Nike Zoom Fly Avaliação

Nike Zoom Fly FlyKnit e SP: Avaliação

O Nike Zoom Fly é bom para ser seu próximo tênis de corrida de rua? Veja agora nessa avaliação!

A linha Nike Zoom Fly é uma das mais conhecidas em corredores amadores e profissionais. No início do ano de 2018 foi lançada uma versão exclusiva, ainda mais leve e responsiva, denominada Nike Zoom Fly SP. Todos eles disponível na versão feminina e masculina.

A principal diferença entre o modelo padrão Zoom Fly e a versão SP está no uso de uma placa de suporte em nylon na versão SP. Essa placa é mais resiliente, tornando o tênis mais durável para quem participa de provas mais longas, sem aumentar o peso.

Já conhecido entre os corredores que gostam de responsividade e leveza, o design do Zoom Fly usa uma espuma Lunarlon React. Que é bastante leve e responsiva, dando a sensação de leveza, absorção de impacto e “efeito mola”.

Há pontos positivos e negativos em comprar o Nike Zoom Fly [veja ofertas], iremos mencionar nessa avaliação e breve resenha, o que você pode esperar. Afinal, é um tênis com custo elevado para os padrões brasileiros, embora seja mais barato que os topo de linha.

A princípio, nós o recomendamos para quem quer correr na rua, sejam corridas leves, treinos ou maratonas. Mas leia o review e tire suas próprias conclusões de como esse calçado poderá te ajudar a correr mais longe e melhor.

Cabedal e conforto

cabedal
Na foto o cabedal do Zoom Fly FlyKnit, tecido macio, resistente, elástico e sem costura. Proporciona extremo conforto e encalce.

Conforme mencionado antes, existem duas versões que compartilham apenas o nome. No caso do Nike Zoom Fly FlyKnit, a diferença está no cabedal que usa tecido adaptável e flexível, calçando como uma meia.

Já na versão SP é utilizada um cabedal em tecido translucido. Com monofilamentos trançados e flexíveis que oferecem ótima respirabilidade e resistência.

O cabedal do Zoom Fly foi desenhado de forma sublime pelos engenheiros da Nike. Uma fina e macia camada de tecido é anexada ao mesh, dando a sensação de encalce. O conforto proporcionado por esse cabedal leve e respirável permite que você faça corridas de tempo, distância e recuperação.

Internamente a ausência de costuras e protuberâncias evitam escoriações e desconforto. A tecnologia de amarração FlyWire auxilia numa amarração mais segura e personalizada. Além disso, mantém os pés seguramente no lugar mesmo sem placa de suporte (no caso da versão regular).

O contraforte (região do colar do calcanhar) é bastante acolchoado, fornecendo excelente conforto e segurança. Dando suporte para movimento natural do calcanhar durante a sua corrida, sem ter a sensação que poderá sair dos pés acidentalmente.

A língua do tênis é fina e a princípio parece que incomodará, mas ela ajuda no sistema de amarração. Provendo uma amarração mais firme e protegendo os pés dos cadarços, embora seja possível sentir uma leve pressão caso goste de amarrar mais forte. Seus cadarços são achatados e firmes, não desamarram tão facilmente como os arredondados.

O tamanho da forma é padrão, porém, caso corra por muito tempo ou seus pés inchem, considere comprar meio número maior. Mas para quem corre por pouco tempo ou distância, a numeração normal é ideal.

Amortecimento

entressola e absorção de impactos
O amortecimento fica por conta da espuma React/Lunarlon. Absorve bem os impactos e proporciona ótima responsividade.

A tecnologia de amortecimento escolhida nesse tênis não é a mesma do VaporFly 4% ou Pegasus Turbo (ZoomX). Aqui é usada a espuma Lunarlon React (diferente do tênis Nike React). O ponto negativo dessa tecnologia está na sua durabilidade.

É comum aparecer rugas e dobras na entressola, o que não é atraente para alguns. Isso acontece devido a densidade da espuma ser mais baixa para fornecer melhor responsividade e absorção de impacto.

