Melhores chuteiras campo tenisbook

Chuteiras de Campo: Melhores 2018

Confira o ranking das melhores chuteiras para campos de gramados naturais e de terra de 2018

Futebol de campo é um esporte dinâmico, e caso queira mostrar o melhor das suas habilidades no gramado terá que ter uma chuteira com travas altas (cravos).

Você pode até ficar tentado em usar chuteiras Society em campos com gramas naturais. Mas, embora seja aceitável inicialmente, não é ideal e pode causar injúrias e lesões. Além de que caso for jogar campeonato amador, não é permitido.

Quando se fala em chuteiras de campo as marcas mais conhecidas são Nike e Adidas. Sendo as mais utilizadas pelos melhores jogadores do mundo. São sinônimo de durabilidade, conforto, desempenho e confiabilidade.

Desde sua invenção no século 19, houveram severas mudanças tecnológicas que podem confundir quem está à procura de sua primeira chuteira. Esse guia de compra foi feito com o intuito de mostrar quais as melhores de 2018 das principais marcas e posições.

Uma chuteira de qualidade deve permitir que você tenha total flexibilidade dos pés para performar dribles, explosões de corrida, ganhar velocidade, mudanças repentinas de direção e principalmente oferecer estabilidade, conforto e proteção para os tornozelos.

Nessa matéria selecionamos as melhores chuteiras para futebol de campo infantil e adulto. Incluímos as principais opções de marcas como Nike, Adidas, Mizuno, Puma, Umbro de várias faixas de preço. Assim poderá escolher não somente a chuteira perfeita para sua posição, estilo de jogo e marca favorita, como também a que cabe no seu bolso.

Melhores Chuteiras de Campo em 2018

campo

As chuteiras usadas pelas estrelas do futebol mundial.

Chuteiras para campo não são todas iguais, cada uma é criada para um determinado setor do campo, estilo e posição do jogador. Devido a isso é tão complicado para uma pessoa que não entende as diferenças fazer uma boa escolha.

Pensando nisso, junto com cada chuteira que selecionamos, iremos adicionar informações sobre para qual área do campo elas são recomendadas. Dessa forma, caso seja iniciante e ainda não sabe qual posição é a sua favorita poderá fazer uma ótima escolha até descobrir seu estilo de jogar.

Importante: A lista não está em ordem da melhor para a pior. Essas são as melhores das melhores, escolha a que mais gostar ou corresponder com seu estilo de jogo. Há opções de vários preços, atendendo a diferentes gostos, preferências e bolsos.

Nike HyperVenom

chuteira campo nike hypervenom

Na foto: Nike HyperVenom Cano Alto

Recomendada para: Atacantes, laterais, velocistas
Usada por: Kane, Cavani, Aubameyang, Rashford

A linha Nike HyperVenom foi desenhada para jogadores ofensivos e centroavantes, seu lema explicita justamente isso: Corte, chute e marque. Tudo nessa chuteira tem como objetivo ajudar atacantes a se tornarem artilheiros.

Seu sistema de amarração por exemplo é colocado lateralmente, de forma que há mais espaço para finalização. Oferecendo maior área, é possível dar chutes precisos e colocados sem ser atrapalhado pelos cadarços.

Construída para finalizações fatais, existem várias versões dessa chuteira além de cano baixo e estilo botinha. A versão Academy é a de melhor custo benefício, a Club é simplista, enquanto a Elite seja a versão profissional e mais completa e durável.

O desenho das travas permite movimentos rápidos para qualquer direção, sem perder a estabilidade ou escorregar. Uma característica essencial para goleadores e jogadores rápidos, que é para quem recomendamos essa chuteira.

Já no cabedal, a tecnologia All Conditions Control permite que você tenha controle de bola até mesmo em campos molhados. O sistema de amarração FlyWire lhe dá total controle sobre a amarração, prendendo seus pés de forma confortável e firme.

Leve e flexível a chuteira Nike HyperVenom Academy é ainda confortável e durável. Com ela você irá para o topo da artilharia, claro que se estiver apto para aceitar o desafio. Com excelente toque de bola, conta ainda com tecnologia que protege os tornozelos contra torções.

