benefícios do crossfit tenisbook

Benefícios e Porque Praticar Crossfit?

Conheça os benefícios do Crossfit e veja porque deve-se usar tênis adequados para a prática!

A menos que esteja vivendo embaixo de uma pedra, você já deve ter ouvido falar sobre Crossfit. Ame-o, ou odeie, essa nova prática esportiva faz parte de diversas academias! É uma atividade que trabalha todo o corpo, aumentando a resistência e promove o emagrecimento.

Outro motivo que levou o Crossfit a se tornar tão popular, é o tempo de duração e intensidade. Enquanto a musculação você deve intercalar atividades aeróbicas para emagrecer, no Crossfit tem tudo isso ao mesmo tempo!

Sim, não é para todos, mas quem se matricula numa aula de Crossfit, muitas vezes não para! Se você deseja perder alguns quilos, ou quer melhorar sua resistência e saúde cardíaca, veja alguns dos principais benefícios do Crossfit!

1: Conveniência

Pessoas que gostam de malhar em casa, poderão encontrar no Crossfit uma maneira de manter a motivação que falta em treinos caseiros.

Além disso, existem diversas academias de Crossfit, e nelas você encontrara todo o equipamento que precisa para treinar. Mas, ao contrario de treinar em casa, haverá um profissional capacitado para guiar e montar o treino do dia. O que nos leva a outro benefício de fazer Crossfit, a dinâmica.

2: Não é entediante

Esses treinos, também conhecidos como WOD (workout of the day), são diferentes em cada seção de Crossfit. E eles irão te levar próximos do limite do seu corpo, o que leva seu corpo a ficar mais forte e resistente.

Algumas das principais queixas de quem faz academia, é a monotonia dos exercícios de musculação. Já que diariamente são treinados músculos diferentes, porém, os mesmos exercícios que já faz por ao menos 1 mês.

Sim, treinos de musculação devem ser trocados a cada 1 mês e 2 semanas. Mas não são todos os treinadores de academias que trocam os treinos nessa frequência. Se quer versatilidade e um novo desafio a cada treino, experimente o Crossfit.

3: Ajuda Corredores

Sabe-se que na corrida grande parte dos movimentos são lineares e envolve em grande parte as pernas. Isso pode causar uma desarmonia com o resto do corpo, que pode aumentar os riscos de lesões ao longo do tempo.

E, além disso, apenas correr pode fazer com que você chegue a limites de performance, conhecidos como “platôs”. Que são quando os músculos se acostumam com a carga/intensidade do seu treino.

Nesse caso em especial, a única forma de atravessar esse platô e manter seu nível atlético, é correndo mais quilômetros ou mais rápido.

Como o Crossfit é um exercício que envolve todo o corpo, ele fortalece da cabeça aos pés. O que te tornará um melhor corredor(a)!

4: Ajuda a Emagrecer Rápido

Em um estudo publicado em 2013 no Periódico de Força e Condicionamento [fonte] foi mostrado que Crossfit auxilia na composição corpórea. Isso quer dizer que pessoas que seguiram um programa Crossfit tendem a perder peso e ganhar músculos.

Há pessoas que desejam emagrecer e ganhar massa magra, porém, não querem fazer musculação e acham exercícios aeróbicos entediantes. Para essas, o Crossfit pode ser o programa perfeito, já que é desafiante e divertido!

5: Socialização e motivação

Pode-se dizer que os praticantes de Crossfit tendem a formar uma comunidade. Com isso, você irá conhecer pessoas novas e adotar estilo de vida saudáveis, além de manter a motivação.

Afinal, quando você superar os desafios do novo treino passado pelo instrutor, você irá sentir capaz de fazer qualquer coisa!

Além disso, existem treinos para todas as pessoas. Você poderá iniciar em uma aula de Crossfit independente do seu nível de aptidão física. E atletas experientes que já estiveram nessa fase, irão te dar dicas e ovacionar quando começar a bater seus recordes!

6: Treinos Funcionais

Os treinos de Crossfit tendem a trabalhar todo o corpo, isso significa que você irá notar que as tarefas diárias ficarão mais fáceis! Se você tem dificuldades em abrir potes de picles, mel, carregar sacolas de supermercado, irá notar que atividades rotineiras ficarão mais fáceis!

Como dito no inicio desse artigo, Crossfit te fará trabalhar seu corpo ao máximo que conseguir. Irá carregar itens estranhos, correr pequenas distancias, levantar pesos do chão, subir em cordas, etc.

Mais do que uma modalidade esportiva, é um treinamento para tarefas diárias. Apesar de ter sido formulada para treinar a polícia especial americana (SWAT).

7: Melhora a Saúde do Coração

Doenças cardíacas são as responsáveis pela maior parte das mortes no mundo. E, hoje, quem não gostaria de melhorar a saúde cardíaca? E como um treino de Crossfit dura em torno de 40 a 50 minutos, falta de tempo não é uma desculpa.

Em um estudo feito pelo Conselho de Exercício Americano (ACE), foi mostrado que a frequência cardíaca dos participantes de Crossfit fica elevado durante todo o treino. Uma frequência durante exercício entre 64% e 94% é ideal para aumentar sua resistência cardíaca.

Importância de um Tênis Ideal Para Crossfit

Crossfit é uma atividade bastante dinâmica, e exige bastante do seu corpo, e movimentos que não são lineares (como corridas). Por isso, um tênis deve ser tão dinâmico quanto para evitar lesões, principalmente musculoesqueléticas.

A rabdomiólise (ruptura muscular e sintoma de overtraining) é rara, mas uma das lesões que requerem cuidado. Acontece em atletas que não dão descanso para seu tecido muscular regenerar, e ele começa a dissolver. Respeite o período de descanso, 3 aulas de Crossfit na semana já é suficiente para ter os benefícios mencionados aqui.

Confira os melhores tênis para Crossfit aqui e não mais fique a mercê de lesões e riscos durante seu treino. É um investimento que pode prevenir maiores gastos com injurias (torções, rupturas, etc.).

Deixe uma resposta