Hoka One One Avaliação

Hoka One One Avaliação: É Bom e Confiável?

Confira a avaliação dos tênis Hoka One One e resenha dos melhores para corrida masculinos e femininos!

Se está aqui é porque provavelmente já ouviu falar da marca de tênis Hoka One One. Iremos nessa avaliação lhe ajudar a conhecer a marca. Incluindo as principais tecnologias, e o que fazem um dos melhores tênis para correr longas distâncias e maratonas.

Hoka One One é uma empresa de tênis esportivos criada por franceses ex empregados da marca Salomon, Nicolas Mermoud e Jean-Luc Diard. Sua sede fica em Richmond, na Califórnia, e em 2013 foi comprada pela Deckers Brands, mesma detentora de marcas famosas como as botas UGG, e sandálias Teva. O nome teve origem da língua Maori (Hoka O-nay O-nay), que em tradução direta seria “Voe sobre a terra”.

Em busca de um desenho que permitissem a eles correrem mais rápido nas descidas, eles criaram em 2009 em Annecy, França, um tênis maximalista. Um modelo de tênis com maior entressola e máxima absorção de impacto. Indo contra a tendência de outras marcas no minimalismo, onde menos amortecimento é mais.

Como pode ver, os tênis da Hoka One One são desenhados para oferecer o máximo de amortecimento com o mínimo de peso. Por isso, eles são os preferidos dos supermaratonistas. Afinal, quem corre maratonas sabe a diferença que faz um tênis de alta performance, conforto, amortecimento e leveza.

Conheça agora as principais tecnologias dos tênis da Hoka One One, e como elas podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Seja durante seus treinos e corridas, ou até mesmo caso sofra com dores nas articulações (joelhos, coluna, etc.) ou com sobrepeso e obesidade.

Marshmallow – Amortecimento

Você já deve ter experimentado marshmallows em algum momento durante sua vida. Caso não tenha, são absurdamente macios. Porém, não são a matéria prima utilizado para fazer a entressola dos Hoka, só é tão macio quanto.

Considerado por muitos como o amortecimento mais premium dentre os tênis, é leve, macio e responsivo. A busca da marca em sempre melhorar o amortecimento sem comprometer a durabilidade e performance está pagando dividendos.

Absorve os impactos com maestria, sendo uma ótima opção para corridas de qualquer duração. Hoje muitas pessoas o compram para uso diário, devido ao conforto e leveza oferecidos pelos Hoka One One.

Meta Rocker – Design

Geometricamente desenhado para oferecer o movimento mais natural possível durante a sua passada. Dizem que essa tecnologia faz com que seus pés se tornem rodas, combinando baixo drop (altura entre calcanhar e dedos).

Essa tecnologia é única nos tênis da Hoka, complementando o intervalo normal entre sua passada e o projetando para a próxima.

Active Foot Frame – Encalce

Outra exclusividade dos tênis Hoka, essa tecnologia faz com que seus pés fiquem dentro da entressola, e não por cima dela. O resultado disso é uma pisada naturalmente estabilizada, permitindo o máximo de conforto e sensação de encalce personalizado.

Sem a necessidade de placas estabilizadoras, o peso do calçado é reduzido drasticamente. Aumentando o conforto, suporte e flexibilidade, de forma que pés de qualquer pisada se adequem dentro dele.

J-Frame™ – Estabilidade

Uma plataforma adicionada no solado em formato de J, feita de materiais leves, flexíveis e macios. Esta placa garante que seus pés terão o suporte e aderência necessários para suas corridas. Além de é claro, adicionar estabilidade e conforto.

ProFly™ – Responsividade

É efeito mola que você quer nas suas corridas? Economizar sua energia durante corridas longas é essencial para conseguir terminar a maratona no melhor tempo possível. Isso é possível com a tecnologia ProFly de alta responsividade presente nos tênis Hoka One One.

