tênis all star velho

Como se Livrar do Chulé dos Pés e Sapatos

Quer saber o que fazer para acabar com o chulé em tênis, sandálias, chinelos e outros calçados? Descubra agora as várias maneiras que você pode se livrar desse terrível odor, gastando quase nada e em casa!

Há cerca de 250,000 glândulas sudoríparas em seus pés, mais do que em qualquer outro lugar do seu corpo [fonte]. Após um dia inteiro de meia, com tênis fechado, teus pés transpiraram o suficiente para bactérias fazerem a festa.

O odor característico não tem nada a ver com seu suor, que na maioria das vezes é inodoro. E sim, com os gases produzidos pelas bactérias e fungos em contato com esse suor. Embora alguns fatores como genética e alimentação (cebola, alho, etc.) podem interferir no cheiro.

Sprays, pomadas e talco podem ajudar contra a umidade e odor, mas ainda não tratam a causa do problema, as bactérias (tanto no tecido do calçado, quanto nos pés).

Para se livrar do mau cheiro de seus calçados de vez, deverá passar por duas etapas essenciais, a prevenção e a exterminação.

Somente a higienização não resolverá o problema se teus pés continuam uma caravana de microorganismos.

Lavar e cuidar dos pés não adiantará, se os seus tênis estiverem contaminados com os microrganismos que causam o chulé (Rosanis Damarisensis).

Agora já sabe mais sobre a causa do chulé, e, porque suas tentativas de eliminá-lo podem ter sido frustradas. Veja agora o que fazer para acabar com o chulé de seus calçados de vez!

Cuide dos seus pés:

pés de bebê com flor de camomila entre os dedos
O primeiro passo começa nos pés.

A primeira parte e mais importante, é cuidar de seus pés para que as bactérias ou fungos sejam eliminados.

Há diversas maneiras que pode fazer isso, começando pelo banho. Siga os seguintes passos, ou confira se já faz sua parte:

  1. Lave os pés diariamente (com bucha e sabão),
  2. Corte as unhas,
  3. Esfolie semanalmente com pedra-pomes e esfoliante,
  4. Use loção antibacteriana após o banho,
  5. Não calce tênis, sapatos ou chinelos com pés úmidos.

Se tiver pé de atleta, micose, frieira ou outros fungos, trate dessas condições quanto antes.

Não é o intuito desse artigo ensinar o que fazer nesses casos. Há diversas pomadas, cremes entre outros tratamentos farmacêuticos e caseiros que ajudam contra fungos nos pés.

Cuide de seus calçados:

coturno usado numa pedra com musgo
Segundo passo é eliminar as causas do mau cheiro nos calçados.

Usar o mesmo tênis todos os dias, sem tempo para secar o suor e umidade, faz com que seu calçado se torne uma barca de bactérias. Ter um segundo par de calçados, principalmente tênis de corrida, ajudam a remediar o problema.

Alguns tênis mais modernos vêm com palmilha antibacteriana, e leva mais tempo para apresentar mau cheiro. Isso é devido ao tratamento antibacteriano feito no material. Todavia, após um tempo sem cuidados adequados já mencionados, ela também começará a feder.

Em adição a ter mais tênis e fazer rodízio entre eles, você deve higienizá-los assim que chegar em casa.

Use lenços umedecidos, sprays, ou soluções caseiras para eliminar os agentes causadores do odor, antes que eles façam morada no seu calçado.

Lave as palmilhas sempre que possível, já que é a parte que mais receberá a umidade e suor dos pés (depois das meias).

Externamente, sujeira como terra, lama, entre outros detritos podem causar o mesmo efeito do suor, servir de alimento para bactérias que causam o mau odor. Além disso, podem entrar pelo tecido respirável dos tênis, e juntar com o suor, ficando ainda mais difícil limpar depois.

A maioria dos tênis e calçados podem ser limpos com detergente neutro e pano umedecido, mas consulte o manual do fabricante do seu tênis para instruções mais precisas e seguras.

Tome cuidado com escovas, produtos abrasivos e água em excesso, visto que podem danificar e diminuir a vida útil, ou aparência de seu calçado.

Cuide de suas meias:

bota com meias cinzas sujas
Terceiro passo é cuidar das suas meias.

Você cuida de suas meias? E se disséssemos que há pessoas que reutilizam as meias, você acreditaria? Espero que não seja uma delas, já que essa prática é uma das mais comuns que gera podobromidrose (chulé).

