Buscando o melhor tênis para Crossfit? Veja como escolher o modelo ideal masculino e feminino!

Se você pratica ou irá praticar CrossFit ao menos 2 vezes por semana, terá grandes benefícios em usar um tênis adequado para Crossfit. Usar um tênis para caminhada/corrida não é a melhor opção.

Os riscos em fazer essa atividade sem o uso de um calçado adequado são muitos. Já que o LPO (levantamento de peso olímpico) – um dos principais exercícios dentro do Crossfit – exige tênis de estabilidade e boa tração.

Aprenda agora como escolher o tênis ideal para o seu treino de Cross fit. Assim, terá mais prazer e menos chances de se lesionar durante as atividades.

Como Escolher o Tênis de Crossfit Ideal?

Nesse guia rápido de como escolher um tênis de Crossfit, você irá aprender o que faz um calçado apropriado para essa atividade.

O fato de você estar nessa página, já te separa do grupo de pessoas que acham que todos os tênis são iguais. E você claramente se importa com seu corpo e conforto.

Iremos agora falar sobre o que torna um tênis ideal para a prática, como drop, proteção, durabilidade e materiais, solado e entressola. E após isso, poderá conferir quais são nossas escolhas.

crossfit

Drop:

O “drop” de um tênis é calculado pela altura da distância entre o calcanhar e a planta do pé. Em tênis de corrida, esse drop é geralmente elevado, acima de 8mm. O que facilita na hora da passada durante a atividade running.

Já no Cross, esse número deve ser menor, em torno de 4mm, os tênis para LPO tem um drop ainda menor. Assim o peso do corpo é dividido igualmente durante o agachamento, por exemplo.

Para crossfitters amadores, um tênis com drop de 6mm já previne lesões e oferece estabilidade e conforto.

Se está acostumado(a) com tênis com amortecimento, o recomendado é iniciar com um tênis com um drop nessa faixa de 6mm. Depois ir reduzindo conforme se adapta, até encontrar o ideal para o seu corpo.

Estrutura (Proteção e Estabilidade):

Assim como atletas de Crossfit, o tênis deve também ser polivalente, resistente em uma variedade de atividades.

Um bom tênis deve ter estabilidade para levantamento de pesos, amortecimento para corridas, alta respirabilidade no tecido e oferecer proteção aos pés.

Procure tênis que contenham proteção na região do calcanhar, e entorno dos pés. Assim terá mais estabilidade durante sua atividade, sem perder a proteção.

O amortecimento deve ser mínimo, já que a corrida no Crossfit é de curta distância e a estabilidade/proteção vale mais do que o amortecimento.

Um tênis com tecido mesh no cabedal pode melhorar o conforto e evitar que seus pés se aqueçam demais durante o treino.

Solado e Entressola:

Um solado firme e com borracha de qualidade é essencial para dar estabilidade e evitar escorregões e acidentes.

Se na sua modalidade existe escalada em corda, é fundamental que escolha um tênis com entressolas reforçadas nas laterais internas dos pés.

Halterofilistas preferem solados mínimos, para obterem a sensação de estabilidade e controle de seu peso rente ao chão. Sendo assim, caso tenha exercícios de LPO em sua atividade, mantenha isso em mente antes de comprar.

Durabilidade e Materiais:

Comprar um tênis barato pode não ser a melhor opção. Conforme dito anteriormente, trata-se de uma modalidade esportiva que requere muito do praticante e seu tênis.

O corpo do tênis deve ser feito com materiais de qualidade, e a sola deve ter tração em qualquer terreno. Inclusive para escalar cordas, correr no asfalto, terra, e ainda dar a estabilidade e controle durante as provas de LPO.

Abaixo recomendamos os melhores, masculino e feminino. Estes foram escolhidos baseado em tudo que falamos aqui nesse artigo. Sendo assim, a melhor escolha para atletas amadores e profissionais.

Melhores Tênis Crossfit Feminino e Masculino de 2018:

Para responder qual o melhor, criamos o padrão de qualidade mencionado acima. Um tênis que passe todos eles, pode ser rotulado como tal.

Pensando nisso, selecionamos os melhores tênis crossfit (CF/LPO) para praticar essa atividade física, seja em competições ou academia. Estes não só passaram pelas provas de fogo (resistência e força), como são os tênis preferidos de atletas e treinadores profissionais de CF.