Pontos positivos:

  • Colarinho DynamicFit
  • Cordões FlyWire para ajuste personalizado
  • Maior área lateral para chutes colocados (cadarços assimétricos)
  • Travas hibridas para maior agilidade, aceleração e tração rotacional
  • Textura que melhora o toque na bola
  • Amortecimento
  • Personalização

Pontos negativos:

  • Disponibilidade em certas numerações
  • Opções de cores
  • Preço

 

Adidas X 18+

Adidas X 18 FG

Na foto: Adidas X 18 FG

Recomendada para: Atacantes, laterais, velocistas e goleiros
Usada por: Gabriel Jesus, Suarez, Mo. Salah, Marcelo, Bale

O que artilheiros precisam de uma chuteira? Que ela aguente suas explosões de velocidade, dribles, e ofereça principalmente ótimo controle de bola. E é exatamente isso que a nova versão da Adidas X oferece a seus atletas artilheiros.

Criada com o lema de “Causar o Caos”, tudo nessa chuteira foi projetado pensando justamente nisso. Por isso, dedicaram grande parte do projeto em torna-la leve, com desenho limpo para oferecer a jogadores ofensivos estabilidade e potência de chute. Além de é claro, máximo controle do chute.

Suas travas em formato de ponta de flecha na ponta ajudam na velocidade sem perder a aderência ao solo durante a corrida. Já as travas redondas na região do calcanhar auxiliam explosões de velocidades e paradas repentinas sem escorregar.

Seu novo cabedal feito de material ultraleve e adaptável aos pés. Conhecido como manta esquelética, ela é nada menos que uma grade feita de filamentos sintéticos. O que proporciona ao atleta um encalce customizado e fantástica sensação ao tocar a bola. Melhorando o contato com a bola na hora de colocar efeitos e fazer cruzamentos.

A ausência de cadarços na versão profissional do Adidas X, proporciona total controle na hora do chute. Além disso, proporciona conforto e ajuste sem igual, para uma corrida segura e confortável, sem que os pés fiquem “dançando” dentro da chuteira.

Outro ponto que devemos mencionar é a qualidade do amortecimento na região do calcanhar. Na região, o contraforte moldado em 3D mantém o tornozelo protegido contra lesões e entorses.

A Adidas teve uma enorme atenção aos detalhes ao criar a chuteira Adidas X. Basta assistir aos jogos das maiores equipes do planeta para ver inúmeros jogadores de renome a utilizando.

Pontos positivos:

  • Ótima escolha para jogadores ofensivos
  • Leve e confortável
  • Encalce que adapta aos pés
  • Segurança e estabilidade
  • Criado para velocidade e controle de chute
  • Ótima performance em gramados altos, baixos, secos e úmidos
  • Amortecimento sem perder suporte
  • Protege o tornozelo

Pontos negativos:

  • Disponibilidade de numerações
  • Opções de cores
  • Preço elevado
  • Versões mais acessíveis tem cadarço

 

Adidas Predator

adidas predator fg

Na foto: Adidas Predator FG

Recomendada para: Goleiros, zagueiros, meio campistas e volantes
Usada por: Pogba, Ozil, Dele Alli

Criada para substituir a popular chuteira Adidas ACE, fez isso com maestria. Mantendo as principais características para melhor controle de bola, entrega um desempenho acima da média para jogadores versáteis e que agem em todo o campo.

Faltam adjetivos quando o assunto é conforto, seu colar elástico permite que ela encaixe nos pés como uma meia. O desenho ainda permite que independentemente do quão quadrada for a bola que receber, terá total domínio e controle.

Uma camada conhecida como ControlSkin reveste o material PrimeMesh do cabedal. Essa tecnologia é a grande responsável por melhorar o toque na bola e não deixa que água estrague seu domínio. A tornando uma ótima chuteira para gramados secos e molhados.

Suas travas hibridas únicas amplificam a rotação e tração. Junto com a construção reforçada nas laterais protegem contra entorses dos tornozelos. Ajudando a mudar de direção com segurança e sem perder potência ou aderência na grama seca ou molhada.

A Adidas Predator tem amortecimento interno responsivo Boost, o que torna o ato de jogar com ela ainda mais prazerosa. Basicamente você não terá problemas em comandar o ritmo do jogo com essa chuteira, isso sem sentir desconforto.