ProFly é o nome dado a espuma de dupla densidade utilizada na entressola, uma mais macia no calcanhar e outra mais firme no antepé. Dessa forma, você irá aterrissar com mais conforto, mas será impulsionado mais rapidamente.

RMAT – Durabilidade e Firmeza

Nova tecnologia de amortecimento presentes nos tênis da Hoka, é mais durável, firme e resistente. As primeiras versões causaram grande surpresa nos corredores, visto que era mais rígida que a marshmallow.

O feedback foi ouvido e as novas versões estão mais macias, requerendo menos tempo para amaciar e adaptar a seu estilo de corrida. Pode-se dizer que é uma tecnologia em constante evolução.

Com maior durabilidade, a espuma R-MAT tem melhor aderência, já que combina borracha e espuma. Dessa forma, tem melhor tração e aderência em terrenos molhados do que solados com borrachas mais duras (AHAR da Asics por exemplo).

Benefícios:

  • Proteção para a sola dos pés, mais notado em trilhas ou em terrenos irregulares. Sendo o tênis ideal para corridas de qualquer distância e terrenos.
  • A maioria tem amortecimento macio, embora alguns modelos usam uma espuma mais firme (RMAT).
  • Por conta do drop baixo (3-5mm), quando comparado a tênis tradicionais a sensação é de estar correndo descalço, numa pista acolchoada. A sensação é única e impressionante.
  • Embora tenha aparência robusta, é incrivelmente leve. O Hoka Clifton por exemplo, pode ter seu peso comparado com tênis minimalistas. Porém, com muito mais conforto e amortecimento.
  • O solado é grosso, criando um efeito que projeta seu corpo para a frente. Respeitando a biomecânica da corrida e ajudando corredores a correr melhor, e por mais tempo.
  • Alguns corredores reportaram que depois de começarem a correr na rua com tênis Hoka, notaram menos fadiga muscular. Embora resultados podem variar, esse é um excelente benefício.
  • A durabilidade é outro ponto forte dos calçados Hoka. Embora sejam mais caros, tendem a durar mais que tênis tradicionais de corrida. Em média 1200km sem perder a capacidade de amortecimento e conforto.

Problemas e reclamações:

  • Seu solado espesso causa estresse nos tornozelos em superfícies desregulares. Não quer dizer que terá maiores chances de sofrer uma entorse durante sua corrida. Porém, pode causar desconforto se você corre bastante em trilhas e terrenos muito irregulares.
  • O estofamento extra dos Hokas com certeza aumenta o conforto e protege a sola dos pé. Porém, em algumas pessoas isso pode ser um problema, alguns estudos mostram que mais amortecimento causa maior estresse nas articulações.
  • Poderia ser mais flexível, devido ao solado ser mais denso, a flexibilidade fica um pouco comprometida. Fato este que só será sentido em corredores acostumados com tênis minimalistas (sem amortecimento).
  • O toebox (região onde ficam os dedos) e formato do Hoka é apertado para algumas pessoas. Isso pode causar bolhas caso você tenha pés largos.
  • Os cadarços que o acompanham alguns modelos são escorregadios, o que pode fazer que desamarrem com maior facilidade. Mas pode ser facilmente resolvido usando o cadarço de outro tênis.
  • Preço elevado, dificilmente irá encontrar um tênis da Hoka One One por menos de R$ 400. É fabricado nos Estados Unidos e importado para o Brasil.

Hoka One One Clifton 4 e 5

Hoka One One Clifton 4

Na foto: Hoka One One Clifton 4 Masculino

O tênis Hoka One One Clifton é o mais vendido da marca, e recebeu diversas premiações de revistas e sites especializados. Não poderia ficar em outra posição senão o primeiro lugar, caso queira experienciar a corrida com um legítimo Hoka, adquira o Clifton.

Significativamente mais leve, respirável, confortável, durável e responsivo, a linha Clifton é excelente para correr longas distancias. Por conta de sua construção, recomendamos para pessoas acima do peso que querem um tênis confortável e seguro para começar a correr.

