nike joyride run avaliacao

Nike Joyride Run (Dual e FlyKnit): Review

Nessa avaliação dos tênis Nike Joyride Run analisamos as principais partes e tecnologias envolvidas na criação desse modelo. Dessa forma, saberá seus pontos fortes (e falhas) e se ele é bom e vale a pena para você.

Os modelos Dual Run e Run FlyKnit fazem parte da nova linha de tênis running da Nike, a Joyride. O topo de linha “Joyride Run FlyKnit” tem como diferencial o cabedal mais flexível, além de construção e acabamento premium (assim como o preço).

Ambos apresentam um novo sistema de amortecimento com “beads” que torna o seu design “divertido“. “Beads” são bolinhas de TPE na entressola que podem ser até 14% mais eficazes no amortecimento quando comparado às Nike Air Zoom e React.

Todavia, há controvérsias a respeito desse novo tênis da Nike, recebendo tanto elogios quanto críticas/reclamações.

Nessa resenha iremos abordar ambas visões e informar o que você precisa saber antes de escolher pelo modelo.

Conforto e encalce

nike joyride run flyknit no pé
Na foto: Joyride Run Flyknit – Imagem: LifeStyleSportsBlog

O Nike Joyride Dual Run é relativamente justo nos pés, com sensação de que a forma é menor que de outros da marca (assim como o Pegasus 36). Isso é por usar em seu cabedal tecido mesh respirável, mas menos flexível que o FlyKnit usado no Joyride Run.

Esse tecido oferece um encalce seguro, oferecendo ótimo suporte e evitando que os pés se movam dentro do tênis. O contraforte abraça o tornozelo, que pode causar desconforto e calos/bolhas em algumas pessoas com tendão de Aquiles mais sensível.

Em corridas durante o dia, você não sentirá os pés esquentando demais. A cada passo é possível sentir uma leve brisa entrando pelo cabedal do tênis, mantendo os pés secos e frescos.

O tamanho da forma é ideal para pessoas com pés normais. Todavia, corredores com pés mais largos poderão sofrer com bolhas e desconforto devido à forma estreita (aperta os dedos). A recomendação nesse caso é comprar um número acima do habitual.

Após o período de laceamento/adaptação, são bastante confortáveis. A lingueta tem boa quantidade de preenchimento e contribui para manter pequenas pedras e detritos de entrarem no tênis durante sua corrida ou caminhada.

Contribuindo para o conforto está a palmilha (não removível) que é macia e oferece bom suporte aos arcos dos pés. Para alguns, o fato de não ser removível é um ponto negativo, visto que dificulta a higienização.

Concluindo essa seção, podemos dizer que o Nike Joyride Run é confortável, menos para quem tem pés largos ou ‘gordinhos’. Entretanto, comprar um número acima pode amenizar o problema, oferecendo melhor conforto.

Amortecimento

bolinhas de TPE beads que compõe o amortecimento do tênis Joyride
Na imagem acima você pode ver onde estão localizadas as bolinhas de TPE. Elas promovem melhor amortecimento e responsividade.

A nova tecnologia Joyride de amortecimento usa bolinhas de TPE (Elastômetro Termoplástico) para absorção de impacto. Contribuem para o conforto e macies sentido durante a caminhada, e principalmente na sensação de leveza e responsividade durante a corrida.

Milhares de bolinhas atuam de forma independente dentro de cápsulas compartimentalizadas dentro da entressola (no calcanhar e mediopé). Por moverem de forma independente, a energia é dissipada e expandida em todas as direções.

O resultado é uma absorção de impacto até 14% melhor que outros tênis da família Air Zoom (Pegasus 36 e React FlyKnit 2). De acordo com a marca, o objetivo é dar a sensação de “pernas descansadas” e amenizar o impacto dos pés contra o terreno.

É claro que se houvessem apenas as bolinhas dentro dos compartimentos, não haveria bom nível de suporte e estabilidade. Por isso, há uma camada de espuma acima delas, com intuito de melhorar a estabilidade, sem comprometer o conforto.

Concluindo, podemos dizer que a tecnologia acomoda e adapta aos diferentes formatos de pés e necessidades de amortecimento. Corredores com pisada neutra irão encontrar nos modelos da família Joyride conforto, leveza, flexibilidade e versatilidade.

Materiais e durabilidade

joyride run laranja
Na foto: Joyride Run FlyKnit

O tênis Nike Joyride Run FlyKnit oferece design com melhor acabamento, a atenção aos detalhes e sensação premium acompanham o preço. Já o modelo Dual Run é mais modesto, com menos detalhes estéticos, mas entregando a mesma sensação de leveza e conforto.

Tanto o cabedal em FlyKnit da versão superior, quanto ao mesh flexível do Dual Run oferecem ótima resistência. Porém, por experiência própria, requer cuidados como qualquer outro. Com o tempo o tecido pode desfiar com o atrito em objetos e rasgar, principalmente os que correm descalço.