Pontos positivos:

  • Cabedal em PrimeMesh
  • Amortecimento BOOST
  • Travas hibridas (flexível e dinâmica)
  • Molda aos seus pés
  • Atende vários estilos de jogadores
  • Custo benefício
  • Sistema de amarração (permite ajustagem pessoal)

Pontos negativos:

  • Forma estreita
  • Personalização sai rapidamente
  • Desenho com cadarços e sem PrimeKnit no Brasil
  • Poucas opções de cores

 

Nike Phantom Vision Elite

Phantom Vision Nike

Na foto: Nike Phantom Vision Academy

Recomendada para: Goleiros, zagueiros, meio campistas e volantes
Usada por: Philippe Coutinho, Kevin De Bruyne

A nova chuteira da Nike lançada em 2018 é a Phantom Vision. Sendo a chuteira perfeita para os maestros do time. Com desenho único e que chama a atenção, foi construída para lhe prover o melhor toque possível na bola e fazer lançamentos com precisão.

Os engenheiros da Nike fizeram diversos testes com jogadores profissionais para descobrir o layout ideal para controlar a bola. Como a biqueira é a parte mais usada para isso, a fizeram na forma triangular com textura hexagonal. Isso fez com que seja extremamente eficaz em colocar efeitos em passes e chutes.

O cabedal em FlyKnit além de ter melhor textura para controle de bola, calça o pé invés de limita-lo. Essa tecnologia chamada de Quadfit, junto com o sistema de amarração Ghost, prove excelente encalce como se tivesse a chuteira fosse feita customizada para os seus pés. Firme, mas confortável.

Quanto as travas, essas são desenhadas para permitir mudanças repentinas de direção e ações de pivô. Padrão este que os engenheiros estão chamando de FEA. Os enclaves foram desenhados solenemente pensando nos jogadores que limpam o lance e fazem lançamentos.

É uma chuteira flexível, podendo ser utilizada em qualquer área do campo devido a sua eficiência. Porém, a sensação de acolchoamento ao toque pode não ser para todos, já que muitos preferem a sensação de estarem jogando descalços.

Pontos positivos:

  • Sistema Ghost de Amarração (sem cadarço)
  • Cabedal em Flyknit Quadfit que adapta aos pés (Elite Profissional)
  • Conforto
  • Controle de bola
  • Travas de ótima aderência FG (Elite Profissional)
  • Bom custo benefício
  • Modelos adultos e infantis disponíveis
  • Serve para todos os setores do campo
  • Personalização

Pontos negativos:

  • Poucas opções de cores
  • Baixa disponibilidade em numerações comuns
  • Travas pequenas nas versões Club e Academy
  • Versão profissional (Elite) cara

 

Puma One 18.1 FG

puma one fg

Na foto: Puma One 18 FG

Recomendada para: Goleiros, zagueiros, meio campistas e volantes
Usada por: Martha, Sergio Aguero, Hector Bellerin

No desenvolvimento da chuteira Puma One usaram a opinião de ninguém menos que Thierry Henry. De acordo com a marca, os jogadores atuais são mais flexíveis e bons em várias coisas, enquanto no passado eram bons em apenas uma.

Devido a isso, com a ajuda de Griezmann e Henry, criaram uma chuteira para campo que atenda todas as habilidades dos jogadores modernos. Drible, passes, chutes, explosões de velocidade e mudanças repentinas de direção.

A chuteira Puma One oferece excelente encaixe nos pés, sendo leve e flexível. Isso permitirá que você tenha total controle da bola, além de movimentar-se mais rapidamente. Suas travas são altas e performam de forma majestosa em campos fofos, secos e molhados.

Os padrões utilizados no cabedal da chuteira são de proposito, de forma que em contato com a bola ofereça o máximo de aderência. Permitindo que você dê passes precisos e chutes colocados com efeitos e total controle.

Independente do seu estilo de jogo, a Puma One FG é a chuteira profissional que você precisa para destacar-se em qualquer gramado. Com visual simples é durável e tem excelente conforto.