A placa de carbono adicionada para melhorar a transição amacia e torna mais prazerosa sua corrida. Porém, a rigidez dessa placa fará que apenas pessoas que aterrissem no calcanhar sintam a diferença. Para corredores que usam a ponta dos pés, pode não sentir tão macio assim.

Em velocidades maiores a plataforma até ajuda na passada, caso tenha pace de 4:00/km ou menos, poderá notar a diferença caso aterrisse no mediopé. Por isso, recomendamos para corredores amadores, e que aterrissam com o calcanhar.

Tirando esse pequeno problema para corredores profissionais, o Zoom Fly oferece excelente amortecimento. Motivando o corredor a cada passada para atingir maiores velocidades e diminuir seus tempos.

Com ótimo retorno de energia, principalmente durante a fase de propulsão, é ótimo para corridas de longa distância. Afinal, a responsividade ajuda a economizar energia do seu corpo, lhe dando mais folego para terminar a prova.

Durabilidade e tração

solado
A durabilidade desse tênis dependerá do seu uso e cuidados. As rugas que surgem após alguns quilômetros são apenas estético e não atrapalham o amortecimento.

Como mencionado anteriormente a entressola Lunarlon é mais macia. Portanto sofre com rugas após alguns quilômetros, principalmente em corredores mais pesados. Embora isso com o tempo pode sacrificar a absorção de impacto e responsividade, primeiramente é apenas estético.

A borracha de carbono que cobre a parte frontal do tênis e várias outras partes é bastante resistente. Porém, a região do mediopé fica totalmente exposta. Os padrões geométricos ajudam na tração e aderência ao solo, mesmo em condições desfavoráveis.

Não dá para dizer ao certo quantos km essa borracha durará, mas corredores com mais de 200km na conta não notaram qualquer desgaste na borracha. Porém, na região central onde a borracha está ausente, poderá notar alguns cortes, principalmente nas laterais da região dos calcanhares.

É um tênis bastante durável. Com cuidado certo (seguindo os cuidados do manual do usuário), você conseguirá percorrer bons quilômetros com ele. Caso o fato da entressola criar rugas após alguns quilômetros não te incomodar, é uma ótima compra.

Pontos Positivos:

  • Conforto e amortecimento
  • Leve e responsivo (Nike React)
  • Custo benefício
  • Design e construção
  • Cabedal respirável
  • Excelente encalce e forma padrão
  • Ótima tração e aderência em variados tipos de terrenos e condições (chuva, umidade)
  • Recomendado para corredores que aterrissam no calcanhar e mediopé
  • Sistema de amarração segura e eficiente
  • Sem costuras ou obstáculos internos que poderiam causar escoriações e bolhas
  • Estabilidade
  • Ótimo contraforte para tornozelos e calcanhares estáveis

Pontos Negativos:

  • Entressola enruga
  • Placa de fibra de carbono / nylon compromete a flexibilidade
  • Poucas opções de cores
  • Língua sem acolchoamento
  • Desgaste nas laterais onde não há borracha de carbono
  • Baixa disponibilidade da versão Nike Zoom Fly SP

Overview:

  • Terreno: Asfalto, Esteira, Pista
  • Categoria: Performance
  • Usos: Corrida
  • Preço sugerido: R$ 699 (veja ofertas)
  • Peso: 248g (masculino) 214g (feminino)
  • Drop: 10mm
  • Pisadas: Neutra
  • Amortecimento
  • Conforto
  • Durabilidade
  • Preço
4.4

Summary

Em nossa opinião a Nike quis abraçar uma gama de corredores, mas acabou construindo um tênis de nicho. Sim, o Zoom Fly não é para todos como é o Pegasus. Recomendamos para quem busca um tênis responsivo para treinos rápidos ou conforto para correr maratonas. Lembrando que se trata de um tênis que visa performance. Mesmo não sendo tão leve para enquadrar na categoria (pesa mais de 200gr) é estreito. Por isso, corredores com pés largos ou que incham durante a corrida, deve comprar ½ numeração acima do habitual. Já tem o Nike Fly? Dê sua nota abaixo:

Sending
User Review
4 (2 votes)

Essa avaliação do Zoom Fly te ajudou? Dê sua nota: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)

Leave a Reply