O amortecimento foi feito para durar, devido a ser uma tecnologia que adapta aos pés. Pode ser que após algumas centenas de quilômetros, quando estiver acostumado com o tênis, sinta que o amortecimento não é mais o mesmo. Afinal, todas espumas tendem a comprimir ao longo do uso, até os “beads”.

Entretanto, não há reclamações quanto a durabilidade e resistência dos tênis Nike Joyride, somente a respeito de ser mais estreito nos pés. Por isso, podemos dizer que é um tênis relativamente durável, e irá te acompanhar por várias centenas de quilômetros.

Nike Joyride Run FlyKnit ou Joyride Dual Run?

Nike Joyride Run Flyknit e Dual Run
Run Flyknit (esquerda) e Dual Run (direita)

Joyride Run (FlyKnit) e Joyride Dual Run lado a lado, até parecem que são tênis de categorias diferentes tamanhas as diferenças de materiais e design.

Entretanto, ambos apresentam a mesma tecnologia de amortecimento em toda entressola, com a mesma sensação de maciez e leveza. Além do preço, a principal diferença está no material do cabedal e nível de detalhes.

Se você liga para qualidade e quer um tênis que mostre ser premium nos pés, escolha pelo modelo Joyride Run FlyKnit. Porém, se quer custo benefício, o Dual Run é a escolha certa.

No final, ambos irão oferecer a você a mesma experiência na corrida e caminhada.

Nike Joyride Run ou Nike Pegasus?

São tênis para estilos diferentes, o Pegasus ainda é o coringa da corrida de rua, enquanto o Joyride ainda precisa passar por algumas gerações para ficar ideal. Atualmente, recomendaríamos o Nike Pegasus para suas corridas.

O Nike Joyride é uma boa escolha para corredores iniciantes, ou para treinos sem metas (tempo ou ritmo) e aquecimento. É divertido correr e caminhar com ele, mas para participar de provas é melhor escolher um calçado que já passou por todos os testes de fogo.

Vale a pena?

nike joyride dual run masculino preto
Na foto: Nike Joyride Dual Run

Em nossa opinião o Nike Joyride Run (Dual e FlyKnit) são tênis divertidos que aumentam o leque de opções para corredores brasileiros. A nova tecnologia de amortecimento Joyride é interessante, mas requere algum tempo para se acostumar.

Assim como foi no lançamento do Nike React, ou Adidas Ultra Boost, o Joyride é um tênis de nicho, atraente para pessoas que gostam de experimentar coisas novas. Corredores que buscam um tênis que ofereça sensações diferentes ao correr irão gostar do Joyride.

Após passar pela fase de adaptação (laceamento) e se acostumar com a “pisada” dessa tecnologia, você poderá se divertir nas corridas. Com isso em mente, vale a pena comprar o Nike Joyride, principalmente se você se identificou com o que falamos nessa resenha.

Esse amortecimento é diferente de qualquer outro disponível no mercado, tanto da Nike quanto concorrentes. Se está curiosa(o) em saber como é correr com ele, confira ambos modelos disponíveis em promoção e economize.

Características

  • Terreno: Asfalto, Pista, Esteira
  • Categoria: Amortecimento e leveza
  • Usos: Corrida, Academia, Caminhada e Dia-a-dia
  • Preço sugerido: R$ 599 (Dual Run) à R$ 799 (FlyKnit)
  • Peso aproximado: 323g (masculino) / 255g (feminino)
  • Drop: 8 mm (32mm calcanhar / 24mm antepé)
  • Tamanho da forma: Estreita
  • Pisadas: Neutra

Prós:

  • Amortecimento macio e responsivo
  • Leve e confortável
  • Design divertido com várias opções de cores
  • Tecido do cabedal respirável e não esquenta os pés
  • Ótima durabilidade
  • Suporte e estabilidade
  • Versátil
  • Sistema de amarração confiável
  • Bom suporte para o arco dos pés

Contras:

  • Preço elevado
  • Forma estreita (ruim para pés largos)
  • Lingueta atrapalha o encalce (versão Dual Run)
  • Palmilha não é removível
joyride flyknit jk
Na foto: Joyride JK
  • Amortecimento
  • Conforto
  • Durabilidade
  • Preço
4.3

Summary

Não se sabe se o Nike Joyride veio para ficar, após 10 anos de desenvolvimento, a tecnologia ficou pronta, falta aperfeiçoar. Há grandes chances de cair no gosto dos corredores mais aficionados eventualmente. Entretanto, pensamos que muitos continuarão optando pelos modelos tradicionais para suas provas.

Esperamos que essa breve avaliação dos tênis Nike Joyride Run FlyKnit e Dual Run tenha ajudado na sua escolha.

Não deixe de conferir outras avaliações de tênis, ou curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que acontece.