tipos de tênis para corrida e qual escolher

Tênis de Corrida: Tipos e Como Escolher

Conheça os tipos e diferenças entre os tênis running, e descubra qual o melhor para você!

Como saber qual tênis de corrida escolher quando você entra em uma loja e existem centenas de opções? De tênis custando R$ 1300 (Mizuno Prophecy) até opções minimalistas para dar sensação de correr “descalço”.

A verdade é que não existe um tênis para corrida que seja perfeito para todos. Independente da marca, preço, pisada, drop, amortecimento, o melhor tênis de correr é o que combina com você.

Você aprenderá agora como escolher o tênis de corrida ideal para seu estilo de correr. Felizmente, a escolha certa tem mais a ver com o que você julga confortável, do que o preço do calçado.

É comum corredores iniciantes irem no tênis mais caro achando que é o melhor tênis de corrida do mundo. Porém, você precisa aprender a correr antes de começar a “voar”.

Principais Tipos e Diferenças entre Tênis para Correr

Com tantas opções diferentes a venda, qual escolher?

Não precisa entrar em desespero, nem escolher o tênis pela cor, preço ou desenho mais bonito. Uma vez que você conheça os tipos de tênis para corrida, fica mais fácil escolher o melhor para você.

Dentro da gama de tênis running, existem 4 categorias principais. Embora todos sejam tênis de correr, eles atendem pessoas com necessidades diferentes.

Tênis para Controle de Movimento e Estabilidade:

Asics Nimbus 19

Um exemplo de tênis com motion control e estabilidade é o Nimbus 19 da Asics.

São normalmente mais rígidos e pesados. Sua função é proteger e dar suporte durante a corrida. Para isso eles têm construção mais robusta e maior amortecimento do que outros da categoria running.

Eles são recomendados para pessoas com pés chatos (cavos e planos), ou indivíduos com sobrepeso/obesidade. Sendo também a melhor opção para pessoas que tem algum nível de pronação.

Já que os pés de quem tem over-pronação tendem a rolar para dentro, tênis desta categoria auxiliam os pés a manterem a estabilidade durante a passada. O que dá mais conforto e claro, estabilidade para o usuário.

Leia mais aqui sobre pronação e os tênis recomendados para controle de movimento.

Performance (Running):

Nike Air Zoom Pegasus 34

Na foto o Nike Air Zoom Pegasus 34

Se você já conhece a biomecânica do seu corpo e participa ativamente em corridas na pista ou de rua, os tênis dessa categoria irão te agradar.

Geralmente são leves (<300gr), estreitos e diferentes níveis de amortecimento e suporte. Bons exemplos de tênis performance seriam o Adidas Ultra Boost  Uncaged e o Nike Air Zoom Pegasus 34.

Tênis performance são recomendados para corredores intermediários a profissionais. Pois tem preço elevado e não vale a pena se você não tem prazer em correr.

Veja aqui os melhores tênis performance para correr em qualquer terreno.

Amortecimento/Neutro:

Asics Noosa FF Amortecimento

Na foto: Asics Noosa FF

Como o próprio nome sugere, estes são tênis neutros com diferentes níveis de amortecimento.

São recomendados para pessoas com pisada neutra ou com supinação e que não precisem de suporte para o arco dos pés.

Normalmente os modelos de tênis mais baratos e básicos estão nessa categoria, como por exemplo estes tênis da Kappa, Oxer e Olympikus.

Porém, existem modelos mais caros que se enquadram nesse tipo de tênis para corrida. Como é o caso do Nike Revolution 3 e o Asics Noosa.

Confira aqui a lista dos melhores tênis de amortecimento/neutros.

Tênis minimalistas:

NIKE FREE RN MOTION FLYKNIT 2017

Na foto: Nike Free RN Motion Flyknit 2017 Minimalista

Embora o nome possa confundir, não são básicos. Nesta categoria estão tênis levíssimos, alguns com baixo nível de suporte e amortecimento.

Foram criados para imitar a sensação de correr descalço, mas ainda assim protegendo os pés de forma mínima. São recomendados para corredores biomecanicamente eficientes que buscam resposta máxima de seu tênis.

Sendo assim, como escolher um tênis para corrida?

As fabricantes de tênis estão se afastando em produzir tênis rígidos. Alguns estudos¹ mostram que, embora tênis para corrida são importantes, não estão correlacionados a evitar lesões. Em outras palavras, você não precisa do tênis mais caro para correr melhor e evitar injúrias.

Sendo assim, se seu esporte favorito é corrida, não precisa de um tênis com suporte e estabilidade lateral. Visto que você não corre de um lado para o outro como acontece no basquete ou numa partida de tênis por exemplo.

Mas não se engane! De acordo com a Associação Americana de Podiatria, usar tênis específico para cada modalidade esportiva ainda é fundamental. Para a corrida (de rua, esteira, 5km, 10km, maratonas), escolha um em que você sinta seu calcanhar/tornozelo firme. Que tenha espaço suficiente na parte frontal para que os dedos possam se mover sem ficarem apertados demais.

Conclusão

Infelizmente para muitos, escolher o tênis ideal pode levar algumas tentativas. Através do erro e acerto, você irá aprender mais sobre o seu estilo, e o que precisa mais em um tênis. Porém, uma coisa todos runners concordam, conforto, encaixe nos pés e suporte são essenciais.

Desta forma, escolha primeiramente um calçado para corrida que lhe dê conforto. A partir daí, com os quilômetros que for correndo, irá perceber o que procurar no seu próximo par de tênis.

Após adquirir experiência, certamente encontrará o melhor tênis de corrida para você. Agora você sabe que preço alto nem sempre quer dizer que é o melhor para você. Sabendo isso, irá procurar comprar um tênis que seja confortável e encaixe direitinho em seus pés.

Lembre-se, o melhor tênis para corrida é aquele que você nem nota estar usando.

Referências: LifeHacker / Wikipedia (inglês)

Deixe uma resposta