Esteja você em busca do melhor tênis leve para corrida, treinos de velocidade, ou apenas um tênis leve e confortável para caminhadas e uso durante o dia. Certamente haverá um tênis ideal para seu uso nessa lista.

Há atualmente dezenas ou até centenas de tênis de várias marcas conceituadas, como Nike, Adidas, Asics, Brooks, Saucony, Olympikus, Fila e a lista continua. Escolher o melhor tênis leve dentre cada uma não é tarefa fácil.

Pensando nisso, classificamos os melhores para corrida, tiros de velocidade, caminhada considerando o esporte desejado e peso.

Além disso, fizemos o dever de casa e adicionamos tênis leves bons e baratos também (os 2 últimos da lista).

Todavia, saiba que tênis de entrada geralmente usam espuma EVA na entressola. Embora sejam bons para caminhada, a responsividade tão necessária em corridas rápidas deixa muito a desejar.

Em nossa classificação colocamos primeiro os tênis para corridas e treinos intervalados, com materiais leves e quase minimalistas. Se você quer o máximo de resposta e velocidade para suas corridas, os primeiros tênis são suas melhores escolhas. Porém, são mais caros.

Entretanto, se você está começando agora a correr, pode ser desnecessário pagar mais caro em um tênis para corredores de elite como estes. Com isso, adicionamos opções para quem deseja apenas um tênis leve e confortável para uso diário, como é o caso do Olympikus Ultraleve.

Excluímos da lista tênis exclusivos (fora da realidade de muitos) ou que não são vendidos no Brasil. Destes, selecionamos de acordo com avaliações de corredores que usaram os tênis por mais de 200 km, considerando conforto, durabilidade, responsividade e preço.

Confira agora nossa seleção com os melhores tênis leves para correr, treinos intervalados e caminhadas. Todos pesando menos de 275g. O objetivo é que você os calce e nem os sinta nos pés, mas com a devida segurança e conforto.

1. Saucony Endorphin Speed

Saucony Endorphin Speed
Saucony Endorphin Speed é leve e versátil, bom para treinos intervalados e corridas rápidas.
Saucony é vendida exclusivamente na Netshoes.

O tênis Saucony Endorphin Speed é o desejo de muitos em busca de aumentar o ritmo e diminuir o tempo de suas corridas. Comparado ao Endorphin Pro, esse está focado em oferecer melhor custo-benefício para treinos e provas rápidas.

Utiliza em sua entressola uma placa de nylon, que em conjunto com a tecnologia de amortecimento PWRRUN PB, oferece ótimo desempenho tanto em tiros de velocidade quanto corridas de longa distância como maratonas.

Outro ponto positivo do modelo é o SPEEDROLL que estimula uma passada mais rápida. A sensação é de amortecimento e responsividade, tornando a corrida mais leve, dinâmica e muito prazerosa.

O cabedal é altamente respirável e leve, com encalce excelente que abraça os pés sem incomodar. Como ponto negativo temos a disponibilidade e o preço, se não encontrar em sua numeração, o Saucony Endorphin Pro é uma alternativa (mas é mais caro).

  • Peso estimado: 221g (masc.) | 192g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas Rápidas, Tiros e Provas de Velocidade (Intervalados)

2. Nike Air Zoom Tempo Next% FK

Nike Air Zoom Tempo Next%
Nike Air Zoom Tempo Next% é incrível para quem busca correr mais rápido e com leveza.

O tênis Nike Air Zoom Tempo Next FlyKnit (FK) foi projetado para ser usado em treinos, enquanto o luxuoso AlphaFly Next% em dias de prova. Alguns, o comparam com o Pegasus Turbo 2, porém, este é muito mais firme que ele.

Dessa forma, o Nike Tempo Next% FK é mais indicado para treinos intervalados e corridas rápidas até 20k. Por ser mais firme, não promove um bom pace para maratonas como o Turbo 2 ou o AlphaFly Next%.

O cabedal respirável e elástico em FlyKnit adapta bem aos pés, mas recomendamos comprar um número maior para maior conforto. É um tênis que fica bem justo nos pés ao calçar, mas passa boa sensação de segurança.

