É feito com o cabedal FlyKnit, usado no VaporMax mencionado acima, porém custando metade do preço.

Graças a seu design estiloso e disponíveis também em cores básicas, pode ser utilizado casualmente e no trabalho. Não oferece amortecimento suficiente para corridas de rua, mas é uma boa opção para musculação, corridas curtas e na esteira.

Um dos grandes diferenciais desse modelo está na flexibilidade e leveza. De forma que se sente quase que não tem nada nos pés de tão leve e confortável. Por isso o recomendamos para quem busca um tênis confortável, leve para usos ocasionais e musculação.

 

Nike Epic React Flyknit

epic react

Na foto: Epic React Feminino / Veja cores disponíveis, modelos e ofertas.

O Nike Epic React é sem dúvidas uma das melhores opções da Nike. A nova tecnologia da Nike conhecida como “React” torna a pisada macia e responsiva. Dessa forma, se você quer o máximo de conforto durante suas caminhadas e corridas, é uma boa opção!

Principalmente se gostou do desenho do Free RN FlyKnit, mas desanimou por conta de não ter amortecimento macio para corridas. O React é leve e utilizado por corredores até em maratonas, e tem preço próximo do Free RN.

O ponto negativo fica por conta da entressola, que por ser tão macia e responsiva, tende a “diminuir” com o tempo. Isso acontece com todos os tênis com entressola em EVA, porém, é mais cedo nos modelos React.

Recomendamos para quem busca um tênis macio para usar no dia a dia, academia, corridas e caminhadas. Com cabedal respirável e que encaixa perfeitamente nos pés, oferece através de sua construção estabilidade e suporte para pés altos.

 

Brooks Glycerin

brooks glycerin 15

Na foto Glycerin 15 feminino / Veja numerações e cores disponíveis.

A versão atualizada do Brooks Glycerin oferece ótimo suporte, estabilidade e conforto. Assim como nas versões anteriores apresenta o premiado material Super DNA, e tecnologia de ponta no cabedal que adaptam aos pés.

Seu projeto foi feito pensando em uma melhor transição durante as corridas. Com isso uma zona de espuma macia foi adicionada dos calcanhares a ponta dos dedos. Mesmo com aparência robusta, é leve, pesando pouco menos de 300gr no nº39.

A tecnologia presente no cabedal (3D-Fit Print) permite que seja respirável, flexível e continuar durável. Por não conter costuras internas, é o tênis perfeito para confortar pés altos durante a corrida, caminhada ou treino.

Com o Glycerin 15 você terá um excelente tênis por vários quilômetros. Sua espuma Super DNA exige algum tempo para se adaptar aos seus pés. Porém, uma vez que isso aconteça, sentirá que tem um tênis feito sob medida para seus pés!

 

Brooks Ghost 10

Brooks Ghost 10

Veja preços e compre com desconto clicando na imagem.

O Brooks Ghost é bastante popular nos Estados Unidos, principalmente devido a seu conforto, amortecimento e qualidade. Com ótima construção e suporte, você terá estabilidade que precisa para suas atividades.

Em nossa avaliação da Brooks, mencionamos seus principais pontos positivos e negativos. O grande diferencial de seus calçados está na alta respirabilidade, formas mais largas e ótimo amortecimento.

O motivo para estar nessa lista é por conta da entressola DNA. Tecnologia que molda a seus pés, dando assim um calçar personalizado e extremamente confortável. É como se o tênis fosse feito sob medida para seus pés.

Seu revestimento interno almofadado aumenta o conforto e facilita o encalce. Porém, aquece nas corridas mais longas durante o dia. Esse sendo o principal ponto negativo desse calçado, o que para alguns que moram em cidades frias ou correm no inverno pode ser um ponto positivo.

Saucony Ride 10

Saucony Ride 10

Na foto: Saucony Ride 10 Masculino / Veja mais cores e modelos

O Ride 10 da Saucony é ótimo para corredores com pisada neutra e que tem arco dos pés altos. Com várias opções de cores vibrantes, é um modelo diferente e bonito. Seu visual melhora a visibilidade tanto durante o dia quanto à noite.

A tecnologia EVERUN presente acima da entressola é macia e melhora o conforto a cada passo. Oferecendo ótimo retorno de energia durante suas corridas. Embora tenha amortecimento macio, é firme e estável, perfeito para arcos altos.

O cabedal em FlexFilm melhora a flexibilidade e aumenta a respirabilidade do tênis. Dessa forma, tem um encalce leve, que permite movimentação natural dos pés sem causar desconfortos.

Recomendamos para quem gosta de correr na rua e preza pela leveza, conforto e principalmente respirabilidade. Os tênis Saucony tem excelente construção, durabilidade e confiabilidade!