Ele tem forma padrão e é recomendado para pisadas neutras, porém, mais estreito para acomodar e dar suporte aos pés. Dentro conta com Ortholite para melhor conforto e higiene (antimicróbica), além de estrutura curvada que dá suporte para o arco do pé.

Recomendamos o Clifton como a primeira opção para você que quer um tênis da marca. Ele tem tudo que um tênis performance oferece, agregando amortecimento com peso de tênis minimalista.

 

Hoka One One Clayton

Hoka One One Clayton

Na foto: Hoka Clayton 2 Masculino

Hoka Clayton é outra opção da marca para que busca leveza, conforto e durabilidade para suas corridas de longa distância. A nova versão resolve muitos dos problemas encontrados na anterior, principalmente a questão das bolhas nos dedos.

Agora ele adapta aos pés mais rapidamente e sem causar as temíveis bolhas, mas antes de coloca-lo para correr uma maratona, treine corridas mais curtas até ele se adequar ao seu estilo de corrida.

Embora precise de tempo para lacear e melhorar o conforto, vale a pena, já que ajusta ao formato dos seus pés. Com excelente absorção de impacto e responsividade, é o tênis preferido de muitos maratonistas.

Conta com cabedal respirável que adapta aos pés, permitindo que os mesmos fiquem sempre secos e frescos. Acolchoado internamente e com palmilha antibacteriana, previne surgimento de odores e humidade.

O Sistema de amarração da nova versão estão melhor, emborrachada ela mantém o tênis laceado por mais tempo. Essas características tornaram o modelo Clayton uma das opções para maratonistas de pisada neutra.

Recomendamos se quer leveza, conforto, responsividade e durabilidade. Você terá um ótimo tênis independente do terreno e condição climática, protegendo seus pés e dando o boost necessário para sua melhor corrida até agora.

 

Hoka One One Arahi

Hoka Arahi

Na foto: Hoka Arahi Feminino

A linha Arahi é feita para pronadores, interferindo com a biomecânica da corrida para reduzir a pronação. Com a entressola RMAT, tem estrutura mais firme na região do mediopé, intervindo de forma e agindo como um tênis de suporte/controle de movimento.

Outro diferencial do modelo Arahi está no uso da J-Frame, melhorando a aderência e estabilidade. Mas mais do que isso, é sabido que pronadores tendem a ter mais desgaste nas laterais dos tênis, diminuindo a vida útil. Com essa tecnologia, o tênis terá maior durabilidade e o desgaste será uniforme. Não mais precisando trocar de tênis porque um lado está mais desgastado do que o outro.

O cabedal sintético com impressões 3D é respirável e adapta ao formato dos pés, devido a isso, pode haver um pequeno período de laceamento. A língua acolchoada evita que ocorra escoriações e desconfortos.

Arahi oferece amortecimento estavel, sendo uma excelente opção se tens pisada pronada e quer participar de longas corridas e maratonas. O amortecimento máximo já conhecido, aliado a leveza, suporte, conforto e durabilidade, fazem do Hoka One One Arahi uma excelente opção.

Você encontra todas as tecnologias da marca nesse produto, surpreenda-se com a aderência e qualidade. Tem drop de 5mm e pesa apenas 215gr na numeração 40 masculina.

 

Hoka One One Bondi 6

Hoka Bondi 5

Na foto: Hoka Bondi 5 Feminino

Ótima absorção de impacto e leveza, o tênis Hoka One One Bondi é um dos mais procurados por corredores de pisada neutra. Embora tenha aparência robusta, é mais leve do que você imagina se levar em consideração seu tamanho e capacidade de amortecimento.

Um dos destaques desse modelo está na alta responsividade. Com depoimentos de diversos corredores mencionando o ótimo retorno de energia durante suas corridas. Eficiência que pode ser comprovada ao observar sua entressola gigante.