Pontos positivos:

  • Colar em material elástico que facilita o encalce
  • Couro de canguru na parte frontal
  • Travas em formato cônico
  • Ótimo para controle de bola
  • Fácil de amaciar

Pontos negativos:

  • Difícil encontrar à venda no Brasil
  • Preço elevado
  • Poucas opções de cores
  • Baixa flexibilidade no solado

 

Nike Mercurial SuperFly 360 Elite FG

nike mercurial superfly 360

Na foto: Nike Mercurial SuperFly 360 Elite Campo

Recomendada para: Zagueiros, meio campistas, atacantes, pontas e laterais
Usada por: Cristiano Ronaldo, Neymar Jr

A Nike Mercurial SuperFly 360 Elite é a chuteira do atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, e do craque brasileiro Neymar Jr. Mas antes disso, esteve nos pés de outros grandes jogadores finalizadores de nossa era, como o Ronaldo Fenômeno e Adriano Imperador.

Essa linha é projetada para oferecer aceleração explosiva dentro de campo e deixar o adversário para trás. É bonita, resistente, leve, durável e extremamente confortável para mostrar todo seu potencial ofensivo em campo.

É a chuteira ideal para jogadores ofensivos devido a sua plataforma visando agilidade e velocidade. Além de oferecer ótimo toque na bola por conta padrão texturizado no cabedal que melhora o contato. O resultado é maior controle na hora dos passes e chutes precisos e colocados.

Por ser uma chuteira ágil, é utilizada por zagueiros quando estes têm que defender contra adversários ágeis e que driblam/correm bastante. Meio campistas a usam devido a sua leveza e seu calço justo que mais parece fazer parte do pé. Permitindo lançamentos e passes incríveis.

A Nike Mercurial SuperFly é uma chuteira que atende a vários jogadores e estilos de jogos, e eventualmente é uma das mais vendidas. Sua versão profissional é a Elite, enquanto o melhor custo benefício para jogadores casuais seria a MercurialX SuperFly VI Academy.

Pontos positivos:

  • Recomendada para a maioria dos jogadores de linha
  • Versão 360 com tecido FlyKnit envolve os pés e permite ajuste perfeito
  • Tecnologia All Conditions Control (ACC) nas fibras da trama
  • Toque preciso e controle de bola até mesmo em altas velocidades
  • Travas FG (Firm Ground) para campos de gramados curtos ou úmidos
  • Tração agressiva permite movimentação rápida em qualquer direção
  • Disponível também para futebol society e futsal (adulto e infantil)
  • Possibilidade de personalização

Pontos negativos:

  • Preço elevado
  • Baixa disponibilidade em numerações comuns
  • Somente 2 opções de cor (branca ou laranja)
  • Versões acessíveis da Superfly (Academy e Club) são em material sintético

 

Adidas Nemeziz FG

Adidas Nemeziz 18.1

Na foto: Adidas Nemeziz 18.1 FG

Recomendada para: Atacantes, laterais, meio campistas
Usada por: Lionel Messi

Criada para agilidade e liberdade de movimentos, e usada pelo gênio do futebol de nossa era, Lionel Messi. Seu desenho é único e inspirado por faixas usadas nas mãos por boxeadores, chamado pela Adidas de 360 Agility Bandage System.

Essas faixas não só facilitam o encalce, como abraçam os pés para um encaixe perfeito sem precisar de lacear. Inclusive, esse tipo de sistema de amarração sem cadarços é uma das características dos lançamentos da Adidas para 2018.

A plataforma TorsionFrame foi feita para ser flexível, permitindo movimentos naturais dos pés sem limitações. Dessa forma você conseguirá dribles e movimentos que outras chuteiras mais rígidas não permitiriam.

Suas travas (FG) saem-se muito bem em diversos tipos de gramado, com a trava de alumínio (SG) sendo recomendada para gramados altos ou com demasiado úmidos. Devido a seu desenho único, ela permite movimentos unilaterais, com ótima frenagem quando precisar parar bruscamente sem escorregar.

O cabedal feito em material sintético provê conforto, com um encalce personalizado e excelente sensação ao tocar na bola. É fácil de coloca-la nos pés, graças a suas faixas, que esticam em uma direção, mas prende os pés em outra.

Recomendamos a chuteira Adidas Nemezis se o seu estilo de jogo é parecido com o do Messi. Envolvendo várias mudanças de direções, movimentos rápidos, dribles e gosta de ter a bola próxima dos teus pés e total controle durante a corrida.