Independentemente do tempo que usou as meias (1 min ou 10 horas), elas já estão sujas. Os pés estão sempre transpirando, então mesmo que tenha usado apenas uma vez rapidamente, não reutilize.

Atualmente há meias que conseguem manter os pés frescos, elas agem absorvendo o suor em suas fibras, evitando até mesmo o excesso de umidade no tênis. Uma dessas é a Lupo Dry Fit, criada para atletas ou quem transpira muito os pés.

Usar tênis sem meia é receita para ter chulé, é por isso que sandálias, rasteirinhas, chinelos e outros calçados abertos pegam chulé mais facilmente. A meia funciona como intermediador, diminuindo a umidade, principalmente as de algodão.

Nesse caso, recomendamos que caso precise de usar calçado sem meia, que o higienize assim que retirar dos pés. Todos os exemplos citados devem ser limpos com lenços + antisséptico no final do dia, menos os de couro, já que o álcool pode danificar.

Produtos para acabar com o chulé!

Bicarbonato de sódio, óleos essenciais e prendedores de roupa, não sei para quê o último na imagem.
Bicarbonato de sódio, vinagre e óleos essenciais para acabar com o chulé em casa.

Agora que você já sabe o que fazer para evitar que seu problema com chulé piore, descubra o que fazer para livrar do chulé nos calçados afetados.

Há diversas receitas caseiras e produtos para chulé, como bicarbonato de sódio, frutas cítricas (casca de limão, laranja), vinagre, talcos, etc.

Se for um calçado que pode ser lavado com água (como a maioria dos tênis), faça isso. Olhe na etiqueta as instruções de lavagem para não danificar o tecido, costura ou cola.

Não seque na secadora, aproveite das propriedades antibacterianas dos raios UV e seque seu calçado no sol. Todavia, se for de couro ou veludo (suede), limite o período que ficam expostos ao sol (por volta de 6 horas).

Sem preguiça aqui! Remova os cadarços, palmilhas e coloque a lingueta para fora, permitindo maior incidência solar dentro do tênis.

Bicarbonato de sódio:

bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio

Após lavar seus calçados, use bicarbonato de sódio ou uma fórmula a base dele para eliminar qualquer vestígio de bactéria e odor que possam ter permanecido. Afinal, há áreas que podem continuar úmidas e com cheiro.

Há duas maneiras que você pode usar bicarbonato para eliminar odores nos tênis. A primeira é polvilhar seu calçado com ele, assim:

  • Pegue uma quantidade que acredite ser suficiente para entrar em contato com todas as partes internas de seu calçado,
  • Polvilhe diretamente dentro do calçado,
  • Agite para que o pó possa se espalhar uniformemente dentro dele,
  • Deixe assim por ao menos 24 horas em ambiente arejado e na sombra,
  • Passado o tempo, agite e retire o excesso de pó de dentro do tênis.

A segunda forma é fazer sachês (ou trouxinhas) de bicarbonato de sódio, com ou sem aromas. Essa maneira faz menos sujeira, e por permitir uso de óleos essenciais, pode dar um cheiro agradável ao seu calçado.

  • Faça trouxinhas usando pedaços de pano com bicarbonato dentro,
  • Feche com uma fita, ou laço
  • Se quiser, adicione algumas gotas óleos essenciais de lavanda, eucalipto ou outros aromas,
  • Coloque as trouxinhas dentro do seu tênis sempre que tirá-los dos pés,
  • Mantenha os sachês dentro dos calçados até quando for usá-los novamente.

Você pode usar meias limpas para isso também, bastando adicionar uma boa quantidade de bicarbonato dentro da meia. Feche com uma fita, ou faça um nó se a meia permitir, e as deixe dentro do seu tênis.

Bicarbonato de sódio é efeito para remover odores devido a suas propriedades capazes de neutralizar pH ácidos. Seja através de contato direto, ou proximidade, por isso é eficaz em remover o odor e umidade de calçados.

Sprays e talcos:

talco em pó branco
Talco são mais populares por serem mais baratos.

O problema de mau cheiro em tênis e calçados é tão comum, que há diversos produtos criados especificamente para combatê-lo. No Brasil, há diversas marcas e você com certeza já conhece as mais populares.

Usar talco para bebês é uma das maneiras de eliminar a umidade, e adicionar uma fragrância suave. Mas, sem os cuidados de prevenção que mencionamos, a mistura do suor com o talco pode piorar o problema.