Outro ponto positivo desse tênis é para pessoas com problemas nas articulações, tendões ou musculares nas extremidades inferiores (fascite plantar). Muitos dos que sofrem com alguma dessas condições têm problemas em encontrar um calçado que ofereça alivio a esses desconfortos. E é o que conseguiram com o Bondi 6.

Seu cabedal em tecido mesh respirável mantem os pés em temperatura agradável, e leva pouco tempo para lacear e adaptar ao formato dos seus pés. Para uma pessoa que passa horas em pé, é uma ótima opção devido a sua construção mais adaptativa, permitindo que os dedos se movam livremente.

Recomendamos para pessoas que buscam um tênis com máximo amortecimento, responsividade e conforto. O material empregado é durável e de excelente qualidade, a entressola oferece uma corrida responsiva e absorve bem os impactos. Durável e com ótima aderência e terrenos irregulares e molhados. Sua forma é padrão, e o ponto negativo fica por não ser fácil encontrar para comprar no Brasil.

 

Hoka One One Cavu

Hoka Cavu Feminino

Na foto: Hoka One One Cavu

Lançamento da Hoka One One para 2018 no Brasil, o modelo Cavu é um dos tênis mais leves da marca para corredores com pisada neutra, pesando apenas 172gr. Tem design mais minimalista e foge das cores em degrade conhecido em outros modelos.

Conta com a tecnologia RMAT, que garante ótimo amortecimento de dupla densidade, absorvendo impactos e proporcionando maior retorno de energia na ponta dos pés. Esse é a entressola com maior durabilidade de absorção de impacto quando comparado com outros tênis.

É uma ótima opção visando custo benefício, já que tem preço mais baixo que os modelos mais conhecidos. E o melhor, segue o mesmo projeto de outros tênis da marca, acompanhando o movimento natural da biomecânica do corpo durante a corrida.

Seu cabedal é feito em Lycra Fit, um material sem costuras que envolve os pés para um encalce personalizado. Além disso, esse tecido é respirável e garante maior firmeza e estabilidade para os seus pés.

Recomendamos para treinos, provas, maratonas, corridas curtas e longas. Com amortecimento responsivo, materiais leves e duráveis não há erro.

 

Hoka One One Hupana

hoka hupana masculino

Na foto: Hoka Hupana Masculino

O tênis Hoka One One Hupana é bom para treinos de corrida, provas de velocidade, academia e uso no dia a dia. Como visto na foto acima, ele tem construção e projeto totalmente diferente dos outros da marca. Mas não se engane com o seu desenho simplista e casual, é um tênis de alta performance para treinos de velocidade e provas rápidas.

Seu cabedal é feito em tecido mesh respirável, que devido à ausência de costuras, oferece um encalce confortável e sem causar escoriações. Além disso, proporciona ótimo encalce, adaptando aos seus pés para uma sensação única de conforto.

O amortecimento fica por conta da tecnologia RMAT na entressola. Essa espuma é macia, mas ainda oferece firmeza necessária para estabilidade e controle. Outro ponto positivo está na responsividade fornecida por ela, proporcionando efeito mola durante sua corrida.

Com ótima aderência, o solado oferece excelente tração em variadas condições climáticas e do terreno. Junto com o RMAT faz com que o Hoka Hupana tenha excelente durabilidade, podendo ser utilizado por centenas de quilômetros sem desgaste prematuro. Têm 5mm de drop e pesa em torno de 236gr no modelo masculino de número 40.

Recomendamos para quem quer um tênis que possa usar no dia a dia. E que possa ser usado em provas de velocidade, corridas curtas e médias, treino de musculação e esteira.

 

Hoka One One Mach

Hoka Mach Feminino

Na foto: Hoka One One Mach Feminino

O Hoka One One Mach é outro lançamento da marca francesa para 2018, sendo um tênis bonito, e focado principalmente em performance e versatilidade. É recomendado para pisadas neutras e pesa apenas 178gr, peso que é baixíssimo para um tênis com sistema de absorção de impactos.