Um contra é a clipagem no contraforte voltada para o Aquiles, apesar de evitar que o tênis saia do pé, incomoda, então use uma meia de cano médio/alto.

Assim como no irmão mais caro, as 2 cápsulas Zoom Air no antepé são separadas da espuma ZoomX, o que diminui a perda de energia durante a passada. Ao correr com propulsão no antepé, há sensação do efeito mola, impulsionando para correr mais rápido.

Recomendamos o Nike Air Zoom Tempo Next % para corredores em busca de responsividade para corridas rápidas. Outro público que pode gostar desse modelo são corredores mais pesados, pois oferece bom amortecimento com ótimo retorno de energia.

  • Peso estimado: 252g (masc.) | 215g (fem.)
  • Recomendado para: Treinos e Corridas Rápidas e Tiros de Velocidade (intervalados)

3. New Balance FuelCell Rebel v2

New Balance FuelCell Rebel v2
New Balance FuelCell Rebel v2 é leve e responsivo, excelente para corridas de longa distância como maratonas.

Figurando dentre os tênis mais leves da New Balance para correr, o FuelCell Rebel v2 é uma alternativa ao RC Elite. Oferece alto nível de amortecimento para corridas de longas distâncias como maratonas.

Tem drop de 6 mm e não pesa nos pés, graças a espuma de baixa-densidade FuelCell. Não há placa de carbono para maior impulsão como no RC Elite, mas ainda é eficiente em oferecer retorno de energia para suas corridas de velocidade.

Seu cabedal tem menos materiais, mas não é insuficiente em oferecer suporte e conforto. A numeração padrão é justa, mas acomoda bem os pés, sem causar sensação que pode sair durante a corrida.

Pode ser uma boa ideia adquirir um número maior ao habitual, principalmente se for correr maratonas com ele.

Escolhemos o FuelCell Rebel invés do RC Elite pela versatilidade que ele oferece. Apesar de ser leve e sem placa, ele tem boa resposta se quiser aumentar seu pace durante a prova ou treino.

Concluindo, o New Balance FuelCell Rebel é perfeito para treinos diários com pace lento e/ou estável, tem boa responsividade e amortecimento equilibrado para você correr qualquer distância com bom retorno de energia.

  • Peso estimado: 210g (masc.) | 172g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas, treinos de longa distância e maratonas

4. Brooks Hyperion Tempo

Brooks Hyperion Tempo
Brooks Hyperion Tempo tem ótima responsividade. Brooks é vendido exclusivamente na Centauro.

Pouco conhecido no Brasil, o tênis Brooks Hyperion Tempo é bastante utilizado como tênis de treino para corridas de velocidade. Pesando por volta de 207g no modelo masculino, é sem dúvidas um tênis levíssimo com amortecimento moderado.

Um dos grandes trunfos desse modelo é a responsividade, que embora não tenha placa de fibra de carbono, a entressola DNA Flash é bastante responsiva. Por ser feita com nitrogênio infundido, oferece excelente resposta ao correr.

O cabedal oferece encalce personalizado, na numeração padrão, acomodando bem os pés sem causar desconforto. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o tênis nos pés, apenas em fazer a corrida mais rápida e quebrar seus recordes.

Apesar de absorver bem os impactos, a sensação é mais firme e responsiva, ideal para longas distâncias e tempo runs. O ponto negativo fica por conta do preço, mas em oferta poderá fazer um ótimo negócio se velocidade for sua meta. Se quer uma opção mais acessível, confira o Brooks Revel na Centauro.

  • Peso estimado: 207g (masc.) | 175g (fem.)
  • Recomendado para: Velocidade (treinos intervalados), distância e tempo runs

5. Asics Gel Nimbus 23 Lite

Asics Gel Nimbus 23 Lite
A linha Asics Gel Nimbus Lite é ideal para quem já gosta do Nimbus, mas quer leveza para treinos de velocidade e provas longas.

O tênis Asics Gel Nimbus 23 Lite e versões anteriores são ideais para fãs da linha Nimbus que buscam leveza. Ele apresenta o mesmo nível de conforto conhecido da linha Nimbus, mas com materiais mais leves e remoção da placa estabilizadora TRUSSTIC.

