Olympikus Challenger 3 Avaliação

Olympikus Challenger 3: Avaliação

O tênis Olympikus Challenger 3 é bom? Avaliamos esse lançamento da Olympikus e damos nossa opinião sincera sobre suas características, para quem é ideal, prós, contras e as melhores ofertas.

O Challenger 2 é um dos melhores tênis da Olympikus, principalmente para corredores iniciantes em busca de custo-benefício. Mas já estava difícil encontrar em estoque em numerações populares.

Recentemente lançaram o Challenger 3 com pequenas mudanças comparado ao antecessor, mas que podem fazer a diferença na hora de sua escolha. Em geral, os tênis de entrada da Olympikus têm grande similaridade entre eles, mudando mais a estética.

Afinal, essa nova versão continua sendo uma boa escolha? É o que verá a partir de agora em nossa avaliação. Caso esteja com pressa, confira nossa opinião com prós, contras e as melhores ofertas.

Conforto e cabedal

cabedal do Olympikus Challenger 3 visto por cima
Utiliza no cabedal o tecido Hypersox, um knit confortável que adapta aos pés.

O cabedal do Challenger 3 utiliza a tecnologia HyperSox, um tecido macio e flexível utilizado nos melhores tênis Olympikus. Ao calçar sentimos o conforto e excelente respirabilidade. É melhor que o usado no Challenger 2, que era mais áspero ao toque e esquentava nos pés.

Testamos na numeração padrão, pois, a forma é true-to-size, ou seja, basta pedir na sua numeração habitual que não terá problemas com tênis apertado. Pés mais largos serão acomodados pela espuma interna, enquanto mais finos ficarão mais livres.

A palmilha em EVA é fina e removível, assim como outros tênis de entrada da Olympikus. Poderia ter mais preenchimento, mas é espessa o suficiente para contribuir no conforto e manter os pés seguros no lugar durante o uso.

O sistema de amarração está melhor que no antecessor, com um cadarço achatado que não desamarra fácil e ajuste preciso. Conta com 6 ilhós com furo extra para corredores que gostam de deixar o tênis bem justo nos pés.

O bom acolchoamento na lingueta, protege o peito dos pés para que você faça uma amarração justa, sem machucar se tiver arco dos pés altos.

No colarinho há bom preenchimento de espuma, sendo mais flexível na parte superior (próximo ao tendão de Aquiles) e clipagem rígida na região do calcanhar. Isso faz com que não machuque o tendão enquanto mantém os calcanhares firmes no lugar.

Essa nova versão está um pouco mais larga no toebox, oferecendo maior espaço para os dedos moverem durante seu treino, corrida e caminhada. Até mesmo se tiver joanetes não sentirá restrições ou incômodos.

Sendo assim, o conforto do Olympikus Challenger 3 foi melhorado ante o antecessor. As mudanças feitas no cabedal deixaram um tênis mais leve, respirável e confortável de usar.

Amortecimento e entressola

Entressola visto por trás
A entressola EVASense é equilibrada entre estabilidade e maciez.

Houve mudança na tecnologia da entressola do Challenger 3, agora utiliza a espuma EVASENSE. Um composto EVA que proporciona amortecimento equilibrado entre maciez e estabilidade.

Estamos acostumados com tênis baratos que utilizam espumas com uma batida mais seca. Enquanto alguns preferem essa sensação minimalista que oferece mais estabilidade na passada, a maioria prefere maciez.

Essa estabilidade na espuma faz com que ele seja uma ótima opção para corridas de longa distância, inclusive maratonas. Além disso, é uma ótima escolha se quer um tênis coringa para uso diário, treinos na academia, caminhada.

Por essa entressola ser mais firme e ter drop de 6 mm, está mais rente ao chão, garantindo uma melhor estabilidade para treinar na academia. Porém, caso use muito peso em agachamentos livres, recomendamos que use tênis apropriados para deadlift.

Ao comparar o Challenger 3 com o Challenger 2, notamos que a sensação ao usar é praticamente a mesma. No início aparenta ser mais firme, mas ao usar mais e mais, você adapta a espuma e começa a gostar de correr com ele.