A tecnologia empregada na entressola é a RMAT com ProFly, oferecendo amortecimento, responsividade, leveza, tração e durabilidade. A combinação dessas tecnologias permite que você tenha pisada amortecida na região do calcanhar com propulsão e firmeza no antepé.

Cabedal é feito com Lycra Fit, o mesmo material mencionado acima e que oferece um encalce personalizado já no primeiro uso. Respirável e sem costuras, fará com que você tenha sensação de estar descalço e pisando em marshmallows.

Recomendamos para corredores que buscam um tênis leve, responsivo e com excelente absorção de impacto e durabilidade. Embora tenha preço elevado, faz parte dos tênis topo de linha da marca, com materiais premium empregados em sua construção.

O Hoka One One Mach é bom para corridas, caminhadas, uso no dia a dia, para quem passa várias horas em pé e tem problemas como inflamação da fascite, etc. E, graças a seu amortecimento firme, é ideal para obesos ou tem problemas com joelhos, coluna, etc. Por ser estreito, não recomendamos para quem tem joanetes, veja aqui os ideais.

 

Hoka One One Tracer 2

Hoka Tracer 2 Feminino

Na foto: Hoka Tracer 2 Feminino

Mulheres em busca de um tênis Hoka confortável para corridas e maratonas podem escolher pelo Hoka One One Tracer 2. Um tênis running de alta performance feito com materiais premium, com amortecimento e leveza esperada de um Hoka.

Esse modelo é difícil de ser encontrado a venda no Brasil, mas não poderíamos deixar de fora devido a ser um ótimo tênis. Essa linha runner da Hoka é a mais leve, oferecendo grande performance nas corridas, seja maratonas ou não.

O material sintético usado no cabedal é de boa qualidade e respirável, mantendo os pés seguros, secos e confortáveis. Devido a ser um material adaptativo, a sensação é de estar correndo de meias.

Já o amortecimento fica por conta da espuma PRO2LITE. Nome dado ao uso de espumas de dupla densidade para melhor conforto, amortecimento e responsividade. Para melhorar a durabilidade e tração em qualquer superfície, é utilizada a entressola com a tecnologia RMAT.

Recomendamos para quem gostou do design, cores e quer um tênis de alta performance em amortecimento. É leve, macio, confortável e tem um bom custo benefício. Porém, é difícil de ser encontrado em cores diferentes e numeração popular no país.

 

Hoka One One Vanquish

hoka vanquish

Na foto: Hoka Vanquish Feminino

O tênis Hoka One One Vanquish garante o nível ideal de amortecimento e suporte durante suas corridas. Oferecendo excelente performance em diferentes tipos de terrenos e condições climáticas. É o tênis mais caro da Hoka vendido, porém, devido a baixa procura é fácil encontra-lo em oferta.

A maioria dos corredores que compraram o Vanquish estão felizes com ele. Elogiaram bastante seu amortecimento, encalce perfeito nos pés, mantém os pés frescos e secos. E não é por menos, sua construção com tramas abertas em material sintético permite que ele se adeque a seus pés, e junto com o sistema de amarração, os mantem confortavelmente no lugar.

Essas linhas assimétricas que podem ser vistas na imagem acima, são o grande diferencial do Vanquish comparado aos outros da marca. Pois melhoram o fluxo de ar, além de permitir que os pés tenham espaço para se mover naturalmente (flexibilidade).

A geometria estilo arco do desenho meta-rocker ajuda nas passadas, aliviando a tensão nas articulações ao aterrissar, e aumentando a impulsão. Seguindo o movimento natural da corrida e biomecânica do corpo, é um projeto fenomenal que só está disponível nesse grau de excelência em alguns Hokas, como o Vanquish.

Seu solado é de ótima qualidade e oferece tração em diversos tipos de superfícies, secas ou molhadas. Com drop de 5mm e pisada neutra, é um pouco mais pesado, pesando 256gr na numeração 39 feminina.