Com drop de 10 mm (masc.) e 13 mm (fem.), destaca por ter cabedal em mesh respirável e encalce bastante confortável. Pesa em torno de 274g no modelo masculino e 265g no feminino.

A entressola FlyteFoam usada no modelo é mais macia e responsiva, resultando numa corrida mais rápida e divertida. É similar a NB FuelCell já mencionada, mas com um pouco mais de amortecimento.

Dessa forma, recomendamos a linha Asics Gel Nimbus Lite para corredores que buscam um tênis mais leve, mas não renuncia ao conforto e responsividade. Ele agrada quase todos os corredores por ser leve, absorver bem os impactos e ainda oferece retorno de energia.

Infelizmente é um tênis relativamente caro (R$ 999) e difícil de encontrar em numerações populares. É esse o principal motivo que leva muitos a não o comprar. Todavia, não é o tênis mais caro desta lista.

  • Peso estimado: 275g (masc.) | 225g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas longa distância, treinos diários, tiros e tempo runs, caminhadas

6. Saucony Kinvara 12

Saucony Kinvara 12
Saucony Kinvara é tênis leve e arejado, e ainda pode economizar escolhendo versões anteriores (10 e 11). Saucony é vendida exclusivamente na Netshoes.

A linha Kinvara da Saucony é uma das mais bem sucedidas dentre os tênis minimalistas e com drop baixo (4 mm). Seu desenho foi refeito e compartilha apenas o nome com os modelos anteriores, todavia, a leveza e conforto continuam.

Não se sabe quando a nova iteração estará disponível no Brasil, mas você não perde em comprar o Kinvara 10 ou 11. De fato, economizará algumas centenas de reais e terá um tênis leve, confortável e relativamente responsivo e confiável para treinos e corridas diárias.

Seu cabedal é leve e bastante respirável, ao correr é possível sentir uma leve brisa nos pés. Tem forma em tamanho padrão com bom espaço no toebox, não dá sensação de que os pés (ou dedos) estejam encaixotados.

Enquanto a entressola Pwrrun (EVA + polímeros) absorve bem os impactos e retorna boa parte da energia, ótimo para manter o ritmo em provas longas e maratonas.

Recomendamos o Saucony Kinvara 12 (ou 10,11) se você quer um tênis leve para treinos e competições. É bastante versátil, oferecendo boa absorção de impacto, resposta e conforto para corredores de todos os níveis, inclusive para competidores.

  • Peso estimado: 212g (masc.) | 191g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas de longa distância, treinos diários, velocidade (intervalados), maratonas

7. Brooks Glycerin 19

Brooks Glycerin 19
Brooks Glycerin oferece ótimo amortecimento apesar do baixo peso. Brooks é vendido exclusivamente na Centauro.

O tênis Brooks Glycerin 19 sempre figura dentre os melhores tênis para correr em nosso site. É ideal para quem busca o máximo de amortecimento para treinos diários de corrida, longões e regenerativos.

Seu cabedal em tecido macio respirável é superconfortável, abraçando os pés sem incomodar, inclusive mais largos ou cavos (arcos altos). Com isso, torna-se uma opção para corredores com sobrepeso ou com problemas de joelho, coluna e queiram um tênis leve.

A nova versão oferece uma corrida ainda mais macia, resultando em passadas mais suaves sem perder a sensação que só um Glycerin oferece. É versátil, apesar de macio, não perde a estabilidade nem afunda nos pés.

Recomendamos o Brooks Glycerin 19 (ou 18) se você procura um tênis estável, confortável e com bom amortecimento. Não é o mais ágil da lista, mas oferece leveza e conforto para corridas de qualquer distância num pace tranquilo.

Agora, se quer um tênis Brooks leve e responsivo (efeito mola), a opção ideal é o Brooks Revel 4. Como pode conferir na Centauro, tem um preço mais baixo, não é tão confortável quanto o Glycerin, mas retorna mais energia e é mais leve ainda.

  • Peso estimado: 260g (masc.) | 230g (fem.)
  • Recomendado para: Longões, regenerativos e treinos diários

8. Fila Racer Silva

Fila Racer Silva
Fila Racer Silva é uma das surpresas positivas da marca para corredores de rua.