Desodorantes aerossóis (spray) e em pó são mais apropriados, embora o último deixa resíduos dentro do tênis. Todavia, são antissépticos e sutilmente perfumados.

Spray de Vinagre:

Vinagre Branco
Vinagre Branco

Esse spray caseiro com vinagre é outra opção barata para se livrar do chulé. É especialmente eficaz em calçados de couro ou suede (camurça), já que estes não podem ser lavados na máquina de lavar, nem ficar muito tempo ao sol.

Misture ½ copo de água com ½ de vinagre branco e 5 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) em um frasco, e adicione no reservatório de um borrifador (spray).

Você pode usar tanto frascos usados e higienizados de produtos de limpeza (como limpa vidros), ou comprar um novo.

O óleo essencial é opcional, mas ajuda a combater bactérias e fungos graças a sua propriedade antisséptica. Além disso, ajuda no combate de micoses de unha, pé-de-atleta, dermatite, herpes, picadas de insetos, etc.

Borrife dentro dos calçados problemáticos quando quiser eliminar o odor, voltando a calçá-los logo em seguida. Ou, como prevenção sempre que tirar os calçados após o uso.

Cascas de Limão, laranja e frutas cítricas:

Cascas de frutas cítricas é uma solução efetiva caso seu problema seja apenas o mau cheiro. Elas funcionam como óleos essenciais, uma vez dentro do calçado, elas irão exalar fragrância que pode neutralizar o odor.

Basta uma casca ou duas dentro de cada tênis para resolver o problema. Todavia, após usar o calçado novamente, irá transpirar e gerar novo problema com o odor. Por isso, não é um método caseiro tão eficaz contra o chulé.

Freezer/Congelador:

Congele as bactérias causadoras do mau cheiro! Mas antes de matar seu cônjuge/pais/colegas de quarto de nojo (ou infecção alimentar), coloque-os em um saco plástico hermético (zip lock) antes de colocá-los no freezer. O que você não quer é um tênis sujo junto com seus alimentos.

Importante! Confira o tamanho do pacote e do seu calçado antes de comprar. Afinal, a maioria desses sacos herméticos foram feitos para alimentos, não para tênis.

Sachês de Chá Preto:

sachês de chá-preto
Sachês de chá preto.

Chá-preto contém taninos, excelente para matar bactérias que multiplicaram durante vários meses na umidade e escuridão do seu calçado.

  • Coloque o sachê do chá em água fervente por 2 a 3 minutos,
  • Remova o sachê e deixe esfriar,
  • Coloque dentro do seu tênis por uma hora,
  • Remova o sachê de dentro do tênis e seque o excesso de água com um papel absorvente (guardanapo, papel toalha).

Creme antitranspirante:

Outra solução é a mesma para quem transpira muito, o uso de um talco ou creme antitranspirante. Um dos mais eficazes e recomendados para os pés é o Antiperspirante Pink da Granado.

Basta passar nos pés e entre os dedos sempre após o banho, ou quando lavar e secar os pés. Ele combate a transpiração excessiva, e ainda tem efeito antisséptico.

Só não esqueça de aplicar em todo solado, entre os dedos, parte superior dos pés, e só depois calçar a meia. A vantagem desse método é que não resseca, é fácil de aplicar e tem perfume agradável.

Importante! Lave e desinfete os seus tênis com chulé antes de iniciar usar esse método para maiores chances de sucesso.

Já tentei tudo e o chulé não sumiu, e agora?

Tênis all-star azul calçado sem meia, provalmente com chulé
Nada resolveu seu problema? Então está na hora de dar adeus!

Há muitas maneiras caseiras e tratamentos para acabar com o odor em calçados. Nessa matéria cobrimos as mais populares e eficazes.

Se você já tentou todas as maneiras que citamos acima e ainda assim seu calçado está com chulé, talvez seja hora de um novo par.

Uma consulta com um médico dermatologista pode ajudar, obtendo maiores esclarecimentos sobre o seu caso em especial.

Visite nossa seção e descubra os melhores tênis baratos para corrida, caminhada, treinos de musculação e para trabalho.

Conclusão:

Agora você já sabe como prevenir e eliminar o odor no seu tênis. Com isso, poderá aplicar tudo que aprendeu em seus novos calçados, diminuindo as chances de passar vergonha no futuro.

Esperamos que esse artigo de como acabar com o chulé dos pés e tênis tenha lhe ajudado. Não deixe de curtir nossa página no Facebook, onde postamos dicas e guias para você que ama calçados.

Referências:

Imagens: https://pixabay.com