Confira ofertas nas melhores e mais confiáveis lojas de tênis esportivos e veja se está disponível em sua numeração. É um tênis de excelente qualidade e durabilidade, e caso esteja em oferta, vale a pena comprar. Pois terá conforto correndo qualquer distancia, ou simplesmente usando ele durante o dia a dia.

 

Hoka One One Conquest

Hoka Conquest

Na foto: Hoka Conquest 3 Feminino

O Hoka One One Conquest foi feito para satisfazer as principais necessidades de corredores de performance. Criaram um calçado confortável, estável e eficiente tanto para treinos quando corridas de qualquer distância.

O desenho maximalista mostra que é um tênis que visa o conforto, sem abrir mão de criar um tênis leve. Para atingir esse objetivo utilizaram a durável entressola RMAT + ProFly, que combina amortecimento com responsividade.

Dessa forma, a absorção de impacto existe, porém, sem perder a estabilidade. Poderá correr com toda segurança, mesmo se tiver problemas nas articulações (joelhos, coluna). Afinal, ele absorve o impacto da aterrissagem, e a espuma mais firme no antepé aumenta a propulsão.

Com material em mesh respirável no cabedal, teus pés estarão sempre secos e em uma temperatura agradável. O mesmo ajusta-se a seus pés, dando sensação de um tênis com forma personalizada para você.

É em muitas maneiras similar ao Vanquish que mencionamos mais acima. A diferença entre o Conquest e o Vanquish, é que o primeiro é para corredores com pisadas pronadas. Mas tem o mesmo peso e drop do Vanquish, 256gr e 5mm.

Sendo assim, recomendamos o tênis Hoka One One Conquest para corredores com pronação. Especialmente os que buscam máxima performance e responsividade em suas corridas. Tem ótima aderência e tração em diversos tipos de superfícies e terrenos.

 

Conclusão da resenha:

Hoka One One Avaliação

Conclusão e comentários finais sobre os tênis Hoka. Na imagem acima, Hoka Cavu

Como podemos ver nesse breve review dos tênis Hoka One One, se trata de tênis performance premium. Sendo projetados para corredores de rua que procuram alta performance, mas sem perder amortecimento. Tem preço elevado, mas com custo justificado, visto que é feito com materiais duráveis e de qualidade.

Recomendamos os tênis Hoka One One para correr, caminhar e uso diário devido ao conforto. Achamos que vale a pena comprar se você tem planos de começar a participar de corridas de rua de qualquer distância (4km, 5km, 10km, 12km, 21km, 42km, etc.). Já que ele é ideal para corridas de rua.

Você encontra todos os modelos da Hoka One One masculinos e femininos – inclusive lançamentos – em oferta na Netshoes e Centauro. Aproveite a queima de estoque e adquira o melhor tênis da Hoka One One para a sua corrida! Com ele, poderá chegar mais rápido e finalmente aumentar seu pace e bater seus tempos!

Se não sabe qual tênis Hoka comprar, recomendamos o Hoka Clifton [veja ofertas] para pisada neutro/supinada e Hoka Arahi [veja ofertas] para pisadas pronadas. São tênis populares entre maratonistas e corredores profissionais, além de serem premiados por revistas e sites. Dessa forma não há como errar na escolha do seu próximo Hoka.

Esperamos que tenha gostado dessa avaliação dos tênis Hoka, deixe sua nota para esse guia de compra: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)

Caso tenha dúvidas sobre alguma tecnologia ou de outro tênis Hoka One One que não mencionamos aqui, pergunte nos comentários abaixo. Aos que já tem tênis da marca e querem dizer o que acham para ajudar outras pessoas em dúvida, fiquem à vontade!

Não deixe de conferir nosso guia com os melhores tênis para correr.

1

2

Referências:

https://en.wikipedia.org/
https://www.hokaoneone.com/
http://fellrnr.com/

Deixe uma resposta