Quer saber quais são os melhores tênis masculino para corrida atualmente? Selecionamos os melhores tênis das melhores marcas em 2020.

Há muitos tênis para corrida disponíveis no mercado brasileiro, escolher apenas 10 não foi uma tarefa fácil. De qualquer forma, separamos alguns modelos das melhores marcas para você escolher.

Consideramos na hora de selecionar os tênis a seguir as necessidade únicas dos corredores homens. Conforto e amortecimento para proteger as articulações, responsividade para dar aquele empurrão no final da prova e principalmente, confiabilidade e durabilidade.

Poderíamos escolher tênis para corrida baratos, mas como já temos uma matéria dedicada a tênis acessíveis, decidimos ir com os melhores, independentemente do preço. Caso queira barganhas, confira o artigo clicando no link.

Desnecessário dizer que esses tênis são ótimos tanto para corrida, quanto caminhada. Alguns são confortáveis e tem design e cores básicas, permitindo que você use para trabalhar.

Confira nossa matéria com os melhores tênis para trabalhar em pé, onde aprofundamos melhor nessa necessidade.

10. Olympikus Corre1

olympikus corre1 creme
Olympikus Corre1

O Olympikus Corre1 é em nossa opinião (e de vários corredores) o melhor tênis da Olympikus para correr. Ele equilibra o amortecimento com responsividade, proporcionando uma corrida leve e natural que impulsiona para a próximo passada.

Feita com cabedal que adapta aos pés (similar ao Knit de outras marcas), ele abraça os pés sem causar dores ou desconfortos. Por ser legitimamente brasileiro, esse tênis Olympikus tem forma mais larga, portanto, pode comprar na sua numeração normal sem preocupações.

Caso esteja em busca do tênis para correr masculino mais barato da lista, não precisa procurar outro modelo, esse é o mais barato que recomendamos aqui. Com preço de lançamento por volta de R$ 399,90, hoje você encontra em oferta mais barato na Netshoes ou Centauro.

9. Asics Gel Pulse 11

Asics Gel Pulse 11
Asics Gel Pulse 11

O Asics Gel Pulse 11 nos surpreendeu positivamente a respeito de custo benefício. Ele apresenta ótimo amortecimento com a combinação da espuma AmpliFoam + Asics Gel. Dessa forma, além de ser macio para caminhar e ao absorvem o impacto, ainda é responsivo.

Seu cabedal em tecido mesh respirável oferece ótimo encalce, abraçando os pés sem causar desconforto. A forma é padrão, mas por buscar um tênis para correr, recomendamos que compre um número acima do seu tênis casual masculino.

Por ser um tênis intermediário, você poderá utilizá-lo para seus treinos e provas de curta e longa distância. Essa flexibilidade aliado ao preço acessível (lançado por R$ 449,90), faz com que ele seja um tênis coringa para alternar com outros específicos.

8. Adidas Solar Glide Boost

adidas solar glide boost
adidas Solar Glide Boost

O Adidas Solar Glide é outro modelo que se destaca quando o assunto é conforto e responsividade. Utilizando na entressola a espuma Boost, presente nos melhores tênis adidas, a diferença está na menor quantidade (comparado ao topo de linha Ultra Boost).

De qualquer forma, localizada na região do calcanhar, fornecerá a você ótima absorção de impacto. A responsividade é menor que no Ultra Boost, mas não é insuficiente, auxiliando na fase de impulsão.

Essa característica da espuma Boost ajuda a economizar energia. Em consequência fazer você correr mais por mais tempo. Isso não seria possível sem conforto proporcionado pelo cabedal em tecido mesh tecnológico altamente respirável, afinal, tênis quente e apertado prejudica seu desempenho.

Resumindo, é sem dúvidas o melhor custo benefício da adidas para corridas, desde que você queira qualidade, conforto e amortecimento responsivo. A diferença entre esse modelo e o Ultra Boost, na prática, é bem pouco.

7. Mizuno Wave Sky 3

Mizuno Wave Sky 3 Preto
Mizuno Wave Sky 3

O Mizuno Wave Sky 3 entra na lista para corredores mais pesados, que precisam acima de tudo, amortecimento e estabilidade. Sua plataforma é mais larga e alta, faz com que seja um tênis mais pesado, pesando em torno de 323gr.