Qualquer um do que você escolher abaixo, estará fazendo uma boa compra. A preferência fica por conta da sua marca favorita, ou do design que mais agradar.

Nike Metcon (3, 4, Repper DSX e FlyKnit)

Nike Metcon 4 Masculino

Na foto: Nike Metcon 4 Masculino – Clique para ver mais cores, modelos e avaliações.

O linha de tênis para crossfit Metcon da Nike ganhou opiniões favoráveis de entusiastas de treinamento CrossFit. Principalmente pelo seu design atraente, grande variedade de cores e modelos.

O motivo para esse frenesi é simples, é um calçado criado pensando nos atletas de Crossfit. Que é tão intensa, e exige bastante do tênis, graças a suas provas de resistência, subidas em cordas, treinos intervalados de alta intensidade, etc.

Nike Metcon aceita todos esses desafios sem perder a compostura, já que é bastante durável. Comparado a um tênis comum, de corrida, você terá melhor aproveitamento no seu treino, e custo benefício.

Em sua nova versão, o Nike Metcon 4 está ainda mais resistente a danos causados por essa atividade. Porém, você poderá economizar algumas centenas de reais, comprando o modelo anterior, Metcon 3 [menor preço].

Além de um design bonito, seu cabedal respirável é bastante resistente. A entressola é baixa de perfil reto e absorve bem os impactos quando necessário. Embora tenha construção firme, tem ótima flexibilidade para double unders e box jumps.

Reebok Crossfit Nano (6.0, 7.0, B, Weave e 8.0)

tênis para crossfit reebok nano 7.0 b feminino

Reebok nano 7.0 b feminino – Veja mais opções de cores, modelos e numerações disponíveis clicando na imagem.

Outro tênis que é uma boa opção para fazer crossfit é o Reebok Nano 6.0 ou 7.0. Embora sejam versões diferentes, ambos são ótimos para a atividade, oferecendo suporte, estabilidade, aderência e com bom encaixe nos pés.

Uma das reclamações de alguns a respeito dele, está no seu cabedal, que é mais rígido que o Nike Metcon. Dessa forma, em alguns movimentos que exigem flexibilidade do tênis, poderá sentir um certo desconforto. Porém, com o uso e laceamento do mesmo, esse problema tende a amenizar.

Por conta disso, a Reebok lançou uma atualização na linha Nano 7.0, chamando-a de 7.0 B ou Weave. Em nossa opinião, essa questão de conforto é relativa. Existem centenas de usuários que só tem elogios a respeito de todas as versões. Até a mais antiga à venda, no caso a 6.0.

Se você quer mais conforto já no primeiro dia de uso, o melhor é comprar o Nano 7.0 B com tecnologia Weave. O novo Reebok Nano 8.0 já conta com melhor flexibilidade e conforto. Quando chegar no Brasil, se tornará a melhor opção dentre os tênis da Reebok para Crossfit.

Fora esses “problemas” de flexibilidade, é bastante resistente e durável. Sendo utilizado por muitos em testes de resistência e em vários tipos de terrenos (lama, terra, areia, cimento, asfalto, pista, etc). Se quiser economizar, pode comprar o Nano 6.0 [menor preço] sem medo de ser feliz, ele já é melhor e mais seguro que usar tênis running em treinos de crossfit.

Por que comprar um tênis para crossfit?

Muitas pessoas querem economizar e utilizar tênis de corrida para fazer as atividades de Crossfit. Isso não apenas é uma economia ilusória (pois os tênis estragam rapidamente), e ainda aumentam as chances de lesões (e gastos com médicos, remédios e fisioterapeuta).

Os tênis para correr e caminhar tem muito amortecimento contra impactos, o que desestabiliza alguns movimentos do Crossfit. A forma é desenhada para acompanhar o movimento natural dos pés durante a corrida. Todos tem a biqueira elevada e corte nos calcanhares, formato parecido com uma canoa.

Para uma prática segura, é recomendado o uso de tênis criados especificamente para Crossfit. Assim, não irá se lesionar e nem rasgar o seu tênis tentando economizar alguns reais.

Os tênis apresentados acima são os únicos vendidos no Brasil resistentes o suficiente para treinos pesados. Clique nas imagens acima para ver todos os modelos e cores disponíveis, já que cada um tem um gosto. Se deseja variedade, o Metcon da Nike é o que têm mais modelos e cores diferentes [veja aqui].

<< Voltar para Página Inicial