O Fila Racer Silva foi um dois tênis mais elogiados de 2020 pelo seu custo-benefício, leveza, conforto e qualidade. Independentemente se é um corredor iniciante ou profissional, o Racer Silva é leve e responsivo para melhorar seu ritmo.

Seu cabedal tem bom encalce no tamanho padrão, mas caso tenha pés largos pode ser uma boa ideia comprar um número maior. Macio e respirável, o problema dessa versão é a lingueta curta, que pode incomodar alguns.

A entressola absorve bem os impactos e retorna boa parte da energia durante a passada. É ideal para corridas de longas distâncias com um pace estável, mas é possível aumentar a velocidade sem sentir os pés ancorados.

Um dos diferenciais do modelo é o solado Ever-Grip, um composto de borracha que oferece melhor tração e aderência mesmo em pistas molhadas. Dessa forma, poderá correr com segurança independentemente do clima.

Recomendamos o tênis Fila Racer Silva caso esteja à procura de um tênis leve, bom e acessível para longões e treinos diários. Além disso, é adequado para correr longas distâncias e de velocidade pela ótima resposta da espuma.

Caso não encontre o Fila Racer Silva em sua numeração, o Fila KR5 (Kenya Racer) é um ótimo substituto para treinos de velocidade e intervalados. Confira cores e modelos disponíveis do KR5 na Netshoes ou Centauro.

  • Peso estimado: 260g (masc.) | 235g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas Longas, Curtas e Maratonas em Ritmo Constante ou Rápido, Treinos de Velocidade (Intervalados)

9. Asics Gel Excite 8

Asics Gel Excite 8
O Asics Gel Excite apresenta poucas mudanças nessa nova versão, mas é um tênis leve e barato.

O tênis Asics Gel Excite 8 é ideal para você que quer leveza sem gastar muito. Oferece bom nível de amortecimento, encalce e durabilidade, custando menos de R$ 300. Além disso, figura a entressola AmpliFoam + GEL.

Essa combinação de tecnologias faz com que haja absorção de impacto durante a corrida ou caminhada. Todavia, não é tão macio como outros modelos com espumas menos densas. Dessa forma, tem uma batida mais seca e pouca resposta.

O cabedal em tecido mesh respirável tem aparência simples, condizente com a faixa de preço que situa. O encalce é mais justo, recomendamos comprar um número maior, resolvendo isso, fica bastante confortável.

Recomendamos o tênis Asics Gel Excite 8 e versões anteriores se você quer leveza e conforto. Não é um tênis que irá surpreender durante as corridas, mas é bom e barato para iniciar suas atividades como corridas curtas, caminhadas e uso diário.

Um ponto positivo desse modelo é o fato de sua entressola ser firme o suficiente para oferecer estabilidade em treinos na academia. Sendo assim, é versátil tanto para correr quanto treinar, caminhar e usar casualmente.

  • Peso estimado: 255g (masc.) | 210g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas Curtas (até 10 km), Caminhadas e Uso Casual

10. Olympikus Ultraleve

Olympikus Ultraleve feminino
A linha Ultraleve da Olympikus tem opções que pesam desde 130g até 205g, masculino e feminino.

O tênis Olympikus Ultraleve entra nessa lista por ser o mais leve de todos, não necessariamente adequado para correr. Pesando menos de 150g, tem cabedal em tecido com tramas abertas que oferecem encalce confortável nos pés, sem esquentar.

Há diversas opções de pesos nessa linha, desde 130g a 205g, a diferença está principalmente nos materiais utilizados. Quanto mais leve, menos materiais são utilizados e mais simples é sua aparência.

Utiliza no cabedal um tecido batizado de HyperSox, que tem tramas abertas e permite bom fluxo de ar. Com isso, não esquenta nos pés nem incomoda apertando os pés ao calçar, por ser leve e flexível.

O nível de amortecimento é o esperado da espuma EVASense, básico. Ao correr a batida é relativamente seca, quase sem nenhum retorno de energia. Não é um ponto negativo, visto que o tênis custa menos de R$ 200, custando até menos que isso em promoções.

Recomendamos o Olympikus Ultraleve para você que quer um tênis leve, bom e barato. O melhor uso do modelo é para corridas curtas, caminhada, academia e uso casual ou trabalho. Entra em nossa lista como o tênis leve mais barato atualmente.