Pontos positivos:

  • Calce personalizado e prático
  • Ausência de cadarços
  • Excelente controle de bola e toque
  • Leve e flexível
  • Boa qualidade de construção

Pontos negativos:

  • Preço elevado
  • Durabilidade relativamente baixa do elástico
  • Às vezes as fitas de contensão não funcionam apropriadamente em mudanças de direção ou movimentos agudos
  • Versão acessível FXG é feita em material sintético e com cadarços
  • Não adequada para quem tem pés largos

 

Nike Tiempo Legend VII Elite

Nike Tiempo Legend Elite

Na foto: Nike Tiempo Legend VII Elite FG

Recomendada para: Goleiros, Zagueiros, Meio Campistas, Volantes, Laterais
Usada por: Hugo Lloris, Sergio Ramos

A Nike Tiempo Legend VII Elite é a chuteira preferida dos jogadores de defesa devido a sua plataforma com incomparável estabilidade. Feita em couro de canguru e em cores clássicas, a Tiempo foi a chuteira preferida de várias gerações de diversas habilidades no campo.

Uma chuteira em couro como eram as primeiras feitas no século 19 nunca sai de moda. Mas hoje com o avanço tecnológicos e pesquisas com jogadores, menos andam preferindo essas chuteiras devido aos cuidados requeridos para sua manutenção.

Por exemplo, chuteiras em couro levam um tempo maior para amaciarem, mas moldam com o formato dos seus pés. Isso não quer dizer que a Nike Tiempo não ficou parada no tempo. Engenheiros da Nike desenvolveram a tecnologia que chamam de Fitmeshliner. Que são estruturas que preservam o encalce e previne que o couro estique ou encolha demais.

Para resolver o problema do aquecimento e melhorar o conforto, adicionaram tecido FlyKnit na região dos calcanhares e língua. O que dá uma sensação de segurança nos pés e a torna mais leve que edições anteriores. Palmilhas especiais mantém os pés firmes no lugar, o que cria a sensação de que a chuteira Tiempo é uma extensão dos seus pés.

Perfeita para cães de guarda e goleiros, a placa estabilizadora Hyperstability da Nike promete estabilidade sem adicionar peso a chuteira. Essa é sem dúvidas uma das melhores chuteiras de campo da Nike para zagueiros e goleiros. Porém, tem preço salgado para jogadores casuais ou iniciantes.

Pontos positivos:

  • Feita em couro de canguru extremamente durável
  • Travas FG que destaca em várias condições de gramados
  • Ótima tração, aderência e estabilidade
  • Visual clássico que não sai de moda
  • Leve mesmo sendo de couro
  • Resistente
  • Molda aos seus pés e estilo de jogo

Pontos negativos:

  • Baixa disponibilidade de numerações comuns
  • Poucas opções de cores
  • Preço elevado
  • Requere cuidados especiais de conservação
  • Leva um tempo para amaciar

 

Chuteiras de campo baratas e populares

chuteiras campo baratas

Melhores chuteiras baratas a venda

Sabemos que nem todos querem gastar uma fortuna em chuteiras para coloca-las em campos ruins e várzeas. Por isso selecionamos algumas chuteiras de campo baratas que se destacam por serem boas, bonitas e mais acessíveis.

Essas chuteiras são recomendadas principalmente para iniciantes, publico juvenil e infantil. Pois na hora de escolher uma chuteira profissional mais cara, é importante saber qual setor do campo você jogará.

Caso ainda não saiba, ou é apenas peladeiro, qualquer uma das chuteiras abaixo irá ser melhor do que um tênis de futsal ou chuteira Society.

Levamos em consideração o preço, durabilidade, flexibilidade, amortecimento, construção e confiabilidade na hora de escolher as opções abaixo. As escolhidas foram:

Nike Bravata II

Nike Bravata II Com Cravos

Na foto: Nike Bravata II

A Nike Bravata 2 é uma chuteira de entrada, e como tal não se deve esperar tecnologias e durabilidade de anos. Porém, mesmo assim é uma excelente compra caso esteja procurando uma chuteira de campo barata e de confiança.

Mesmo sendo um tênis de entrada, seu cabedal em material sintético é microtexturizado. Isso fez com que colocássemos ele na primeira posição das chuteiras para campo baratas. Como falamos, essa texturização é excelente para melhorar o controle da bola, seja na hora do chute ou drible.

É uma chuteira bastante leve, com travas fixas em TPU multidirecionais que permitirá que você tenha liberdade de movimentação no campo de grama natural. Por ser de fabricação nacional, tem um excelente custo benefício, custando menos de R$ 200.