Em suma, a entressola do Challenger 3 apesar de ter outro nome, oferece uma sensação de corrida similar ao Challenger 2. Então se você já era fã da linha, vale a pena comprar a nova versão. Além disso, ele é uma excelente opção para quem não quer gastar muito.

Construção e durabilidade

Tênis visto por baixo com solado em borracha Gripper
A borracha gripper nas áreas de maior desgaste contribuem para aderência, tração e durabilidade.

A maioria das pessoas torce o nariz para experimentar tênis de fabricação nacional com medo da durabilidade. Nesse quesito a Olympikus tem melhorado bastante, embora ainda haja espaço para melhorias.

Ao tirar o Olympikus Challenger 3 da caixa, as primeiras impressões são de que a marca está investindo em mudar esse paradigma. Utiliza o tecido knit no cabedal, que lembra crochê, de boa qualidade, mas que requere cuidados.

Esse tecido fibroso, pode rasgar com atrito constante, até mesmo com unhas não aparadas. É claro que isso levará muito tempo, mas a maioria dos tênis tende a rasgar com o tempo, aqui não é diferente.

No solado há borracha GRIPPER está mais espessa, garantindo algumas centenas de quilômetros a mais na durabilidade. Além disso, há ranhuras que aumentam a tração e aderência em todos os pisos, até molhados.

Ao contrário do modelo anterior que tinha borracha em toda extensão da entressola, aqui reduziram para as áreas de maior contato com o solo. Isso fez com que ele ficasse um pouco mais flexível, mas compromete a durabilidade da espuma EVASENSE no mediopé.

Concluindo, após algumas dezenas de quilômetros percorridos, não notamos desgastes prematuros na borracha ou no solado. Então pode-se esperar que a sua durabilidade seja adequada para tênis nessa faixa de preço.

Opinião, Olympikus Challenger 3 é bom?

Olympikus Challenger 3 é bom
Afinal, vale a pena escolher esse tênis para seu uso?

Em nossa opinião, o Olympikus Challenger 3 é bom e continua valendo a pena para correr, caminhar e academia. Além de confortável e o amortecimento equilibrado, tem como ponto positivo o preço atrativo.

A sensação de corrida é similar a outros tênis de entrada, mas ainda achamos o Asics Excite 8 uma opção válida para quem quer mais maciez. Enquanto o Nike Revolution 6 e Downshifter 12 são para minimalistas que gostam de uma batida mais seca ao correr.

O Olympikus Challenger 3 fica entre esses tênis, oferecendo estabilidade, conforto e versatilidade. Dessa forma, você pode ter um tênis confortável para usar no dia a dia, sem precisar trocar para fazer suas caminhadas, academia ou corrida após o trabalho/estudo.

Sua forma tem tamanho padrão, então pode pedir na sua numeração que ele adaptará bem aos pés. Porém, se mora em climas mais quentes, o tecido knit (Hypersox) do cabedal pode esquentar um pouco nos pés em usos prolongados.

Confira abaixo algumas das ofertas que separamos nas melhores lojas para economizar na compra do seu Challenger 3. Além de economizar, você ajuda nosso site a trazer mais avaliações, agradecemos seu apoio!

Prós:

  • Custo-benefício
  • Confortável
  • Amortecimento
  • Espaço para os dedos no toebox
  • Versatilidade
  • Aderência e tração

Contras:

  • Poucas opções de cores
  • Contraforte duro no calcanhar
  • Cabedal enruga no começo da lingueta

Características:

Tênis Olympikus Challenger 3 masculino preto e branco
Características
  • Terreno: Asfalto, Esteira, concreto
  • Categoria: Amortecimento
  • Usos: Caminhada, Academia, Uso Casual e Corridas
  • Preço de lançamento: R$ 249,90
  • Tamanho da forma: Padrão (compre seu número)
  • Tipo de pisada: Neutra
  • Drop: 6 mm
  • Peso: 239g (feminino/35) – 316g (masculino/40)

Esperamos que essa avaliação do Olympikus Challenger 3 tenha lhe ajudado a decidir se vale a pena ou não. É uma linha que mantém sempre a mesma sensação de corrida, por isso, pode ser que novas versões sejam similares a esse modelo.