Dessa forma, é recomendado para corredores acima dos 75 kg, que precisam de mais amortecimento e conforto, e não desempenho. Não é tão responsivo quanto tênis com placa de carbono, ou com espuma com batida mais “seca”, mas ajuda a proteger e dá suporte para correr com segurança.

Faz parte dos tênis topo de linha da Mizuno, e na nossa opinião, é melhor para correr que modelos como Mizuno Wave Creation e Prophecy. Além disso, devido ao excelente conforto interno, encalce e por não esquentar nos pés, é um ótimo tênis para usar o dia todo.

6. Asics Kayano 27

asics gel kayano 27 masculino
Asics Gel Kayano 27

O Asics Gel Kayano 27 entra na lista como o melhor tênis masculino para corredores com pisada pronada. Até agora os modelos apresentados foram todos para pisada neutra, e caso precise de um tênis de suporte e estabilidade, nossa recomendação é o Kayano.

Seu cabedal conta com tecido em mesh tecnológico respirável, com tramas que permitem excelente fluxo de ar. Porém, não servem apenas para isso, eles adaptam ao formato do seu pé, e em conjunto com a espuma interna, fornece encalce personalizado sem precisar lacear.

Já a absorção de impacto está no lado macio e confortável da balança, protegendo suas articulações, mas principalmente os joelhos e coluna. Assim, poderá correr de forma natural com total suporte, amortecimento e estabilidade.

5. Asics Nimbus 22

Asics Nimbus 22
Asics Gel Nimbus 22

O Asics Gel Nimbus 22 ainda é o carro chefe da Asics, oferecendo o que há de melhor em tecnologias para sua corrida. Assim como o Kayano mencionado acima, ele apresenta as mesmas tecnologias de amortecimento, mas para pisada neutra ou levemente supinada.

A combinação da entressola FlyteFoam com aplicações de gel nas áreas do calcanhar e antepé o torna macio e responsivo. Alia-se a isso ranhuras feitas no solado, o modelo está mais flexível, permitindo uma corrida natural, sem restringir a movimentação dos pés (ou dedos).

Devido a toda essas inovações tecnológicas, é um tênis mais pesado, acima dos 300gr. Resultando em um bom tênis para corridas que não envolvam velocidade ou tempo. É ideal para correr longas distâncias ou longões.

Caso esteja pensando em correr sua primeira maratona por exemplo, terá total condições de correr com total conforto e segurança com o Nimbus 22. Recomendamos o Asics Gel Nimbus caso queira o melhor tênis da Asics para correr.

4. Nike Air Zoom Vomero 14

Nike Vomero 14
Nike Air Zoom Vomero 14

O Nike Air Zoom Vomero 14 é em nossa opinião o tênis mais confortável da Nike para correr. Com aparência robusta, internamente é macio e durante a corrida você sente que os seus pés estão envolvidos por algodão.

Seu cabedal tem tecido mesh respirável permite ótimo fluxo de ar internamente, enquanto a espuma adapta ao formato dos pés. O sistema de amarração é perfeito, aliado a lingueta acolchoada, permite amarrações firmes sem machucar o pé (bolhas ou escoriações).

O novo Vomero 14 utiliza para amortecimento a espuma React aliada ao Nike Air Zoom na região do calcanhar. Dessa forma, o amortecimento é macio e responsivo, essencial para muitos corredores experientes e que novatos irão adorar.

É outro modelo que recomendamos para corredores mais pesados ou com pés largos. Visto que apesar de estar bem mais leve que o Vomero 13, ele ainda pesa acima dos 310gr na maioria das numerações.

3. adidas Ultra Boost 20

adidas Ultra Boost
adidas Ultra Boost

O adidas Ultra Boost 20 entra na lista por oferecer atualmente o que há de melhor em tecnologia de amortecimento da marca. Foi construído para oferecer ótimo desempenho e conforto nas mais variadas modalidades de corridas, seja velocidade ou distância.