Pontos positivos:

  • Excelente custo benefício
  • Materiais de boa qualidade
  • Cabedal texturizado para maior controle de bola
  • Leve
  • Boa aderência e tração
  • Recomendada para iniciantes e de fins de semana
  • Amarração unilateral
  • Preço baixo

Pontos negativos:

  • Forma estreita (aperta dos lados)
  • Durabilidade
  • Esquenta
  • Precisa de um tempo para lacear

 

Mizuno Morelia Neo Club MD

Mizuno Morelia Neo Club Campo

Na foto: Morelia Neo Club Campo

Não poderíamos deixar de fora a chuteira mais elogiada nessa faixa de preço, a Mizuno Morelia Neo Club. É uma chuteira de excelente qualidade que nem parece ser de baixo custo, afinal, é feita com material sintético que lembra muito o couro.

É o tipo de chuteira que irá te acompanhar em qualquer tipo de racha com eficiência. Com solado em poliuretano, entressola em EVA e estilo clássico, tem maior vida útil do que outras opções de entrada. Por isso se destaca tanto em gramados secos, molhados, quanto em campos de terra.

Pontos positivos:

  • Durabilidade (ótima qualidade de construção e materiais)
  • Flexibilidade e leveza
  • Bom apoio nos tornozelos
  • Ótima aderência e tração em gramados e campos de terra
  • Ajuste preciso
  • Confortável
  • Excelente custo benefício
  • Importada da Indonésia

Pontos negativos:

  • Forma pequena (comprar 1 número maior o habitual)
  • Exige algum tempo para lacear
  • Poucas opções de cores

 

Umbro Speciali Club 8R

Umbro Speciali 8R Club

Na foto: Umbro Speciali Club 8R com Travas Removíveis

Se o que busca é uma chuteira barata com travas removíveis, conheça a Umbro Speciali Club 8R. Só que não se empolgue, apesar de vir com chave para remoção das travas, ela não vem com travas de reposição.

Confortável, leve e com aparência clássica de chuteira preta, a linha Speciali também tem palmilha amortecida em EVA. Com ótimo acabamento em material sintético, é uma chuteira de campo que tem chamado atenção devido a seu baixo custo.

Mas como nada é perfeito, essa chuteira tem travas altas de alumínio, o que para alguns jogos não é permitido. Por isso mesmo que não queira, eventualmente terá que remover as travas para poder jogar. E, quando isso acontece, poderá perde-las.

Jogar com travas altas em campos duros (onde tem mais terra do que grama), poderá sofrer torções e dores nos joelhos. Portanto, é uma chuteira que se adapta a vários tipos de terrenos, contando que você lembre onde coloca a chave e as travas removidas. Caso opte pelo modelo sem travas removíveis (identificado pela ausência da sigla 8R), esse problema será resolvido.

Pontos positivos:

  • Travas removíveis em alumínio
  • Ótimo encalce
  • Palmilha removível
  • Preço baixo

Pontos negativos:

  • Sem travas extras
  • Poucas opções de cores
  • Difícil encontrar a venda em numerações populares
  • Apenas para adultos
  • Durabilidade
  • Travas altas podem causar dores em campos duros
  • Requer tempo para lacear

 

Umbro Attak 2

umbro attak 2

Na foto: Umbro Attak 2

A chuteira Umbro Attak 2 é um clássico da marca, já mencionada em nosso guia das melhores chuteiras de futsal, não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal, é uma das chuteiras mais baratas para futebol de campo.

Sua construção é simples e seu desenho minimalista, feito com material sintético e solado em PVC. Disponível em 3 cores (preto, branco e vermelho/preto) é uma opção a se considerar quando quer gastar menos de R$ 160 em uma chuteira.

É relativamente confortável e resistente, com costuras nas pontas que melhora o contato com a bola. Porém, tende a esquentar, mas nada que atrapalhe o desempenho de quem joga ocasionalmente. Outro detalhe está no acolchoamento interno, que previne bolhas e escoriações.