  • Peso estimado: 205g (masc.) | 130g (fem.)
  • Recomendado para: Corridas Curtas (até 5 km), Academia, Caminhadas e Uso Casual

Perguntas & Respostas Sobre Tênis Leves:

tênis leve para corridas e treinos intervalados
O Nike AirZoom Tempo Next Percent é um dos mais ágeis para correr treinos intervalados.

Qual o tênis mais leve?

O tênis mais leve em nossa lista pesa menos de 130g e é o Olympikus Ultraleve. Entretanto, há versões do calçado que pesa até 205g. Todavia, ele não é o melhor tênis leve para corridas de velocidade ou longas distâncias.

No caso, se quer o máximo de resposta (retorno de energia) para correr mais rápido, escolha um dos 3 primeiros tênis da lista, Saucony Endorphin, Nike Tempo Next% ou New Balance FuelCell Rebel.

Se quer custo-benefício, os classificados entre 4 e 7, como Saucony Kinvara, Fila Racer Silva (ou KR5), Asics Nimbus Lite ou os 3 finais se quer apenas um tênis leve sem ênfase em desempenho.

Por que escolher um tênis leve para correr?

Leveza é gosto pessoal, não é necessário para você correr. Há diversos tênis dos mais variados preços e pesos adequados para corrida. O motivo que leva muitos a escolherem tênis mais leves é para corridas de longas distâncias ou treinos intervalados de velocidade.

Afinal, ao percorrer dezenas de quilômetros durante uma prova, o tênis tende a pesar devido ao cansaço. Dessa forma, se você estiver correndo com tênis com muito amortecimento para treinos diários, como o Nike Vomero, Brooks Ghost, Nike ZoomX Invincible Run entre outros, poderá perder desempenho.

Em questão a velocidade, os tênis leves geralmente têm espumas mais responsivas, com ou sem placa de carbono. Assim, oferecem maior resposta durante corridas de velocidade, impulsionando o corredor para a próxima passada e economizando energia.

Por que leveza importa em corridas e treinos de velocidade?

Leveza importa em corridas de tiros e velocidades justamente por não te atrasar devido ao peso. Imagine correr 42 km com um tênis de quase 400g por mais de 2 horas? Ou até mesmo correr em velocidade com um bigorna nos pés?

Não é por menos que o tênis para maratonas do Eliud Kipchoge (Nike ZoomX VaporFly Next%2 OG) pesa menos de 190g. Além de usar entressola ZoomX que é leve e responsiva, ainda tem placa de fibra de carbono mais leve do mercado, uma obra de arte para corredores de elite.

Como escolho o tênis leve ideal?

Nem todo tênis leve é bom para correr, se fosse assim, a maioria dos tênis baratos que usam espumas de entrada entraria na lista. Você deve considerar principalmente as tecnologias de amortecimento presentes.

Em nossa classificação com os melhores tênis leve para corridas e tiros de velocidade, os 7 primeiros preenchem todos os requisitos. São eles, absorção de impacto estável, retorno de energia (responsividade), materiais leves e confortáveis.

Se você é iniciante nas corridas e ainda não desenvolveu uma personalidade de corredor (gostos e preferências), usar um tênis leve pode não ser ideal.

Conforme você participa de corridas, desenvolverá vontade por tênis mais leves e responsivos, ou mais confortáveis (pesados).

Pergunte-se qual será o uso principal do tênis, é para treinos e competição? Ou quer apenas leveza e conforto para rodagens numa boa? Quanto está disposto(a) a investir?

Há quem busque tênis para uso casual, trabalhar ou tênis bonitos para usar no dia a dia. Se for seu caso, desconsidere as 5 primeiras posições, pois são tênis para entusiastas e atletas de elite.

Entretanto, se quer correr com o máximo de desempenho longas ou curtas distâncias mais rápido, escolha dentre os 7 primeiros.

Esperamos que esse guia tenha ajudado a escolher o tênis leve ideal para seu esporte ou necessidade. Não deixe de conferir outras avaliações dos melhores tênis esportivos, onde encontrará mais modelos caso não tenha interessado por nenhum destes.