Há atualmente modelos melhores para velocistas, como o adidas SL20. Entretanto, o Ultra Boost 20 vence por ser mais versátil e adequado para você correr, caminhar ou passear nos domingos no shopping.

Seu cabedal é feito em tecido Knit, adapta aos pés como uma meia, oferecendo encalce personalizado. Entretanto, caso tenha arcos dos pés altos, poderá notar que aperta um pouco no peito dos pés no primeiro momento, depois laceia.

Recomendamos o adidas Ultra Boost 20 para corredores pesados ou com problemas no joelho, coluna ou ortopédicos. É um tênis de amortecimento, embora seja responsivo, a finalidade é oferecer o máximo de absorção de impacto e proteção em sua corrida.

2. Nike Air Zoom Pegasus 37

Nike Pegasus 37
Nike Air Zoom Pegasus 37

O Nike Air Zoom Pegasus 37 é o tênis masculino para correr ideal para a maioria, mas não está na primeira posição por não ser o melhor. De toda forma, é o campeão de vendas e a primeira opção de corredores iniciantes e experientes.

Assim como o Vomero, ele apresenta um cabedal em tecido mesh respirável, contudo nesse modelo é mais justo e leve. Tudo foi pensado para oferecer o máximo de desempenho, então cortes foram feitos para deixar o Pegasus 37 mais leve, e você mais rápido.

A combinação da unidade Air Zoom no antepé com espuma React fez com que ele deixasse de ser apenas um tênis de amortecimento. Comparado ao modelo anterior, a unidade Zoom é duas vezes maior, proporcionando ainda mais absorção de impacto e agilidade.

Caso esteja considerando escolher o melhor, e não precisa necessariamente de responsividade (resposta) e sim conforto e agilidade, não se arrependerá comprando o Pegasus.

Entretanto, por ser um tênis de desempenho, a forma é estreita, recomendamos comprar 1 número acima do seu calçado casual.

1. Nike Air Zoom Pegasus Turbo 2

nike air zoom pegasus turbo 2
Nike Air Zoom Pegasus Turbo 2

O Nike Air Zoom Pegasus Turbo 2 é atualmente o melhor tênis masculino para corridas. Escolhemos ele por apresentar todas as tecnologias que irão te ajudar a ir mais longe, o mais rápido possível.

Compartilhando a plataforma e tecnologias do Nike Pegasus 36, esse tem como diferencial uma combinação de espumas batizada de ZoomX e o cabedal em material sintético mais fino e leve, que oferece ótima respirabilidade e conforto aos pés (e dedos na biqueira).

Essa plataforma é mais leve que o Air Zoom, e muito mais responsiva, dando a sensação de “efeito mola” a cada passada. Embora o Pegasus Turbo 2 não tenha placa de carbono, é muito responsivo, ainda mais que o Pegasus 37 que também está na lista.

Recomendamos o Nike Air Zoom Pegasus Turbo 2 se você quer começar a correr na rua com o que há de melhor em tecnologia, conforto e responsividade.

É um modelo que você poderá facilmente utilizar tanto em treinos quanto provas, principalmente de longas distância como maratonas e meia maratonas.

Além disso, por ser um tênis leve e responsivo, será útil em treinos onde velocidade e leveza são importantes. Dessa forma, além de correr com conforto, terá todo potencial de melhorar seu tempo nos treinos e provas, com ritmo cada vez melhor.

Conclusão:

Esperamos que esse guia o tenha ajudado a escolher o melhor tênis para sua corrida de rua ou na esteira. Há tênis que são melhores que estes, mas por serem edições limitadas e reservados para atletas profissionais (corredores de elite), optamos por não os colocar nessa lista.

Podemos citar, por exemplo, o Nike Air Zoom VaporFly 4% e Next%, adidas SL20, Saucony Freedom ISO 2, etc. Em breve poderemos criar um guia com os tênis usados pela elite de corredores, se houver interesse suficiente de nossos leitores.

Agradecemos sua leitura, e caso tenha ajudado, aproveite para fazer seu pedido pelo nosso site. Além de economizar com ofertas exclusivas para nossos leitores, você ainda ajuda nosso site a trazer mais conteúdo sem gastar nada a mais por isso.

Leia também: Melhores Tênis Feminino para Corrida