Pontos positivos:

  • Custo benefício imbatível
  • Design clássico
  • Couro sintético resistente e durável
  • Confortável (leve e macia)
  • Bom encalce nos pés
  • Adequada para pés mais largos
  • Ótima aderência e tração das travas em diversos tipos de campos
  • Personalização

Pontos negativos:

  • Básica (sem tecnologias que a destaca)
  • Plataforma rígida (não é flexível)
  • Esquenta
  • Precisa de um tempo para lacear

 

Adidas Artilheira 18 FXG

adidas artilheira fxg

Na foto: Adidas Artilheira FXG

A Adidas Artilheira 18 FXG é um lançamento da marca que recomendamos para jogadores de finais de semana. Tem um desenho atraente que chama atenção, e conta com a confiabilidade da marca alemã.

Feita em materiais sintéticos é uma boa opção de chuteira de entrada, com travas fixas em TPU e custando menos de R$ 200. Embora seja projetada para a velocidade de jogadores ofensivos, serve perfeitamente para jogar em qualquer posição.

Pontos positivos:

  • Aparência e design
  • Leve e flexível
  • Bons materiais e construção
  • Ótima para iniciantes
  • Cabedal texturizado
  • Preço baixo

Pontos negativos:

  • Durabilidade
  • Esquenta
  • Precisa lacear

 

Como escolher a chuteira de campo ideal?

ideal

O que faz uma chuteira ideal para campo.

Para facilitar a compreensão escolhemos as principais características de uma chuteira boa para jogar em campos de gramas naturais. Próximo de cada característica escrevemos uma breve explicação para ajudar a entender a importância.

  • Cabedal: o material, desenho e textura do cabedal tem grande efeito sobre controle de bola e precisão de chutes e passes. Enquanto chuteiras de couro são mais duráveis, elas têm bastante costura na parte de cima que pode atrapalhar na hora de um chute com efeito.
  • Conforto geral: está confortável nos seus pés? Uma chuteira deve ficar confortável nos pés, não com os mesmos movendo dentro dela, nem apertada demais a ponto de espremer os dedos.
  • Colar (região do tornozelo): uma chuteira com proteção extra nessa área é bem vinda, ainda mais se permitir movimentação natural enquanto protege movimentos não-naturais.
  • Tipo e desenho das travas: as travas cônicas são as melhores para jogadores que se movimentam muito em campo. Mas dependendo da sua posição as travas terão diferentes formatos e contagens.
  • Amortecimento: um pouco de amortecimento não faz mal, por isso algumas fabricantes estão investindo em espumas ultrafinas que absorvem parte do impacto durante a partida de futebol.

Para atacantes e jogadores ofensivos:

Atacantes precisam de uma chuteira que permita mudanças rápidas de direção, controle de bola e texturas que permitam chutes colocados e com potência. Por isso procure chuteiras leves, sem cadarços ou com estes unilaterais.

Quanto maior a área que entra em contato com a bola, melhor será a eficácia do seu chute. Devido a quantidade de chutes, um material mais resistente no cabedal como couro de canguru, fibras sintéticas são recomendadas.

As travas devem estar arranjadas para permitir corridas multidirecionais, e nos calcanhares travas que permitam parar abruptamente sem escorregar.

Exemplos de chuteiras para jogadores ofensivos: Adidas X, Nike Mercurial SuperFly

Para meio-campistas e volantes:

Jogadores responsáveis por dar ritmo ao jogo precisam de total controle de bola. Sendo assim, é importante escolher uma chuteira com cabedal que melhore o contato com a bola. Chuteiras com material sintético geralmente contém padrões e revestimentos que fazem justamente isso.

Outro ponto a olhar é por travas e plataformas que sejam mais estáveis. Caso seja um volante ou meia avançado, uma chuteira mais versátil como a Puma One, Nike Tiempo ou Adidas Predator são recomendadas.

Para defensores e goleiros:

Os cães de guarda e tão importantes quanto os atacantes precisam de uma chuteira a altura para proteger contra os rápidos atacantes adversários. Para isso o principal são travas que permitam mudanças de direção, tração para explosões de velocidade e aderência nas paradas.

Além disso, um cabedal resistente com maior espessura e preenchimento pode ser uma boa ideia. Geralmente zagueiros e goleiros tendem a dar bastante chutões tentando ligar um contra-ataque, também estando mais sucessíveis a sofrerem “pisoes acidentais”.

Quanto ao encaixe no pé, ele deve ser firme, protegendo a região dos tornozelos, mas sem perder muito em flexibilidade. Algumas das chuteiras preferidas dos zagueiros são a Nike Tiempo, Puma One e Adidas X.