 

Como escolher o tênis ideal para pés cavos:

pé cavo

Exemplo da anatomia de um pé cavo, com arco elevado.

Essas são dicas para quem quer escolher um tênis além dos mencionados nessa lista. Como a maioria das pessoas com pés cavos tem pisada supinada, é importante que o tênis que você escolher seja o mais macio possível.

Por isso, os tênis mencionados em nossa avaliação têm extra amortecimento em toda sua extensão. Além de reforço na parte lateral dos calcanhares para aumentar o suporte aos pés e durabilidade.

O uso de tênis que não se adequa a sua pisada e formato do pé acarreta em diversos problemas ao longo do tempo. Sendo comuns surgirem dores nas articulações, joelhos, calcanhares, tornozelos e sola do pé (inflamação da fáscia).

Suporte e estabilidade:

Ao contrario dos pés chatos, onde o objetivo é dar suporte ao centro dos pés, os cavos precisam de suporte em outro lugar. Como o centro dos pés são elevados, o ponto de estresse do peso corporal e impactos ficam nos calcanhares e nas bolas dos pés (metatarsos mediais).

Na região central a construção deverá dar suporte adequado à altura do arco dos seus pés. Geralmente tênis para pisada supinada contém palmilha que adiciona esse suporte. Além disso, a região dos calcanhares e antepé devem obrigatoriamente serem macias e amortecidas.

Uma construção estável ajudará a evitar lesões durantes suas caminhadas e corridas. Já que pés cavos não permitem movimento natural que pés neutros (normais) oferecem. De tal forma o desenho deve preencher esse espaço central (arco) e ajudar você a ter uma passada natural (corrigindo a supinação).

Flexibilidade e respirabilidade:

Flexibilidade e respirabilidade no cabedal é fundamental se você busca um tênis para correr. Ele é responsável tanto para alojar e segurar o pé no lugar, quanto evitar desconfortos e escoriações durante suas corridas.

Nada é mais desconfortável do que correr ou usar calçados que esquentem o pé, os fazendo transpirar e proliferando bactérias que causam odor. Por isso olhe o material empregado no cabedal, se for fechado e rígido, dificilmente irá ser confortável na parte superior dos seus pés.

Se conforto é imprescindível para você, recomendamos a linha com cabedal FlyKnit da Nike. Estes tênis são feitos com material altamente adaptável e respirável, calçando os pés como uma meia. Caso seja fã da Adidas, os modelos UltraBoost [veja ofertas] são flexíveis e respiráveis também.

Conforto e amortecimento:

Todas as pessoas querem tênis confortáveis, isso é fato. Porém, o objetivo de um tênis confortável para quem tem pés cavos está na prevenção de lesões. Pois, devido a estrutura óssea que forma o arco alto, o tênis pode apertar o “peito dos pés” e sobrecarregar o antepé e calcanhar.

Na questão de amortecimento é imprescindível que a espuma seja macia e absorva impacto em toda a extensão. Geralmente calçados com absorção de impactos em todo o tênis são mais caros, então caso não dê para compra-los, confira se existe amortecimento pelo menos na região dos calcanhares e antepé (região dos dedos).

Quanto a palmilha, esta deve fazer o contorno dos pés. Preenchendo o arco do pé e ajudando no suporte deste. Isso tirará a pressão do arco e calcanhar, distribuindo igualmente o impacto por todo o pé. Dessa forma evitando lesões, dores e melhorando o conforto durante sua pratica esportiva (corrida de rua, esteira ou caminhada).

Conclusão e sumário:

ilustração pés cavus

Ilustração

Como pode perceber, mesmo tendo pés com arcos altos você poderá praticar normalmente atividades como corrida, caminhada, trekking, academia, etc. Basta que você compre um tênis que seja bom para pés cavos, por exemplo, os que mencionamos na lista.

Nosso top 3 fica assim:

Sumário de como escolher um tênis quando se tem pés altos:

  • Palmilha que dê suporte ao arco do pé
  • Acolchoamento interno macio que previna escoriações e calos
  • Amortecimento macio nos calcanhares e antepé
  • Cabedal longo e flexível para dar suporte ao tornozelo e peito do pé
  • Palmilha removível e espaço que permita usar palmilhas ortopédicas de correção (caso necessário)

Lembre-se, existem diversos calçados adequados para pés altos. Os de qualidade tem preço elevado, mas contam com diversas tecnologias e construções melhores, o que justifica o investimento.

Esse artigo te ajudou? Deixe sua nota: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)

Confira também Melhores Tênis Para Correr em 2018

Referências:

https://emedicine.medscape.com/

https://pt.wikipedia.org/