Quais os tipos e diferenças entre as travas?

travas chuteira tipos

Travas de plástico rígido são as mais comuns nas competições.

De forma simples, as travas das chuteiras são separadas em tipo de material utilizado (plástico, alumínio ou borracha), e qual tipo de gramado (soft ground, turf, firm ground).

Geralmente as travas das chuteiras duram de 1 a 3 anos. Mas depende de outros fatores, como a qualidade, frequência de uso e cuidados do jogador.

Muitas das vezes as chuteiras são trocadas por mudança no estilo de jogo e desgaste natural do material sintético, raramente por conta das travas.

Travas de metal:

São mais duráveis e substituíveis, além de serem mais firmes e oferecem excelente tração em gramados úmidos ou macios. Porém, na maioria das competições amadoras é proibido seu uso por motivos de segurança. Liberadas somente em campeonatos oficiais e em certas condições climáticas.

Travas de plástico:

São as mais comuns e utilizadas em todos os campeonatos profissionais e amadores. Embora não sejam tão duráveis quanto as de alumínio, elas podem ser facilmente moldadas. Dessa forma ajuda a criar chuteiras para cada estilo de jogo e necessidades dos atletas.

Travas de borracha:

São mais comuns em chuteiras para gramados artificiais, conhecidas popularmente como gramas sintéticas. São mais comuns em chuteiras para quadras Society, embora pode ser encontrada em chuteiras mais baratas. Porém desgastam mais rapidamente caso sejam utilizadas em terrenos rígidos.

Soft Ground (SG)

Chuteiras com a sigla SG significa que suas travas são mais altas. O que permite que você as utilize em condições climáticas adversas (chuvas, neve, etc) ou gramados mais macios (com areia, terra, grama alta).

Turf (TF)

Chuteiras com essa sigla significa que foram criadas para gramados sintéticos, comuns em quadras Society ou alguns estádios em regiões mais frias. Sendo assim não tem boa tração e aderência a gramados naturais, podendo causar escorregões e lesões.

Firm Ground (FG)

Chuteiras FG são as mais utilizadas em campos que são considerados um “tapete”. Suas travas são de tamanhos e formatos variáveis, mas menores que as para Soft Ground. Isso diminui o peso da chuteira, melhora a aderência, tração e permite maiores velocidades.

Qual a diferença entre chuteiras de Cano Alto (Botinhas) e Baixo?

chuteiras cano alto e cano baixo

Chuteiras de cano alto (botinhas) ou cano baixo?

Não existem diferenças quanto ao suporte ao tornozelo promovido por ambas. Muitas vezes é questão de preferência, alguns jogadores preferem canos baixos, enquanto outros, canos altos.

Existe a errônea ideia que chuteiras botinhas dão mais suporte ao tornozelo, mas ela tem o corte baixo assim como a de cano baixo. Sendo assim, chuteiras de cano alto nada mais são que uma extensão que facilita o encalce e melhora a sensação nos pés.

A questão que você deve se perguntar é se realmente vale a pena pagar mais para ter uma chuteira de cano alto. Afinal, é uma diferença entre as duas é apenas visual e de sensação, sem nenhum benefício além desses.

Conclusão:

chuteira de ouro

Conclusão

Agora não só você sabe quais são as melhores e mais vendidas chuteiras de campo, como também como escolher a melhor para você e seu estilo de jogo. Independentemente do seu nível de habilidade, tipo de gramado ou idade, com certeza irá se dar bem com qualquer das opções mencionadas aqui.

Sabemos que uma chuteira não irá magicamente lhe transformar num Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar Jr, mas com certeza irá aumentar sua vontade de jogar. Afinal, nada melhor para aumentar sua confiança que uma chuteira que você ache atraente e confortável.

Esperamos que esse guia de compra tenha lhe ajudado a escolher sua próxima chuteira. Existem tantas opções e modelos de diversas marcas que fica difícil saber qual comprar. Dê sua nota para nosso guia se este te ajudou: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)

Confira ofertas de chuteiras das mais variadas marcas e preços que não foram mencionadas aqui clicando nos botões abaixo. Ou as chuteiras de campo da Nike em promoção clicando aqui.

1

2

Veja também as melhores chuteiras para futebol de salão.

Referências:
wikipedia.org
nymag.com
businessinsider.com
soccerloco.com

Deixe uma resposta